Como saber quando algo não vai bem no sistema?
Alguns sinais podem indicar que o sistema de embreagem do automóvel está trabalhando com algum problema. Cléber Willian Gomes, professor de Engenharia Automotiva da FEI, diz que um deles é a dificuldade na aceleração.
“Em condições normais, no aumento de rotação do motor e na transmissão adequada, o veículo tem de se movimentar na velocidade compatível”, afirma.
Mas, se a embreagem estiver desgastada, o movimento do carro mostra descompasso com a aceleração exercida e a marcha engatada. Ou seja, há perda de potência.
O professor aponta outros sintomas que evidenciam algo de errado com a embreagem:
- Ruído no engate das marchas
“A dificuldade de trocar as marchas do carro, acompanhada de um ruído, revela que está na hora de substituir a embreagem”, ressalta Gomes.
- Pedal solto
O funcionamento está inadequado quando o motorista pisa no pedal de embreagem e nota que o curso do movimento e o esforço estão menores que o usual.
- Câmbio “arranhando”
Não é normal a transmissão fazer barulho áspero no momento do engate de marchas. O incômodo “arranhão” indica defeitos na embreagem.
- A marcha entra com dificuldade
Em vez de ouvir o barulho, o motorista sente que o câmbio não está encaixando direito, mesmo pisando fundo no pedal de embreagem.
- Pedal baixo
“Fique atento se houver pouco espaço entre o curso do pedal e o assoalho do carro. Se ele não exigir força para ser acionado, é porque o sistema está desregulado”, alerta o professor da FEI.
- Motor quer “morrer”
Se o motor do automóvel ameaça “morrer” quando o motorista começa a soltar o pedal de embreagem, é sinal de que o sistema não está trabalhando nas melhores condições.
- Pedal duro
Pedal da embreagem muito duro não significa, necessariamente, desgaste, mas sim falta de lubrificação nos cabos ou irregularidades no sistema de transmissão de força.
- Trepidações
Trepidações intensas ou leves também indicam alguma anormalidade na embreagem. Elas podem acontecer por vários motivos, como a colocação errada dos discos ou desgaste dos suportes da transmissão.
Gomes adverte que, ao perceber o surgimento de alguns desses sintomas, o motorista deve levar o carro imediatamente para a oficina mecânica de confiança: “A demora poderá agravar o problema e deixar o conserto mais caro”.
Fonte: Estadão