Freio do carro: tipos, cuidados necessários e manutenção

Mecânico fazendo manutenção em freio do carro

Quando falamos em segurança na estrada, a primeira coisa que vem na cabeça é o freio do carro. Afinal, o mecanismo é fundamental para evitar qualquer tipo de acidente. Mas, você sabe como funciona o sistema de freios?

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal, 12 mil acidentes de trânsito aconteceram entre 2017 e 2019 no Brasil devido a falhas mecânicas nos veículos envolvidos.

Entre os defeitos mais recorrentes, está o freio do carro. O conjunto é determinante para manter o controle do automóvel enquanto dirige. Um simples erro de operação já coloca a integridade de todos em risco.

Entretanto, ainda poucos condutores entendem exatamente como funciona o mecanismo. Ou seja, não fazem ideia das peças que compõem o freio do carro, se há tipos diferentes do sistema ou quais são os cuidados necessários, por exemplo. 

Por isso, explicaremos mais abaixo tudo o que envolve o freio automotivo. Desse modo, você pode mantê-lo nas condições ideais e proteger todos na estrada de eventuais acidentes provocados por algum defeito.

Como funciona o freio do carro?

Tráfego de carros congestionado em grande cidade

De fato, nada é tão importante à segurança do veículo quanto o sistema de frenagem. O mecanismo é o responsável por desacelerar o carro até pará-lo completamente quando acionado.

Sendo assim, o condutor consegue manter total controle sobre a velocidade e direção do automóvel. Uma vez que, reage com rapidez diante das condições de trânsito, estradas e obstáculos que encontra durante o trajeto.

Para cumprir o papel eficientemente, o freio do carro combina uma série de peças com funções específicas em um mesmo sistema. Entre os quais, destacamos os seguintes:

  • pedal;
  • cilindro mestre;
  • fluido;
  • linha
  • servo-freio;
  • pinças;
  • pastilhas;
  • cilindro de roda;
  • sapatas de freio.

Após você ativar o pedal, o cilindro mestre gera uma pressão hidráulica que faz o fluido ser deslocado nas linhas do freio. Então, o fluido pressurizado é conduzido até os freios em cada roda do veículo.

As etapas seguintes, porém, dependem do tipo de freio do carro. Cada opção desacelera e para o automóvel de modos ligeiramente diferentes. Inclusive, as peças usadas no processo também mudam.

Principais tipos de freio de carro

Existem vários tipos de freio do carro disponíveis no mercado. Todos possuem características e aplicações únicas para oferecer um sistema de frenagem eficiente. Listamos abaixo as principais opções!

Freio a disco

Freio a disco é o tipo mais popular em carros comuns vendidos no território nacional. Ele usa pinças e pastilhas no processo de frenagem do veículo, isto é, para gerar o atrito necessário na redução de velocidade das rodas.

Quando o fluido pressurizado começa a ser conduzido até os freios das rodas, as pastilhas são forçadas contra cada disco. O calor produzido desacelera eficazmente o automóvel até pará-lo por completo.

Na maioria das vezes, o freio a disco é usado apenas nas rodas dianteiras. Isso porque, são capazes de suportar uma grande carga de frenagem. No entanto, alguns modelos usam o sistema em todas as 4 rodas do veículo.

Freio a tambor

Por sua vez, freios a tambor são um tipo comumente encontrado nas rodas traseiras dos carros. Uma vez que, não mostram tanta resistência à carga do processo de frenagem.

O conjunto trabalha com cilindros de roda, sapatas e tambores. Funciona assim: o fluido pressurizado faz as sapatas de freio entrarem em atrito com o motor. Com isso, as rodas perdem velocidade até parar o veículo totalmente.

A grande vantagem do freio a tambor é que são mais baratos. Contudo, o sistema superaquece mais facilmente em comparação a freios a disco. Dessa forma, evita-se usá-lo nas rodas dianteiras do automóvel.

Freio a ar

Já um freio de ar ou pneumático é o tipo mais comum de se ver em veículos de carga pesada, a exemplo de caminhões e ônibus. Neste caso, o sistema de frenagem funciona com ar comprimido.

Depois que o condutor pisa no freio, o ar comprimido é enviado para o cilindro em cada roda. Então, força as sapatas contra o tambor (ou pastilhas contra o disco) para diminuir sua velocidade.

O processo causa uma frenagem bastante rigorosa. Mesmo em períodos estendidos, o conjunto de freio de ar não perde desempenho. Assim, é realmente apropriado para veículos de grande porte.

