Estes furos no disco de freio foram introduzidos na linha nacional da Volkswagen a partir da terceira geração do Gol
Esses dois furos servem como indicadores de desgaste do disco e foram introduzidos na linha nacional da Volkswagen com a terceira geração do Gol, em 2008.
Quando o primeiro furo sumir, é sinal de que chegou a hora de trocar as pastilhas, enquanto o segundo alerta é o momento da troca do disco.
Vale ressaltar que danos como empenamento (quando o disco sofre um choque térmico, como ao passar por poças d’água após uso intenso) ou danos provocados por pastilhas desgastadas podem antecipar a troca do disco. Enquanto os furos não são tão comuns, a maioria dos modelos possuem um indicador de desgaste das pastilhas, que aciona uma luz-espia no painel.
Um ruído metálico ao frear também pode ser um indicativo de que as pastilhas chegaram ao final de sua vida útil.
Em alguns casos é possível trocar as pastilhas e manter o disco, desde que ainda tenha material de desgaste, esteja dentro da tolerância mínima, e que haja o aval da fabricante (que normalmente exige a retífica do disco) nos manuais de revisão e reparo.
Fazer o contrário, porém, é garantia de prejuízo: pastilhas gastas podem danificar os discos de forma irreversível e aumentar os custos com a manutenção.
Fonte: Quatro Rodas
BAIANINHOS AUTO PEÇAS
Faça uma visita a nossa loja e confira nossos serviços.
Ou entre em contato conosco por aqui