Trocar o câmbio manual por um automático vale a pena?

Mulher dirigindo carro com transmissão automática

Embora modelos manuais ainda representem uma grande parte dos veículos do país, são os automáticos que “roubam a cena” no momento. Com isso, muitos condutores consideram trocar o câmbio manual por um automático.

De acordo com a Jato Brasil, a maior provedora de inteligência à indústria automotiva, carros manuais correspondem a 33,4% dos emplacamentos no território nacional. Por sua vez, as opções automáticas representam 40,4% do mercado.

Há um bom tempo, automóveis com câmbio automático despertam o interesse dos brasileiros. Especialmente, por conta das vantagens que oferecem a experiência de condução.

Assim, as vendas do modelo de carro não param de crescer. Um estudo da Webmotors revelou que a procura por veículos automáticos aumentou impressionantes 140% no Brasil entre 2023 e 2024.

Contudo, será que trocar o câmbio manual por um automático é uma boa escolha ou vale mais a pena comprar um carro que já acompanha o sistema de transmissão mais recente? Descubra abaixo!

Principais vantagens do câmbio automático

Mulher dirigindo carro automático com as duas mãos no volante

De fato, a popularidade dos carros automáticos entre os brasileiros se reflete diretamente em suas vantagens. Entretanto, o que você ganha exatamente quando tem um modelo do tipo? Te explicamos a seguir!

Conforto

Nos veículos automáticos, você não precisa trocar as marchas enquanto dirige. O próprio sistema do automóvel é que fica responsável por efetuar as mudanças conforme for necessário.

Desse modo, você tem muito mais conforto na condução. Uma vez que, não tem que pisar na embreagem e colocar a alavanca na posição certa a todo momento para controlar o carro.

É menos esforço físico. Principalmente, àqueles que enfrentam tráfego intenso com frequência. As paradas e arranques não são tão cansativos quanto costuma ser nos modelos manuais.

Desempenho

Além de conforto, as opções automáticas possuem um ótimo desempenho. A seleção de marchas sempre é feita com muita precisão. O que garante a estabilidade do veículo em qualquer situação.

Para escolher a marcha certa, o sistema eletrônico do automóvel considera a velocidade, peso do carro e inclinação da estrada. Sendo assim, usa a potência do motor eficazmente.

É pouco provável que o veículo tenha trepidações, por exemplo. Assim como, alguma dificuldade nas curvas. Quando todas as peças estão em perfeito estado, a condução é bastante suave.

Segurança

A segurança também é um ponto positivo dos carros com câmbio automático. Como as marchas são trocadas sozinhas, você permanece com as duas mãos no volante por muito mais tempo.

Em função disso, você tem um maior poder de reação em eventuais situações de emergência. Não vai ser necessário tirar a mão da alavanca de câmbio e movê-la até o volante para girá-lo com eficiência, por exemplo.

Da mesma forma, você se concentra melhor na estrada. Ou seja, não divide mais sua atenção com embreagem e câmbio no trânsito. Então, reduz significativamente o risco de acidentes. 

Trocar o câmbio manual por um automático vale a pena ou não?

Se você tem um carro tradicional, mas quer aproveitar as vantagens dos modelos automáticos, há duas opções: trocar o câmbio manual por um automático ou comprar um veículo com o sistema de transmissão mais recente.

A primeira alternativa é viável. Só que, não é nada simples e nem barata. Substituir um tipo de câmbio por outro requer grandes mudanças na estrutura e operação do carro.

É um processo que só pode ser feito por profissionais especializados e peças compatíveis. Até porque, o Detran precisa autorizar a troca e registrá-la no documento do automóvel para evitar qualquer problema legal.

Colocando na ponta do lápis o ano e marca do carro manual, câmbio escolhido, disponibilidade de peças e mão de obra, a modificação não vale a pena. O custo é bastante elevado. Em média, você tem que desembolsar entre R$10 mil e R$30 mil.

Comprar um carro automático é a melhor escolha

Homem junto da esposa comprando carro novo ao desistir de trocar o câmbio manual por um automático

Em vez de trocar o câmbio manual, é interessante colocar seu carro atual à venda e procurar opções automáticas para comprar. Financeiramente falando, é a melhor escolha a se fazer.

Trocar o câmbio manual por um automático só vale a pena se você tem um apego emocional muito forte com o veículo. Então, para deixá-lo moderno, a mudança faz bastante sentido.

Se não for o caso, compre um carro que já vem com a tecnologia. Compensa muito mais. Sobretudo, quando se pensa no longo prazo. Um veículo novo ou seminovo tem garantia e maior previsibilidade de manutenção.

Além disso, acompanha tecnologias recentes que vão te dar ainda mais conforto, desempenho e segurança. E o melhor: você pode adquirir um carro automático por um preço acessível, pois parte do valor será abatido na venda do seu veículo atual.

Conclusão

Por fim, trocar o câmbio manual por um automático é possível. Mas sem um motivo especial, não é a melhor decisão. Você vai gastar muito mais do que precisaria para um comprar um modelo automático novo ou seminovo.

De qualquer forma, procure profissionais especializados para ter informações exatas relativas ao custo da modificação no seu carro em específico. Então, escolha o caminho que vale mais a pena para aproveitar as vantagens das opções automáticas.

Gostou deste conteúdo? Veja também: 7 cuidados que evitam problemas graves no câmbio automático!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS