Uma coisa é certa: as revisões preventivas são indispensáveis em qualquer carro. É dever de todo condutor seguir o cronograma de manutenções recomendado pelo fabricante por questões de eficiência, segurança e durabilidade.
Quando são bem cuidados, componentes associados ao desempenho do veículo funcionam adequadamente, por exemplo. Isso otimiza o consumo de combustível e resulta em economia a longo prazo.
Além disso, manter conjuntos relacionados ao controle de direção e velocidade do automático em bom estado faz toda a diferença na segurança. As revisões regulares das peças reduzem o risco de falhas que podem causar acidentes na estrada.
Da mesma forma, identificar e corrigir problemas menores antes que se tornem grandes te livra de consertos caros no futuro. Ainda mais se você dirige um modelo automático.
Portanto, agendar revisões preventivas com frequência vale a pena. É muito melhor prevenir do que remediar nas manutenções do carro. Contudo, quais itens checar no processo? É justamente o que vamos te mostrar abaixo. Acompanhe!
7 itens que você NÃO pode deixar de checar nas revisões preventivas
Durante as revisões preventivas, várias peças do carro devem ser checadas para conservá-lo nas condições ideais. Assim, garanta que os mecânicos verifiquem os seguintes itens no processo:
1. Motor
Primeiramente, um dos itens mais essenciais de checar nas revisões preventivas é o motor. Afinal de contas, estamos falando do coração do carro. Se não estiver funcionando corretamente, o restante das peças podem ser afetadas.
Quando há algum problema no motor, o desempenho geral do veículo é comprometido. Ele perde potência, sua aceleração fica lenta e o consumo de combustível aumenta, por exemplo.
Com isso, diversos conjuntos podem ser prejudicados. Transmissão, freios, parte elétrica, suspensão. Enfim, o mau funcionamento do motor tende a virar uma grande dor de cabeça em pouco tempo.
Desse modo, é necessário acompanhar de perto a situação de diferentes componentes do motor. Óleo e filtro, correias e mangueiras, sistema de arrefecimento, filtros de ar e combustível, entre outros.
2. Freios
Além do motor, o sistema de freio merece bastante atenção nas revisões preventivas do carro. Um simples problema no conjunto já pode ser o suficiente para colocar você, ocupantes e outros condutores em risco.
Principalmente, porque pode haver um aumento significativo na distância de frenagem. Ou seja, o veículo vai levar um intervalo maior para parar completamente depois de você pisar no freio.
Em situações de emergência, uma fração de segundo conta muito para evitar um acidente. Por isso, as peças do sistema do freio precisam ser cuidadosamente avaliadas na oficina mecânica, incluindo:
- discos;
- pastilhas;
- sapatas;
- tambor;
- cilindros de roda.
3. Sistema elétrico
Muitos componentes internos do carro dependem do sistema elétrico para funcionar. Ele é a fonte de alimentação de uma série de recursos importantes a segurança na condução, como, por exemplo:
- buzina;
- faróis;
- setas;
- luzes de freio e ré;
- pisca-alerta.
Trata-se de funções fundamentais para se comunicar com os outros motoristas no trânsito enquanto dirige. Então, minimiza a chance de erros que podem provocar acidentes entre os veículos.
Além disso, muitas outras funcionalidades essenciais para o conforto do condutor são conectadas à parte elétrica do automóvel. Ar-condicionado, rádio, abertura e fechamento de vidros.
Para que tantas coisas permaneçam em perfeita operação, diversas peças do sistema elétrico do automóvel devem ser checadas nas revisões preventivas. Entre as quais, estão:
- bateria;
- alternador;
- motor de partida;
- conectores;
- fusíveis.
4. Suspensão
A suspensão cumpre o papel de absorver as irregularidades do solo para dar a estabilidade necessária ao carro durante a condução. Se por algum motivo o sistema perder eficiência, porém, impacta diferentes partes do veículo e provoca:
- instabilidade no controle do carro;
- trepidações excessivas;
- desgaste acelerado dos pneus;
- colisões e acidentes.
