Temperatura alta no câmbio: quando se preocupar e ir à oficina?

Mulher dirigindo carro com câmbio automático

Ao contrário do que muitos pensam, transmissões automáticas não estão livres de problemas. Há diversas condições que comprometem o conforto e praticidade do carro, como, por exemplo, a temperatura alta do câmbio.

De fato, veículos automáticos são fabricados com tecnologias modernas. Eles apresentam importantes melhorias em comparação aos manuais em diferentes sentidos.

Não à toa, as vendas dos modelos automáticos não param de crescer nos últimos anos. De acordo com um levantamento da S&P Global, já representam 60% das saídas de automóveis no Brasil.

A propósito, a tendência é que carros manuais fiquem cada vez mais obsoletos. Ao lado de elétricos e híbridos, os automáticos são o futuro do mundo das quatro rodas nos próximos 10 anos.

Contudo, a transmissão automática ainda requer tanta atenção quanto a manual no que se refere a manutenção. Acontecem problemas comuns no sistema. O mais frequente é a temperatura alta do câmbio, uma condição mais grave do que parece.

Tenha uma excelente leitura!

Por que o câmbio automático esquenta?

Uma vez que se trata de um modelo de carro relativamente novo, muitos condutores ainda não conhecem bem as questões que envolvem a manutenção de veículos automáticos.

A maioria tem pouca ou nenhuma informação dos problemas comuns do tipo moderno de transmissão. Com isso, há risco de problemas sérios passarem despercebidos.

É o caso da temperatura alta no câmbio. Uma boa parte dos motoristas que migraram de carros manuais para automáticos podem achar que a condição é algo normal. Talvez pensem que a nova transmissão não tem uma anomalia assim.

Quando na realidade, a temperatura elevada de câmbios automáticos indica o desenvolvimento de um problema considerado grave em peças do conjunto. O que acontece devido às seguintes razões:

  • baixo nível de fluido;
  • fluido em mau estado;
  • mau desempenho do conversor de torque;
  • arrefecimento do motor no eficaz.

Talvez você não saiba, mas o câmbio automático é projetado para funcionar durante toda a vida útil do carro. Se mal cuidado, porém, o mecanismo desenvolve condições que prejudicam sua operação e provocam até mesmo a perda total do dispositivo.

Como saber se o câmbio automático está superaquecido?

Homem parado na estrada por conta de carro automático com câmbio superaquecido

Além da alavanca esquentar excessivamente, existem outros sinais que te ajudam a “diagnosticar” o câmbio superaquecido em seu carro automático. Entre os quais, destacamos:

  • cheiro de queimado;
  • irregularidade na troca de marchas;
  • trepidações;
  • barulhos incomuns;
  • aumento da temperatura do motor.

De qualquer maneira, é bom ficar atento. Na menor suspeita de superaquecimento do câmbio, você deve ir à uma oficina mecânica de confiança o mais depressa possível.

Se não for resolvida rapidamente, a situação pode se agravar e aumentar bastante o custo de manutenção, por exemplo. Isso porque, o dano às peças da transmissão cresce gradativamente.

Para piorar, as demais partes do carro também podem ser comprometidas devido ao câmbio superaquecido. O que, consequentemente, reduz a segurança e aumenta as chances de acidentes ocorrerem.

Quanto custa o conserto da temperatura alta no câmbio automático?

Dito isso, quanto custa o conserto de um câmbio superaquecido? A resposta é: depende. O preço para deixar sua caixa automática em perfeito estado novamente varia de acordo com o tamanho do problema.

Normalmente, as manutenções de carros automáticos são caras em relação às transmissões manuais. Para você ter uma ideia, o valor chega na casa dos R$ 5 mil em casos extremos.

As tecnologias, sistemas e peças dos veículos automáticos são complexas. Assim, é natural que os serviços de manutenção dos modelos tenham um custo relativamente elevado.

Quanto mais cedo você for à oficina, porém, mais chances tem de consertar seu câmbio por um bom preço. As manutenções preventivas também são uma ótima forma de economizar. Uma vez que, você se antecipa a problemas do tipo.

Baianinhos Auto Peças: o melhor lugar para diminuir a temperatura alta no câmbio!

Mecânico avaliando câmbio superaquecido do carro automatico com escaneador automotivo

Por fim, a temperatura alta no câmbio automático está longe de ser algo normal. É uma condição que precisa ser corrigida urgentemente para não só evitar que o custo de reparo seja ainda maior, mas também se proteger de colisões e acidentes.

Não sabe onde levar seu veículo automático para consertar seu câmbio? Agende uma visita na Baianinhos Auto Peças o quanto antes. É o melhor lugar para deixá-lo novinho em folha.

Somos especializados no serviço de manutenção. Além de termos o conhecimento, ferramentas e estrutura necessários para identificar o problema e corrigi-lo eficientemente.

Mora longe de nós? Sem problemas! Também disponibilizamos câmbios com entrega para todo o Brasil. Inclusive, trabalhamos com venda à base de troca, isto é, negociamos câmbios recondicionados por usados.

De todo jeito, você dá um fim ao superaquecimento sem qualquer dor de cabeça na Baianinhos. Fale com a gente agora mesmo!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS