7 boas práticas no trânsito que você talvez ainda não segue

Mulher dirigindo com tranquilidade seguindo boas práticas no trânsito

De fato, lidar com o tráfego intenso nas grandes cidades brasileiras não é fácil. É estressante e bastante perigoso. Contudo, há como deixar a experiência no volante mais tranquila com boas práticas no trânsito.

De acordo com um estudo da Associação Brasileira de Médicos do Tráfego (Abramet) e dados da Polícia Rodoviária Federal, 9 em cada 10 mortes em rodovias federais foram causadas por falhas humanas em 2022.

Além disso, uma pesquisa do Fala do Brasil (telejornal da Record TV) revelou que quase 40% dos condutores já foram ameaçados enquanto dirigem. 53% já discutiram com outros, 82% já xingaram e 12% já brigaram fisicamente.

Nesse sentido, podemos afirmar que sua experiência no trânsito depende muito de como você age e reage no volante. Assim, seguir as boas práticas de condução é fundamental.

São os pequenos hábitos que evitam grandes problemas e melhoram a convivência com outros condutores. No entanto, existem muitas orientações que boa parte dos motoristas ainda não aplicam, mas que fazem toda a diferença. Veja abaixo!

7 boas práticas no trânsito pouco utilizadas que melhoram sua experiência de condução

Pessoa dirigindo na chuva mantendo distância segura do carro da frente

1. Manter uma distância maior em congestionamentos

É comum ver os motoristas com seus carros colados uns aos outros. Só que o recomendado é manter uma boa distância para ter um tempo de resposta maior caso algo inesperado aconteça.

Em congestionamentos, a distância tem que ser ainda maior. Dando um pouco mais de espaço do que o habitual, você não vai precisar fazer manobras tão bruscas para evitar a colisão.

Ficar 2 segundos atrás do veículo da frente já é o bastante para reagir sem sustos. Em dias chuvosos, aumente para 4 ou mais segundos. Uma vez que o tempo de frenagem é bem maior quando a pista está molhada.

2. Não fazer ultrapassagens em dias chuvosos

Falando em chuva, há alguns comportamentos que devem ser evitados especificamente na condição climática. É o caso das ultrapassagens. É um hábito comum, mas você precisa evitá-lo a todo custo em dias chuvosos.

Isso porque, é extremamente arriscado. Mesmo para motoristas experientes. A chuva reduz a aderência dos pneus na pista. O que aumenta significativamente as chances de derrapagem.

Em vez de tentar ultrapassar outros veículos, seja paciente, mantenha-se na sua faixa e reduza a velocidade. A pressa para chegar ao destino pode se transformar em um acidente grave de trânsito, colocando várias vidas em risco.

3. Ter cuidado para não se distrair com as músicas

Ouvir músicas ou podcasts enquanto dirige está entre as principais boas práticas no trânsito. Ela ajuda ― e muito ― a diminuir o estresse que ficar um longo período parado no semáforo causa.

No entanto, é importante ter cuidado para que o conteúdo que você está escutando não vire uma distração. Ele deve melhorar seu humor, mas não tirar a atenção do que está acontecendo.

Desse modo, prefira playlists calmas ou podcasts interessantes, que mantenham sua mente engajada sem tirar o foco da direção. Lembre-se de que a segurança deve sempre vir em primeiro lugar.

4. Realizar pequenas pausas em viagens longas

Se você precisar dirigir para muito longe, faça pausas curtas a cada duas horas ou quando sinais de cansaço começarem a aparecer. Bocejos frequentes, dificuldade de concentração, irritabilidade, entre outros.

Embora pareça uma perda de tempo, um intervalo de descanso recupera consideravelmente sua energia. É melhor chegar um pouco mais tarde do que arriscar sua segurança e a dos outros devido ao desgaste físico.

Durante as pausas, estique as pernas e respire ar fresco por alguns minutos. Quando voltar a pôr o pé na entrada, com certeza você se sentirá melhor e a experiência de condução será mais agradável.

5. Usar técnicas de respiração para controlar o estresse

Dirigir em grandes cidades é realmente bem estressante, mas uma das boas práticas no trânsito que ajuda nisso é aprender a controlar sua respiração para manter a calma.

Técnicas simples, como inspirar profundamente pelo nariz e expirar lentamente pela boca, já te deixam um pouco mais relaxado. Vale a pena experimentar. Principalmente quando você está prestes a reagir impulsivamente.

Se você está preso em um engarrafamento ou algum motorista imprudente te corta, por exemplo, não se deixe levar pelo que está sentindo. Respire, recobre a consciência e volte a dirigir normalmente.

6. Planejar rotas com antecedência

Para não se estressar e nem se envolver em acidentes, uma das boas práticas no trânsito é evitá-lo. Isso mesmo. Se possível, faça outro caminho para chegar em seu destino.

Para isso, planeje a rota com antecedência. Use aplicativos, como Waze, para verificar as condições do trânsito antes de sair e não ter que lidar com congestionamentos inesperadamente.

Às vezes, uma rota menos óbvia pode ser mais agradável, mesmo que leve alguns minutos a mais. Além de, no fim das contas, ser mais rápida. Uma vez que você pode ficar preso em engarrafamentos por um bom tempo. 

7. Seguir à risca o cronograma de manutenções preventivas

Certamente, você já ouviu o ditado “é melhor prevenir do que remediar”. Pois bem, a máxima pode ser adaptada perfeitamente para o contexto dos automóveis. É muito mais vantajoso você fazer manutenções preventivas do que corretivas.

Não à toa, as fabricantes colocam um cronograma de manutenções regulares no manual do proprietário. No entanto, a maioria dos condutores brasileiros não a seguem. Sobretudo, porque há uma falta de cultura de prevenção no país.

Isso é bem perigoso para sua segurança no trânsito. Se você não faz revisões, o carro pode dar problema a qualquer momento e provocar acidentes. Seja no câmbio, embreagem, pneus, freios ou motor.

Conclusão

Homem contente mesmo dirigindo em tráfego intenso

Por fim, quanto mais boas práticas no trânsito você aplicar, mais tranquila será sua experiência no volante. Mesmo que tenha que ficar parado por longos períodos, não vai ter dores de cabeça e nem se envolver em acidentes.

Com as ações e reações certas, tudo fica mais leve. Algumas mudanças de hábito parecem simples, mas minimizam quase que totalmente o estresse e o perigo de dirigir nas grandes cidades.

Para manutenções preventivas, conte com a Baianinhos Auto Peças. Somos uma oficina mecânica especializada em conserto de câmbio. Também oferecemos outros serviços relacionados a transmissão do carro, incluindo:

  • embreagem;
  • tração;
  • diferencial;
  • troca de óleo do câmbio.

Temos uma equipe de profissionais altamente qualificada para detectar se há algo errado no seu câmbio com precisão. Além de corrigir qualquer problema eficientemente.

Mora longe de nós? Fique tranquilo. Também enviamos câmbios para todo o Brasil. Inclusive, a Baianinhos trabalha com vendas à base de troca. Negociamos câmbios recondicionados por usados.

Agende uma visita ou entre em contato com a Baianinhos agora mesmo! Será um prazer atendê-lo!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS