Acha que há algo errado na transmissão do carro? Se sim, está no lugar certo. Aqui, vamos te mostrar os sinais que indicam se o sistema está com problemas ou até mesmo no fim da vida útil. Seja em manual, seja em automática.
Ao lado do motor, a transmissão é o conjunto mais importante para o funcionamento de um veículo. Se estiver com algum defeito, o desempenho e a segurança do automóvel podem ser totalmente comprometidas.
Ou seja, é um problema que gera vários outros. Inclusive, para o seu bolso. Quanto mais tempo você demora para identificar e resolver a falha na transmissão, mais caro fica o conserto.
Geralmente, problemas na transmissão do carro estão associados ao desgaste de seus componentes. Assim, são quase imperceptíveis a princípio. Eles só se tornam evidentes quando é tarde demais.
Por isso, é essencial saber identificar precocemente que o sistema precisa de atenção. A seguir, listamos os 8 principais sinais de que sua transmissão está com os dias contados. Confira!
8 sinais que a vida útil da transmissão do carro está perto do fim
Tanto em transmissão do carro manual quanto em automática, existem alguns sinais que apontam defeitos ou término da vida útil do sistema. Entre os principais, destacamos os seguintes:
Transmissão manual
1. Dificuldade para engatar marchas
Em uma transmissão de carro manual, um dos principais sinais que o sistema está com problemas é a dificuldade para engatar marchas. Se você precisa colocar força demais para mover o câmbio, há algo errado.
Isso pode indicar um desgaste nos componentes de sincronização ou na embreagem. Com o tempo, a força necessária para engatar as marchas fica cada vez maior. Então, a manutenção deve ser imediata.
2. Barulhos contínuos
Ruídos como estalos ou rangidos podem surgir devido ao desgaste nos dentes das engrenagens ou falha no rolamento. Inicialmente, são leves. Mas, conforme o dano aumenta, o barulho se torna incômodo.
A forma do ruído muda de acordo com o tipo de problema na transmissão do carro. Se for na embreagem, por exemplo, é comum que o barulho seja um chiado ou semelhante a um grilo.
3. Pedal da embreagem duro
Entre os sinais de problemas na transmissão do carro, também está a rigidez no pedal da embreagem. Por conta do desgaste de componentes do conjunto, pode ser preciso colocar uma força bem maior do que o normal para acioná-lo.
Se o platô, cilindro mestre ou cabo de acionamento estiver em mau estado, o pedal não vai funcionar de forma adequada. O que pode ser perigoso em congestionamentos, pois você tem que usar a embreagem várias vezes seguidas.
4. Cheiro de queimado
Outro sinal de que a transmissão do carro está com os dias contados é o cheiro de queimado na embreagem. Por mal uso ou falhas mecânicas no conjunto, você pode começar a sentir um odor enquanto dirige.
Isso porque, a embreagem pode superaquecer. O atrito entre seus componentes aumenta ao ponto que os danifica e faz um cheiro de queimado subir para todo o interior do veículo.
Transmissão automática
1. Trepidações ao trocar de marcha
Apesar de ter uma durabilidade maior quando comparada a manual, a transmissão do carro automático também dá problema. Principalmente, devido a maus hábitos de condução.
Um dos sinais que há algum defeito no sistema é a trepidação em trocas de marcha. As transições automáticas devem ser suaves. Se houver vibrações excessivas, é um indicativo de desgaste em válvulas e pistões, por exemplo.
2. Mudanças demoradas de marcha
Quando as marchas demoram para entrar ou ficam presas na transmissão do carro automática, pode ser um sinal de desgaste no módulo de controle eletrônico ou nos solenoides.
Se você pisa no acelerador para fazer uma ultrapassagem necessária, por exemplo, mas a resposta do carro demora mais do que o normal, é um forte indicativo de que há algum problema.
3. Vazamento de fluido
O óleo da transmissão do carro automático é essencial para manter os componentes lubrificados e resfriados. Caso vazamentos aconteçam, porém, o fluido deixa de cumprir seu papel.
Dessa forma, fique atento a manchas avermelhadas ou marrons sob o veículo. Sem a quantidade de óleo certa, vários componentes da transmissão podem ser danificados.
4. Superaquecimento do câmbio
Em transmissões do carro automáticas, ainda há o superaquecimento do câmbio entre os sinais de problemas. Se a alavanca estiver esquentando demais, você tem que visitar uma oficina o quanto antes.
Trata-se de um indicativo de problemas importantes no veículo. O que está relacionado a baixo volume ou qualidade de óleo, falhas no conversor de torque ou até mesmo no arrefecimento do motor.
A condição danifica demasiadamente os componentes da transmissão. Assim, a manutenção pode ser bem cara. Dependendo da gravidade, é preciso até mesmo substituir o câmbio por completo.
Conclusão
Por fim, problemas na transmissão do carro podem se agravar rapidamente, comprometendo a segurança e elevando os custos de manutenção. Então, esteja atento aos sinais que listamos, independentemente de o carro ser manual ou automático.
Se notar qualquer um dos indicativos, agende uma visita na Baianinhos Auto Peças o mais rápido possível. Somos uma oficina mecânica especializada na manutenção de câmbio.
Temos toda a estrutura necessária para avaliar o estado do seu câmbio e diagnosticar problemas com precisão. Além de corrigir o que há de errado nela eficientemente.
Mora longe de nós? Fique tranquilo. Também enviamos câmbios para todo o Brasil. Inclusive, trabalhos com venda à base de troca. Ou seja, negociamos câmbios recondicionados por usados.
Entre em contato com a gente e marque a revisão da sua transmissão agora mesmo. Será um prazer atendê-lo!