7 cuidados com câmbio automático que evitam problemas graves no futuro

Câmbio automático posicionado na posição de estacionamento p

Está de carro novo, mas não sabe quais cuidados com câmbio automático precisa ter? Você veio ao lugar certo. Aqui vamos te mostrar as melhores práticas para preservar não só o dispositivo, mas todo o sistema de transmissão do veículo.

De fato, antecipar problemas é o melhor jeito de gastar menos com seu carro. Só quando você corta o “mal pela raiz”, evita surpresas desagradáveis e pesadas para seu bolso.

Principalmente, em carros automáticos. Em geral, veículos com o tipo de transmissão tem custos de manutenção um pouco elevados em comparação aos modelos manuais.

Isso porque, o sistema é mais complexo. Ele tem um número maior de peças móveis e componentes eletrônicos. Além disso, as peças de reposição estão em um preço acima do praticado no mercado de manuais.

Assim, cuidados com câmbio automático são imprescindíveis. Eles podem prevenir problemas sérios e livrar você de uma grande despesa na manutenção. Conheça as melhores práticas preventivas!

7 cuidados com câmbio automático indispensáveis

Visão de pessoa parada em congestionamento de carros em cidade grande

Até pouco tempo atrás, poucas pessoas tinham carros automáticos no Brasil. Ainda que já existissem há décadas, os modelos manuais eram predominantes em todo o território nacional.

Nos últimos anos, isso mudou. Houve avanços tecnológicos importantes nas transmissões automáticas. O que, consequentemente, deixou o preço dos automóveis do tipo muito mais acessíveis.

Dessa forma, o interesse do público em geral nos carros automáticos não para de crescer. Uma vez que, a opção oferece uma experiência de condução melhor em termos de conforto e praticidade.

Para você ter uma ideia, um levantamento divulgado pelo portal Quatro Rodas revela que 6 a cada 10 carros vendidos são equipados com uma caixa automática no momento.

Só que, por ser um modelo de carro relativamente novo, a maioria dos condutores ainda não faz ideia dos cuidados com câmbio automático necessários para mantê-lo em boas condições.

É a primeira vez que estão dirigindo um veículo automático. Com isso, não sabem exatamente como funciona exatamente cada conjunto. Muito menos questões relacionadas à manutenção.

Por isso, listamos abaixo X cuidados com câmbio automático indispensáveis para evitar o desenvolvimento de problemas graves que podem pesar no seu bolso em um futuro próximo. Confira!

1. Não faça banguela

Primeiramente, não faça banguela. Trata-se de usar o ponto morto ao descer uma ladeira para supostamente economizar combustível. É um hábito bem antigo praticado pelos condutores.

Além de não funcionar, o “truque” aumenta o consumo em carros com injeção eletrônica. Nos modelos automáticos, a banguela ainda aumenta o desgaste no sistema de freio do veículo.

Isso porque, o ideal é que a resistência do motor ajude no processo de frenagem do automóvel. O que não acontece na banguela. O sistema de freio é a única coisa que segura o carro na descida. Ou seja, o mecanismo fica sobrecarregado.

2. Substitua o óleo do câmbio automático

Além de evitar a banguela, um dos cuidados com câmbio automático fundamentais é a substituição do óleo. Periodicamente, o fluido deve ser trocado para manter as peças do sistema de transmissão bem lubrificadas.

Depois de algum tempo de uso, o óleo do câmbio automático pode perder suas propriedades devido ao calor, pressão ou contaminação, por exemplo. Assim como, ter uma redução significativa de volume.

Se não for substituído no período certo, as peças da caixa automática vão se desgastar mais rapidamente. Para piorar, a performance do conjunto será cada vez pior e causar problemas, como:

  • falhas repentinas;
  • alto custo de reparo;
  • colisões e acidentes.

3. Não troque de marchas em movimento

Em carros automáticos, não é necessário nem recomendado efetuar trocas de marcha enquanto o veículo está em movimento. Só que, na pressa, muitos condutores mudam a posição de D (Drive) para R (Reverse) ou vice-versa.

A prática é bastante nociva. Ela gera trancos no câmbio e é capaz de danificar o sistema de transmissão do automóvel. Alguns componentes têm um desgaste acelerado. Enquanto outros, ficam inutilizáveis.

Desse modo, só faça a troca entre as posições D e R quando o carro estiver totalmente parado. É um dos cuidados com câmbio automático mais importantes para evitar dores de cabeça no futuro.

4. Não engate o ponto neutro no semáforo

Ainda sobre a troca de marchas, também não é preciso engatar o N (Neutro) quando você está no semáforo ou congestionamentos. O ideal é permanecer com a alavanca posicionada em D.

Em N, o fluxo de óleo na transmissão do veículo é menor. Então, as engrenagens ficam sem a lubrificação adequada para trabalhar assim que o automóvel começar a entrar em movimento.

Além de aumentar o atrito entre as peças, usar o ponto morto no tráfego reduz o controle sobre o carro. O que pode provocar colisões ou acidentes. Portanto, mantenha a função Drive ativa.

5. Descanse a perna esquerda

Sem o pedal da embreagem, a perna esquerda do condutor se torna dispensável para dirigir nos carros automáticos. Alguns passam a usá-la para acionar o sistema de frenagem, mas o indicado é deixá-la em posição de descanso na direção.

Às vezes, você pode colocar uma força além da necessária no freio. Justamente por não estar habituado em usar a perna esquerda para determinada função. O que aumenta o risco de acidentes na estrada.

6. Use o freio de mão ao estacionar em P

Os cuidados com câmbio automático estão presentes até mesmo na hora de estacionar. É necessário realizar o procedimento correto para evitar danos às peças da transmissão.

Quando você chega ao destino, o mais adequado é: desacelerar e parar o carro totalmente; mudar o câmbio de D para N; puxar o freio de mão; soltar o pé do freio; colocar a alavanca na posição P.

Contudo, vários motoristas não usam o freio de mão no processo. Uma vez que, a posição P da cambio tem uma trava mecânica que já impede o movimento do veículo. Sem o freio de mão, porém, componentes da caixa podem ser danificados.

7. Faça manutenções preventivas

Entre os cuidados com câmbio automático mais essenciais, ainda está a manutenção preventiva. As peças da transmissão do veículo devem ser checadas periodicamente em uma oficina mecânica de confiança.

As avaliações permitem identificar anomalias no sistema precocemente. Com isso, você pode resolvê-las antes que virem uma condição grave e pesada para o seu bolso.

A propósito, as fabricantes disponibilizam um cronograma de manutenções para prolongar a vida útil dos conjuntos do carro no manual do proprietário. Basta segui-lo para antecipar qualquer problema grave.

Baianinhos Auto Peças: o lugar ideal para cuidados com câmbio automático

Mulher dirigindo carro com mão na alavanca após cuidados com câmbio automático

Por fim, os cuidados com câmbio automático são medidas preventivas eficientes para impedir que problemas graves se desenvolvam na transmissão do carro e causem prejuízos financeiros enormes.

Todo carro dá dor de cabeça. Só que, a condição de componentes do sistema não precisam chegar a níveis extremos para serem corrigidas. O melhor a se fazer é  “cortar o mal pela raiz”.

Para isso, você só precisa seguir as práticas de condução corretas para modelos automáticos. Além de levar o veículo em uma boa oficina mecânica para avaliação profissional.

A Baianinhos Auto Peças pode te ajudar. Somos uma oficina especializada em manutenções preventivas e corretivas de diferentes tipos de câmbio. Inclusive, o automático.

Temos o conhecimento, estrutura e ferramentas para atendê-lo da melhor maneira possível. Assim, é o lugar ideal para você avaliar o estado do seu câmbio, identificar problemas e consertá-lo com eficiência.

Mora longe de nós? Não tem problema! Também disponibilizamos câmbios com entrega para todo o Brasil. Inclusive, trabalhamos com venda à base de troca, isto é, negociamos câmbios recondicionados por usados.

Agende uma visita ou entre em contato com a Baianinhos Auto Peças agora mesmo!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS