O que desgasta a embreagem e como minimizar o desgaste

 

Aprenda algumas das funções de cada peça do kit de embreagem, o que desgasta a embreagem e como reduzir o desgaste dessa peça!

A embreagem fica entre o motor e a caixa de marchas e ela faz parte de um sistema composto ainda pelo platô e o colar de embreagem (rolamento). A peça realiza a troca de marchas e não deixa o carro “morrer”. Aprenda algumas das funções de cada peça do kit de embreagem, o que desgasta a embreagem e como reduzir o desgaste dessa peça.

O que vem no kit de embreagem?

Nesse kit vem três peças: disco de embreagem, platô e colar de embreagem (rolamento). A peça mais popular do kit, o disco de embreagem está posicionado entre a caixa de câmbio e o motor e tem a função de realizar a troca de marchas. O disco recebe pressão do platô e esse atrito leva ao câmbio a força produzida pelo motor e é isso que permite a troca de marchas de modo confortável e silenciosa.

O platô é outra peça localizada entre a caixa de câmbio e o motor. A função do platô é conectar o disco de embreagem com o volante do motor. Essa conexão é feita pela pressão do platô no disco de embreagem para que este transmita a força produzida pelo motor para as rodas.

Por fim, o colar de embreagem (ou rolamento) empurra o platô para que o platô empurre o disco. É uma peça de tamanho menor que precisa de lubrificação para funcionar corretamente e, consequentemente, não comprometer as demais peças do sistema de embreagem.

O que desgasta a embreagem?

A vida útil da embreagem varia conforme o peso do veículo e hábitos do motorista. Existem três práticas que danificam rapidamente a embreagem: deixar o pé esquerdo no pedal de embreagem, pisar fundo no pedal de embreagem quando o carro estiver parado no sinal vermelho e usar o pedal de embreagem na ladeira.

Outras péssimas práticas como não verificar o nível de lubrificação e deixar quase a zero e também dirigir durante enchentes também prejudicam a embreagem, mais precisamente o colar de embreagem. Confira abaixo 4 dicas para não desgastar a embreagem:

  1. Nunca deixar o pé na embreagem para que o platô fique longe do disco e não provoque lixamento do disco de embreagem;
  2. Acione o freio de mão auxiliar se precisar subir em uma rampa;
  3. Faça a troca de marchas devagar e sem saltos na ordem para não sobrecarregar a embreagem;
  4. Quando estiver parado esperando o farol ficar verde ou no congestionamento, deixe o carro em ponto morto ou puxe o freio de mão.

Fonte: Naccar

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