
Poucos condutores se lembram ou dão a devida atenção para o freio de mão. Só que, o item tem um papel importante para manter o carro seguro e longe de problemas de performance.
Resumidamente, o sistema de frenagem trabalha especificamente para deixar o veículo imóvel quando está estacionado em algum lugar. Seja em linha reta, subidas ou descidas.
O mecanismo pressiona o conjunto de freio comum contra as rodas traseiras do automóvel. Com isso, consegue fazê-lo permanecer inteiramente parado no lugar onde você o colocou.
No entanto, vários condutores não usam o freio de mão da forma correta. Assim, desgastam o sistema desnecessariamente e geram problemas de performance gerais. Para piorar, correm o risco de até mesmo provocar acidentes na estrada.
Ou seja, não fazem ideia de como funciona exatamente o item de segurança ou quais são as boas práticas que devem seguir na condução do carro para evitar dores de cabeça. Saiba mais!
Para que o freio de mão serve? Como funciona?

Freio de mão ou freio de estacionamento é o responsável por travar o carro no mesmo lugar enquanto não está em movimento. Ainda que for empurrado ou estiver em uma ladeira, o veículo não se move nem por um centímetro.
Ele usa cabos de aço para gerar e transmitir força para o conjunto de freio comum. Então, cria atrito com as rodas traseiras e mantém o automóvel totalmente parado.
Dessa forma, o freio de mão é um item de segurança indispensável. Ele impede que o carro saia do lugar e provoque colisões ou acidentes no local após ser estacionado.
Geralmente, o sistema está próximo das funções centrais do veículo, mais precisamente entre os bancos dianteiros. Sendo possível acioná-lo com uma alavanca.
Quando você puxa o freio para cima, interrompe o funcionamento das rodas traseiras imediatamente. Agora, se você colocá-los para baixo, libera as duas rodas para voltar a operar como antes.
Parece simples, não é? Contudo, grande parte dos condutores cometem erros na hora de usar o freio de mão. Sobretudo, porque não receberam o direcionamento certo.
Mesmo quem dirige há um bom tempo tem dificuldades para entender completamente o funcionamento de um carro. Afinal, o veículo é composto por uma ampla variedade de peças.
Nesse sentido, ainda há muitos que desconhecem como ou quando deve acionar o mecanismo. Até porque, você não usa a alavanca do freio de mão com tanta frequência quanto câmbio ou embreagem, por exemplo.
Principais erros cometidos pelos condutores quando usam o freio de mão

Mas então, quais são os erros que os condutores costumam cometer em relação ao freio de mão? Logo abaixo, listamos os principais e suas respectivas consequências.
Não aplicar força suficiente para acioná-lo
Primeiramente, um dos erros mais comuns no uso do freio de mão acontece quando o condutor não aplica força suficiente para acioná-lo ao estacionar o carro.
O ideal é que, o mecanismo seja puxado com firmeza. Caso contrário, o engate para travar as rodas traseiras pode não ser total. Ou seja, há risco do veículo começar a andar sozinho.
Se você estiver estacionado em uma ladeira, o automóvel tem grandes chances de descer a toda velocidade e provocar acidentes graves com construções, outros carros ou pedestres.
Movimentar o carro com o sistema engatado
Às vezes, condutores se esquecem de soltar o freio de mão quando vão começar a dirigir. Na maioria dos casos, é uma simples desatenção. Porém, o erro é capaz de prejudicar demasiadamente não só o sistema, mas também o veículo em geral.
Isso porque, o mecanismo fica muito sobrecarregado. Ele pode superaquecer e ter desgaste prematuro. Consequentemente, a condição danifica várias outras partes do carro.
Então, tenha sempre o cuidado de desengatar o freio antes de movimentar o carro. Andar com o freio de mão puxado encurta a vida útil do sistema e gera um alto custo de manutenção.
Não liberar o freio de mão corretamente
Ainda sobre o freio engatado, um dos principais equívocos dos condutores é não liberá-lo por completo. Neste caso, a pessoa até lembra de soltar o mecanismo, só que não faz a ação corretamente.
Quando está parcialmente engatado, o freio também começa a se desgastar rapidamente. Uma vez que, o atrito entre o sistema de frenagem comum e as rodas é constante e intenso.
Dessa maneira, a performance do freio de mão é comprometida. Ele pode apresentar falhas críticas e provocar acidentes, pois chega no fim da vida útil bem antes do esperado.
Andar com o mecanismo desgastado
O desgaste do freio de mão é natural. A pressão entre as peças gera calor e as danifica gradativamente. Alguns erros, porém, podem acelerar o processo, como movimentar o carro com o sistema parcial ou inteiramente engatado.
De qualquer forma, é bastante perigoso andar com o freio de mão desgastado. O mecanismo não só pode apresentar falhas de funcionamento, mas prejudicar outras partes do veículo.
Com isso, o risco de colisões ou acidentes só aumenta. O recomendado é ir até uma oficina mecânica de confiança periodicamente para avaliar o freio e manter o automóvel seguro na estrada.
É correto usar a embreagem para parar o carro em vez do freio de mão?

Entre os principais erros dos condutores em relação ao freio de mão, existe um que merece destaque: usar a embreagem para parar o carro no lugar do mecanismo.
Quando precisam parar o carro temporariamente em ladeiras, vários motoristas pisam na embreagem para deixar o carro imóvel em vez de puxarem o freio de estacionamento.
Além de não ser correta, a prática é extremamente nociva para o desempenho geral do veículo. Primeiro, porque o sistema embreagem não é projetado para a função.
Ela serve essencialmente para conectar e desconectar o motor da transmissão do automóvel. Sendo assim, possibilita a troca de marcha mais apropriada para o momento.
Se você usar a embreagem para parar o carro em subidas ou descidas, a pressão entre as engrenagens será maior do que o normal. O que acelera o desgaste e aumenta significativamente as chances de falhas
Mas não é só isso. Trocar freio de mão por embreagem pode prejudicar o restante do sistema de transmissão, a exemplo da caixa de câmbio ou diferencial. Então, gerar problemas ainda maiores.
Freio de mão: use-o corretamente e evite problemas maiores no veículo
Por fim, o freio de mão é um item que, apesar de não ser tão considerado entre os condutores, faz toda a diferença para proteger o carro de problemas maiores na estrada.
Ele segura o carro por meio de cabos de aço que pressionam o conjunto de frenagem comum contra as rodas traseiras. Em função disso, impede que o veículo se movimente quando estacionado.
Entretanto, é preciso usá-lo corretamente. Um ou outro erro no acionamento do mecanismo é capaz de transformá-lo em um grande vilão. Além da peça perder eficiência, diversas outras partes do automóvel podem ser comprometidas.
O sistema de transmissão, por exemplo, é um dos mais prejudicados. Afinal, parar o carro com a embreagem em vez do freio em ladeiras é uma prática comum entre os condutores.
Portanto, se não manusear o freio de mão com cuidado, você corre sérios riscos de provocar colisões ou acidentes graves na estrada. Ou seja, a vida de todos entra em jogo.
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