Quais são os cuidados necessários de ter com o freio do carro?

Homem dirigindo com atenção ao freio do carro por estar próximo de outro veículo

As peças do freio do carro demanda alguns cuidados por parte dos condutores para continuar funcionando adequadamente. São práticas preventivas que impedem que falhas graves aconteçam no sistema.

No tipo mais popular de freio, isto é, o freio a disco, você deve ter precauções quanto ao conjunto de frenagem do veículo para dirigir com segurança e tranquilidade. Entre as quais, estão:

Troque as pastilhas

As pastilhas são componentes demasiadamente exigidos no processo de frenagem do automóvel. Por isso, devem ser trocadas com frequência, pois perdem aderência e precisão com o tempo.

O ideal é que, você substitua as peças quando sua espessura estiver menor do que 2 milímetros. É um forte indicativo que você precisa trocá-las por novas o quanto antes.

Faça a revisão dos discos

Além das pastilhas, o disco em si deve ser revisado periodicamente. Afinal, ambos trabalham em conjunto para desacelerar as rodas e parar o carro. Ou seja, são forçados um contra o outro.

Naturalmente, os discos também se desgastam ao longo do tempo. Assim, você deve trocá-los quando perceber que estão com a superfície ondulada ou trincada, por exemplo.

Verifique o fluido

O fluido também tem que ser revisado constantemente. Você deve manter o líquido hidráulico em níveis ideais e condições adequadas, pois ajuda a transferir a força da frenagem às rodas com eficiência.

Geralmente, condutores substituem o fluido a cada dois anos. Porém, o momento ideal de trocá-lo pode variar entre os modelos. A informação mais precisa está no manual do proprietário do veículo.

Direção defensiva

A direção defensiva é fundamental para preservar o freio do carro. Sobretudo, porque impede que as peças tenham desgaste prematuro e comprometam o funcionamento do sistema.

Dessa maneira, mantenha uma distância segura dos veículos à frente, antecipe situações de tráfego e evite frenagens bruscas. Com isso, você prolonga a vida útil do conjunto.

Quando o freio do carro precisa de manutenção?

Acidente entre dois carros provocado por defeito no freio

Sem dúvidas, o desgaste do freio do carro é inevitável. Só que, por sorte, o veículo dá alertas claros sobre quando é a hora de trocar uma ou mais peças do sistema, incluindo:

  • trepidação no pedal;
  • ruídos;
  • pedal duro ou frouxo demais;
  • desequilíbrio enquanto freia.

Percebeu algum dos sinais? Vá até uma oficina mecânica de confiança o mais rápido possível. Caso contrário, o desgaste dos componentes de frenagem será cada vez mais crítico. O que pode gerar problemas, como:

  • custos elevados de reparo;
  • danos à suspensão (ex: amortecedores, molas e barra estabilizadora);
  • danos a transmissão (ex: embreagem, câmbio, diferencial);
  • consumo ineficiente de combustível.

Nesse sentido, as chances de acidentes acontecerem é quase certa. O item de segurança mais importante do veículo pode apresentar falhas a qualquer momento. Assim como, outros mecanismos não vão ter o mesmo desempenho.

De qualquer forma, o recomendado é que você realize manutenções preventivas no automóvel de tempos em tempos. É a melhor forma de antecipar maiores preocupações freio do carro.

O ponto é: cuidar do sistema de frenagem do automóvel é uma questão de responsabilidade. Quando você não dá a devida atenção para o conjunto, o bem-estar dos ocupantes e todos na estrada estão em risco.

Conclusão

Em resumo, o freio do carro é indispensável para dirigir com segurança. O sistema é o que possibilita reações rápidas a diferentes situações na estrada durante a condução.

Porém, é preciso mantê-lo nas condições ideais. Ou seja, você deve ter cuidados específicos com o mecanismo para fazê-lo continuar funcionando corretamente, a exemplo de:

  • trocar pastilhas;
  • revisar discos;
  • verificar fluido;
  • cultivar hábitos de condução defensivos. 

São práticas necessárias para evitar desgaste excessivo e falhas no uso do freio do automóvel. Inclusive, até mesmo outras partes do veículo podem ser prejudicadas quando não há esses cuidados, como suspensão e transmissão.

Então, faça o que for preciso para conservar o sistema de frenagem do seu carro em perfeitas condições. É determinante para evitar acidentes e manter todos protegidos na estrada.

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