Ouviu barulho de grilo na embreagem? É bom ficar atento. Provavelmente, se trata de um “aviso” do carro que um ou mais componentes do sistema não está funcionando como deveria.
Sem dúvidas, a embreagem é um dos dispositivos mecânicos mais importantes do veículo. Ela possibilita ao condutor ter total controle de sua força e velocidade enquanto dirige.
Isso porque, conecta e desconecta o motor da transmissão para que as trocas de marchas aconteçam suavemente. Ou seja, sem danificar as peças do automóvel no processo.
Para cumprir tal função, porém, a embreagem trabalha sob atrito com frequência. O que faz o conjunto se desgastar ao longo do tempo e apresentar problemas naturalmente.
Quando precisa de manutenção, o sistema começa a dar sinais de mau funcionamento. Entre os principais indicativos, está justamente o barulho de grilo na embreagem.
Principais motivos do barulho de grilo na embreagem
Além do desgaste devido ao atrito, existem outros motivos que fazem componentes da embreagem se deteriorar e levar o sistema a desenvolver problemas, a exemplo de:
Hábitos de direção
Existem diversos maus hábitos de direção que prejudicam o estado dos componentes da embreagem do carro, pois aumentam o calor gerado na operação da peça.
Arrancadas bruscas intensificam o trabalho da embreagem além do necessário, por exemplo. Assim como, frear com o dispositivo mecânico reduz significativamente a vida útil.
Além disso, carregar peso excessivo no veículo, isto é, acima do recomendado, coloca o sistema sob uma pressão ainda maior do que o normal. O que também encurta a longevidade do conjunto.
Peça desregulada
O barulho de grilo na embreagem também pode ser causado por uma desregulagem na peça. Se estiver mal ajustada, o processo de desgaste do dispositivo mecânico é acelerado.
Por vezes, o dispositivo mecânico não foi regulado com a devida precisão na instalação ou manutenção do carro. Isso já é o suficiente para dificultar o processo de engatar e desengatar o motor da transmissão.
Desse modo, o desgaste dos componentes do sistema aumenta bastante. Em alguns casos, o reparo deve ser imediato para evitar a perda total do disco, rolamento ou platô, por exemplo.
Lentidão no trânsito
Entre os “vilões” contra o bom estado da embreagem, ainda está a lentidão no trânsito. Uma vez que, a quantidade de vezes que o condutor aciona o sistema depende do volume de tráfego na estrada.
Se você enfrenta congestionamentos constantemente para ir ao trabalho ou faculdade, por exemplo, o desgaste do dispositivo mecânico acontecerá muito mais rápido.
O tráfego intenso te obriga a pisar na embreagem repetidamente para acelerar e desacelerar o automóvel. Então, o esforço do sistema é bem maior quando você dirige com frequência nas grandes cidades.
Como resolver o barulho de grilo na embreagem?
De fato, vários problemas que surgem no carro podem ser resolvidos pelo próprio condutor. Se tiver um bom conhecimento sobre o funcionamento do veículo, só precisa comprar as peças necessárias para efetuar o reparo.
O barulho de grilo da embreagem, porém, não é uma coisa tão simples quanto parece. Ele pode ser um indicativo de uma condição relativamente grave na operação do automóvel.
Nesse sentido, o recomendado é ir até uma oficina mecânica de confiança para avaliar as peças do sistema. Somente profissionais qualificados podem dar um diagnóstico preciso sobre o estado do conjunto.
Até porque, não dar a devida atenção a condição faz o problema multiplicar de tamanho. Há riscos de falhas repentinas ocorrerem, por exemplo. Com isso, você vai ter que ficar um bom tempo parado na estrada à espera do guincho.
Mas não é só isso. O mau funcionamento da embreagem ainda é capaz de provocar acidentes sérios. O que põe não só a vida dos ocupantes, mas também dos outros motoristas, em perigo.
Boas práticas para retardar o desgaste da embreagem
Cá entre nós, é melhor prevenir do que remediar. Assim, listamos abaixo boas práticas para você retardar o desgaste dos componentes da embreagem e preservar a vida útil do sistema. Confira!
Manutenções preventivas
Ao contrário do que muitos pensam, o carro não precisa estar com um problema instaurado para ser levado até uma oficina mecânica. É possível antecipar as “dores de cabeça” por meio das manutenções preventivas.
Periodicamente, entregue seu automóvel às mãos de profissionais para revisar o estado de diversos itens. Freios, pneus, motor, embreagem, entre outros. Caso tenha algo errado, você pode resolver a questão rapidamente e evitar algo maior.
Não ande com marcha alta em baixa velocidade
Para não ouvir barulho de grilo na embreagem, evite andar com marcha alta em baixa velocidade. Alguns acreditam que dirigir em uma rotação desproporcional economiza combustível. Só que, não passa de um grande mito.
Na realidade, a prática gera o efeito contrário: aumenta o consumo. Além de dificultar manobras, prejudicar o desempenho do motor e danificar o sistema de embreagem.
Não pressione a embreagem sem necessidade
A maioria dos condutores tem o costume de manter o pé sobre o pedal da embreagem enquanto dirige. Principalmente, nos momentos em que estão parados no trânsito.
Contudo, sem perceber pressionam o sistema desnecessariamente. O que acelera o desgaste das partes internas do dispositivo mecânico. Por isso, o ideal é mudar o hábito.
Evite segurar o carro com a embreagem em ladeiras
Quando estiver parado em uma ladeira, evite segurar o carro apenas com a embreagem. Isso coloca uma pressão adicional na embreagem e, consequentemente, causa desgaste prematuro.
Em vez disso, use o freio de estacionamento (freio de mão) para segurar o veículo durante o período necessário. Dessa maneira, você não força o sistema à toa durante a condução.
Conclusão
Em resumo, o barulho de grilo na embreagem não é nenhum pouco normal. Se você percebê-lo, agende uma visita em uma oficina de confiança o mais rápido possível para ver o estado dos componentes do conjunto.
Além disso, faça manutenções preventivas periodicamente. Às vezes, um problema em desenvolvimento pode ser identificado na revisão e te livrar de problemas maiores no futuro.
Mora em Goiânia? A Baianinhos Auto Peças pode te ajudar! Somos especializados em câmbio. Só que, também oferecemos outros serviços relacionados a transmissão do veículo, como:
- diferencial;
- tração;
- embreagem.
Temos o conhecimento, ferramentas e estrutura ideais para te atender com excelência. Está longe de nós? Não se preocupe! Ainda disponibilizamos câmbios com entrega para todo o Brasil.
A propósito, trabalhamos com venda à base de troca, isto é, negociamos câmbios recondicionados por usados. Ou seja, você tem uma opção vantajosa para receber uma peça de alta qualidade no conforto do seu lar. Fale com a gente!