Pneu remold: o componente remoldado afeta a segurança?

Cuidado: apesar de ser uma operação de remanufatura sem problemas no Primeiro Mundo, ele foi mal regulamentado no Brasil

O que é um pneu remold

O pneu remoldado é um pneu usado que passa por um processo de reconstrução. A técnica envolve a raspagem das laterais do componentes, e também da banda de rodagem, onde ficam os frisos ou sulcos.

Depois de eliminadas essas estruturas originais, uma nova banda de rodagem é aplicada, e o pneu remold também ganha novas inscrições laterais.

Pneu remold é bom?

Em resumo, não, porque você corre riscos. A rigor, não haveria problema nenhum em utilizar um pneu remold que existe em todo o mundo. Ele custa menos, pois aproveita parte de um pneu usado e até colabora com o meio ambiente, pois o destino das carcaças é problema ecológico no mundo inteiro.

Entretanto, o pneu remoldado é perigoso no Brasil, pois o Inmetro, ineficiente como sempre, foi conivente com as empresas de remoldagem e não exigiu, como em países do Primeiro Mundo, que seja mantido na lateral da carcaça o registro de uma informação da maior relevância para sua segurança. Para fabricar um pneu remold, remove-se toda a camada de borracha e se aproveita apenas a carcaça do usado. Ao contrário do recapado ou recauchutado, no qual se aplica uma nova camada sobre a antiga.

O problema está nesta carcaça. Na Europa, por exemplo, a legislação exige que a operação de remoldagem conserve, na banda lateral, o registro das características originais da carcaça. Mas, no Brasil, o Inmetro (órgão governamental encarregado de certificar componentes de automóveis, entre outros) foi “convencido” pelas fábricas de pneus remold a desprezar essa exigência que onera o processo.

Ora, duas carcaças podem ter mesmas dimensões, receber uma nova camada de borracha e o “novo” pneu ser colocado para rodar num automóvel qualquer. O problema é que o projeto da carcaça considerava a função do veículo a ser equipado com o pneu. Então, ela pode ter sido projetada originalmente para equipar uma picape que suporta maiores pesos na caçamba porém desenvolve menores velocidades.

Ou para um carro esportivo, bem mais leve, mas projetado para andar rapidamente. As medidas externas podem ser as mesmas, mas as características dos pneus são completamente diferentes.

Pneus remold podem parecer iguais e serem diferentes

Então, se a operação de remoldagem no Brasil dispensa – graças a um vacilo do Inmetro – o registro na banda lateral das características originais da carcaça, o consumidor pode estar comprando dois pneus idênticos externamente, mas rigorosamente diferentes em sua estrutura. Uma carcaça pode ter sido projetada para um pneu que equipa uma pequena picape do tipo food truck e a outra para um esportivo de alto desempenho como um Porsche.

Fonte: AutoPapo

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