Há um bom tempo, veículos com transmissão automática são uma escolha popular dos condutores. Contudo, as opções ainda geram bastante dúvidas. Entre as mais comuns, está: carro automático volta na subida?
Não é segredo para ninguém que carros automáticos são bem diferentes do que manuais. Engrenagens, funções, movimentos do motorista. Tudo muda de um para outro.
Então, mesmo quem já dirige automóveis manuais por décadas, precisa de conhecimento teórico-prático para se habituar com as particularidades de transmissões automáticas.
Ainda mais quando se trata do controle do carro. Uma vez que, boa parte das ações durante a condução funcionam sozinhas, como, por exemplo, o acionamento da embreagem e a troca de marchas.
Por tabela, as transições de câmbio, freio e acelerador não são as mesmas. Assim, parar o carro em ladeiras levanta dúvidas por parte dos condutores de modelos automáticos. Entenda abaixo!
Por que o carro automático volta na subida?
Em carros manuais, existe um conjunto de etapas para segurar o carro na subida. É preciso pisar no freio, engatar a embreagem e mover a alavanca do câmbio à posição de ponto morto (neutro).
Dessa forma, o carro fica totalmente imóvel até o veículo da frente começar a acelerar. Enquanto espera, porém, o condutor deve continuar com o pé no freio ou puxar o freio de mão. Isso porque, o veículo corre o risco de rolar para trás.
Já nos carros automáticos, o processo é um pouco mais simples. Para parar o automóvel por completo em ladeiras, basta pisar no freio com o câmbio posicionado em “D” (Drive).
Além disso, veículos automáticos apresentam uma maior resistência em voltar nas subidas em comparação aos manuais. Só que, o carro ainda pode se mover para trás em ladeiras íngremes demais.
Precisamente, quando você solta o freio e pisa acelerador para andar com o automóvel novamente. Por alguns segundos, nada segura as rodas. Uma vez que, o peso do automóvel aumenta e supera a resistência da transmissão automática.
Quais são os riscos do carro automático voltar na subida?
Se o carro automático volta na subida, há grandes chances de colisões ou atropelamentos acontecerem. Afinal, o veículo anda para trás repentinamente. Com isso, quem está ao redor será pego de surpresa.
Tanto os ocupantes do automóvel quanto demais condutores e pedestres na ladeira podem ter lesões corporais, por exemplo. Assim como, os carros envolvidos no acidente podem ter danos importantes.
Enfim, as consequências tendem a ser bastante negativas. Por isso, evitar a situação é uma prioridade. Ou seja, você deve conhecer e aplicar as medidas de segurança necessárias o quanto antes.
Como evitar que o carro automático volte na subida?
Mas então, como impedir que seu veículo role para trás em ladeiras íngremes demais? Primeiramente, não segure mais o carro apenas com o pedal de freio comum. Puxe o freio de mão também para mantê-lo imóvel.
Lembre-se que o carro automático volta na subida durante a transição entre soltar o freio e pisar no acelerador. Se o freio de mão estiver ativado, porém, não há como o automóvel descer. As rodas vão permanecer travadas.
Para retomar a trajetória com o automóvel, comece a acelerar e baixar o freio de mão gradativamente até ganhar velocidade. Sendo assim, a saída do carro na subida será 100% segura.
Além disso, existe o assistente de partida em rampa. Trata-se de um acessório que trava os freios do carro por um curto período de tempo. Então, mantém o carro totalmente parado enquanto você solta o freio para pisar no acelerador.
Dessa maneira, comprar e adicionar o assistente de partida em rampa reforça a proteção do veículo. Às vezes, você pode esquecer de puxar o freio de mão na ladeira, por exemplo. Com isso, a função do acessório será fundamental.
Conclusão
Apesar de ser um modelo com tecnologias recentes, o carro automático volta na subida. Especialmente, naquelas ladeiras que são íngremes demais. Isso porque, a inclinação da estrada aumenta consideravelmente o peso do veículo.
De fato, a resistência de veículos automáticos em rolar para trás é bem superior em comparação aos manuais. Mesmo assim, há subidas que superam a capacidade do automóvel de se manter parado por conta própria.
Dessa forma, o melhor a se fazer é usar o freio de mão e investir no assistente de partida em rampa. Ambos deixam seu carro totalmente imóvel em ladeiras muito inclinadas.
Às vezes, o carro automático voltar na subida ainda pode ser um indicativo de algum problema na transmissão. Neste caso, a Baianinhos Auto Peças pode te ajudar a resolver o que há de errado com seu veículo.
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