Infelizmente, todas as peças de um carro tem prazo de validade. Mais cedo ou mais tarde, se tornam inutilizáveis e precisam ser substituídas. Por isso, você deve ficar de olho na vida útil da embreagem.
Em carros manuais, a embreagem cumpre um papel fundamental. Ela é a responsável por controlar a transmissão da potência do motor para as rodas do veículo. O que possibilita trocas de marcha eficientes.
Quando você pisa na embreagem, o motor é desconectado da transmissão temporariamente. Assim, você pode efetuar a mudança de marcha necessária ao contexto sem causar nenhum dano nas peças envolvidas.
Para isso, porém, a embreagem fica sob atrito constante. Isso gera um desgaste progressivo em diferentes componentes do conjunto. Discos, platô, rolamento, entre outros.
E o pior: alguns fatores ainda podem acelerar o desgaste do sistema, como hábitos de direção e condições de uso, por exemplo. Então, você pode precisar substituí-la precocemente.
Tenha uma excelente leitura!
4 sinais que a vida útil da embreagem já está prestes a acabar
Geralmente, a vida útil da embreagem dura até 60 mil km rodados. Entretanto, a estimativa pode variar bastante para baixo ou para cima de acordo com o modo que é usada.
Para você ter uma ideia, existem condutores que passam de 100 mil km com o conjunto em boas condições. Já outros, estão com os componentes do sistema totalmente danificados só com 40 mil km.
Tudo depende da pressão que você costuma colocar sob a embreagem. Dirigir em tráfego intenso ou carregar peso excessivo, por exemplo, encurta bastante seu prazo de validade.
Se for o caso, sua embreagem pode estar com os dias contados. Mas como saber exatamente se a vida útil da embreagem está perto do fim? Há 4 sinais que te ajudam nisso. Veja abaixo!
Velocidade do acoplamento
Para verificar a atual vida útil da embreagem do seu carro, vale a pena avaliar a velocidade do acoplamento do motor na transmissão. Quanto maior for o tempo de resposta, mais os componentes do conjunto estão desgastados.
Periodicamente, realize o seguinte teste: vá até uma rua plana e com baixo tráfego; engate a primeira marcha; solte ― devagar ― o pedal da embreagem; espere o carro começar a se movimentar.
Então, observe quanto tempo leva para o carro engatar a marcha. Caso for na metade do curso do pedal, por exemplo, sua embreagem está no meio para o fim da vida útil.
Patinação
Além da velocidade de acoplamento, a patinação é um forte indicativo que a vida útil da embreagem está prestes a terminar. Trata-se de uma condição em que a rotação do motor e a velocidade do automóvel estão dessincronizadas.
Isso acontece quando a embreagem não consegue transmitir toda a potência do motor para as rodas do carro. O que está relacionado com um desgaste excessivo do componente ou contaminação por óleo.
Pedal duro
Entre os sinais de que o fim de vida útil da embreagem está perto, também está o pedal duro. Se você tem que pressioná-lo com uma força muito além do normal, algo está errado.
Normalmente, a embreagem dura está associada a tensão excessiva ou desregulada do cabo, grande folga entre os cilindros, falta de lubrificação e desajuste na posição no pedal.
Em algumas situações, porém, o estado tem haver com o empenamento do platô da embreagem. Este último requer a substituição completa do conjunto o mais depressa possível.
Cheiro de queimado ou barulhos incomuns
Junto à patinação, é provável que você sinta um cheiro de queimado na embreagem. O deslizamento pode gerar o superaquecimento do disco e danificar ainda mais o sistema
Há um sinal que surge por conta do pedal dura também: barulhos incomuns. Na tentativa de acioná-lo para efetuar a troca de marcha, o mecanismo emite ruídos parecidos com de um grilo.
Como prolongar a vida útil da embreagem?
Acha que a vida útil da embreagem do seu carro já está acabando? Visite uma oficina mecânica assim que puder. Sobretudo, porque o veículo pode apresentar falhas repentinamente.
Ou seja, você corre o risco de ter que ficar um bom tempo parado na estrada esperando o guincho. Para piorar, ainda pode provocar acidentes com outros condutores.
Se não houver urgência, você deve voltar sua atenção aos cuidados preventivos atrelados ao conjunto. Eles podem prolongar a vida útil da embreagem e evitar grandes dores de cabeça no futuro. Entre os principais, destacamos:
Não descansar o pé no pedal
Primeiramente, não descanse o pé na embreagem após engatar a marcha e soltar o pedal. Parece uma coisa inofensiva, mas a prática acelera o desgaste dos componentes do conjunto.
Isso porque, você pode pressionar a embreagem involuntariamente enquanto está dirigindo. Desse modo, a frequência de uso do mecanismo vai aumentar consideravelmente.
Use o freio de mão em paradas longas e ladeiras
Falando na frequência de uso da embreagem, há como diminuí-la em determinados contextos. Se você estiver muito tempo parado em um congestionamento, por exemplo, o recomendado é usar o freio de mão.
Manter seu carro imóvel com a embreagem coloca pressão constante no disco. O que causa desgaste desnecessário e até mesmo superaquecimento. Por isso, puxe o freio de mão e ponha o câmbio em ponto morto em paradas longas.
O mesmo serve para quando você está em ladeiras. Em vez de segurar o veículo com a embreagem, use o freio de mão. É uma prática essencial para prolongar a vida útil do sistema.
Andar com marcha muito alta
Ao contrário do que muitos pensam, não há benefício algum em andar com marcha muito alta em relação a velocidade do carro. Muitos acham que isso economiza combustível. Só que, não passa de um mito.
Para piorar, o suposto “truque” danifica diferentes componentes da embreagem. Uma vez que o atrito com o motor tem um importante aumento devido a rotação desproporcional.
Dessa forma, sempre selecione a marcha adequada a velocidade em que está dirigindo. Além de não funcionar, a prática gera o efeito reverso: gasta mais combustível.
Faça manutenções preventivas
Para prolongar a vida útil da embreagem, não se esqueça de seguir o cronograma de manutenções preventivas do carro recomendado pelo fabricante. É talvez a medida mais eficaz.
Nas revisões, problemas na embreagem podem ser identificados e corrigidos antes que se tornem maiores. Sendo assim, você economiza com reparos caros e mantém o conjunto em bom estado.
Conclusão
Agora que você sabe tudo sobre a vida útil da embreagem, fique atento às condições do sistema. Ela é fundamental na operação do carro, mas pode se tornar inutilizável em um piscar de olhos se não for bem cuidada.
Quando falamos em manutenções automotivas, o ditado “é melhor prevenir do que remediar” é uma máxima. Assim, você deve rever hábitos de condução e realizar as revisões preventivas necessárias para estender a durabilidade do sistema.
A Baianinhos Auto Peças pode te ajudar nisso. Além de sermos uma oficina mecânica especializada em câmbio, oferecemos outros serviços relacionados ao sistema de transmissão do carro. Inclusive, o conserto de embreagem.
Temos a estrutura ideal para avaliar sua embreagem, detectar problemas e resolvê-los eficientemente. Agende uma visita ou entre em contato agora mesmo. Será um prazer atendê-lo!