Em função disso, as peças da suspensão não podem deixar de ser inspecionadas nas revisões preventivas. Amortecedores, molas, buchas, pivôs, bandejas, entre outras. É o que preserva não só a performance ideal do sistema, mas de todo o automóvel.
5. Pneus
Os pneus são determinantes para a segurança e eficiência do carro. Eles são o único ponto de contato entre o veículo e a estrada. Sendo assim, seu desempenho influencia diretamente na dirigibilidade do automóvel.
Eles fornecem a aderência que o automóvel precisa para se mover, parar e realizar curvas. Com isso, estão atrelados a estabilidade, distância de frenagem, consumo de combustível, conforto de condução e durabilidade de componentes.
Nesse sentido, todos os pneus precisam estar devidamente calibrados. Além de estarem em bom estado. Sem cortes, bolhas ou banda de rodagem muito desgastada.
6. Embreagem
Entre os itens do carro que você deve checar nas revisões preventivas, ainda está a embreagem. Isso porque, as peças do conjunto ficam sob atrito constante durante a condução.
A embreagem desconecta o motor da transmissão para que seja possível as trocas de marchas. Dessa forma, seus componentes internos se desgastam naturalmente ao longo do tempo.
Para piorar, alguns maus hábitos podem acelerar a deterioração de componentes internos do sistema. Parar o carro com a embreagem em subidas, acelerações bruscas, carregar peso excessivo, entre outros.
Consequentemente, falhas repentinas podem acontecer e danificar outros conjuntos da transmissão. Então, não deixe de verificar o estado das principais peças da embreagem ― disco, platô e rolamento ― quando levar o carro à oficina.
7. Câmbio
Por último, mas não menos importante, cheque o câmbio nas revisões preventivas do seu carro. O dispositivo também fica sob atrito, pois transfere a potência do motor às rodas para que o controle do carro seja eficaz.
Felizmente, o fluido de transmissão retarda o desgaste natural da caixa. Seja nos modelos manuais, seja nos automáticos. Ele lubrifica as peças, reduz o impacto do atrito e evita o superaquecimento do câmbio.
No entanto, o óleo do câmbio perde suas propriedades após algum tempo e deixa de cumprir sua função. Assim, você deve monitorar o nível e condição do fluido para substituí-lo quando for necessário.
Além disso, outros componentes do câmbio devem ser avaliados. Sincronizadores, engrenagens e eixos, cilindro mestre e cilindro escravo, entre outros. Até porque, se estiver com algum problema, o mecanismo pode gerar:
- perda de desempenho e eficiência;
- falhas graves e custosas;
- vida útil reduzida;
- riscos de segurança.
Conclusão
Agora que você sabe o que checar nas revisões preventivas e a importância de cuidar de cada item, você só precisa levar seu carro em uma oficina mecânica de confiança para mantê-lo nas condições ideais.
De preferência, agende uma visita em uma oficina automotiva especializada em determinados tipos de serviço, a exemplo da Baianinhos Auto Peças. Com isso, as peças do veículo vão ser avaliadas e consertadas com excelência.
A Baianinhos é especialista em manutenções preventivas e corretivas de câmbios manuais ou automáticos. Também oferecemos outros serviços relacionados ao sistema de transmissão, incluindo:
- embreagem;
- tração;
- diferencial.
Temos toda a estrutura necessária para analisar seu câmbio e identificar problemas com precisão. Além de corrigi-los eficazmente. Está longe de nós? Fique tranquilo. Ainda disponibilizamos câmbios com entrega para todo o Brasil.
Inclusive, trabalhamos com vendas à base de troca. Ou seja, negociamos câmbios recondicionados por usados. Então, você tem várias opções para cuidar bem do seu câmbio na Baianinhos Auto Peças. Fale com a gente!