Ao não deixar de acionar o recurso, motorista previne danos ao sistema; reparo parte de R$ 2 mil
É cada vez mais comum ver veículos com tração 4×4 transitando apenas na cidade. O que muitos proprietários desconhecem é que, mesmo que o sistema não seja utilizado com frequência, deve ser ativado periodicamente, de modo que todas as peças do conjunto fiquem lubrificadas. Em caso de defeito, o preço do reparo parte de R$ 2 mil.
A precaução é simples de ser feita. O ideal é que o sistema seja ligado pelo menos uma vez por mês e, de preferência, em locais com piso de baixa aderência, como estradas de terra ou mesmo areia.
Nos veículos que não são submetidos a aventuras fora de estrada, não há necessidade de qualquer tipo de manutenção. Mas o ideal é que componentes como cruzetas, diferencial e eixo cardã, além de partes da suspensão sejam verificados, em média, a cada seis meses.
Segundo Rodrigo Junior, proprietário da oficina Atacama 4×4 (3965-4171), oficina que fica na zona norte da capital, essa checagem preventiva ajuda a evitar danos que, dependendo do modelo e da complexidade do problema, podem passar dos R$ 5 mil.
FALHAS COMUNS
A maior incidência de falhas no 4×4 é causada pela contaminação do óleo do diferencial. Isso costuma ocorrer após travessias de rios e áreas alagadas.
Nesse caso, a única solução é trocar o lubrificante. Se isso for necessário, o custo será de cerca de R$ 80 cada diferencial (dianteiro e traseiro) para a linha Toyota Hilux (incluindo o utilitário SW4) na Atacama 4×4. Um dos componentes que mais se deterioram são as cruzetas, que para o mesmo veículo saem em torno de R$ 400, incluindo a mão de obra.
Fonte: Jornal do Carro
A BAIANINHOS AUTO SERVICE é especializada em
Transmissões Manuais e Automatizadas, Tração e Diferencial.
Faça uma visita a nossa loja e confira nossos serviços.
Ou entre em contato conosco por aqui