5 modelos de carro mais vendidos na história do Brasil

Pessoa dirigindo fusca no centro da cidade

Hoje em dia, vários veículos são populares entre os condutores. Mas nem sempre foi assim. Há algumas décadas, determinados modelos de carro eram absolutos por um longo período.

De acordo com dados do Senatran (Secretária Nacional de Trânsito), existem 61,2 milhões de automóveis registrados. Isso equivale a um crescimento de 14% de 2018 até 2023.

Uma grande parte da frota é representada por carros específicos extremamente populares em suas respectivas épocas. Inclusive, a maioria continua circulando nas principais ruas do território nacional.

Apesar de serem modelos de 4, 5 ou até 6 décadas atrás, continuam sendo amados pelo público em geral. Alguns receberam versões atualizadas também. O que aumenta ainda mais o interesse das pessoas em comprá-los.

Entretanto, quais foram os carros mais vendidos da história do Brasil? Que modelos encantaram e encantam os condutores até os dias de hoje? Logo abaixo, listamos as 5 opções mais populares de todos os tempos. Confira!

5 modelos de carro mais populares de todos os tempos no país

Homem feliz dirigindo um dos modelos de carro mais populares

1. Fusca

Não tem como falar do mercado automotivo brasileiro sem citar o Volkswagen Fusca. É um dos modelos de carro mais tradicionais do Brasil e do mundo. Ele marcou época sendo um sucesso absoluto do setor.

O Fusca foi lançado no Brasil em 1959 e logo se tornou um ícone nacional. Ele dominou o mercado. Principalmente, durante as décadas de 60 e 70. Isso porque, tinha simplicidade mecânica, baixo custo e resistência.

Em número de vendas, o veículo teve 1.898.124 saídas no solo brasileiro. A aceitação do Fusca foi tão grande que no fim da década de 90 criaram uma versão mais moderna do modelo, isto é, o New Beetle.

2. Gol

Certamente, o Volkswagen Gol é o carro mais vendido no Brasil em toda a história. Segundo a própria marca alemã, foram 6,5 milhões vendidos no país desde o lançamento em 1980.

Não à toa, o veículo nunca deixou de ser produzido no território nacional até o fim de 2022. Diferente do Fusca que teve sua fabricação interrompida em 1986 e voltou brevemente em 1993.

O Gol liderou as vendas no mercado brasileiro por incríveis 27 anos consecutivos. De 1987 até 2014. Ele teve diversas versões e sempre se destacou por ter preços acessíveis e fácil manutenção.

3. Palio

Para desbancar o reinado do Gol, a Fiat criou o Palio. A rivalidade entre ambas as marcas durou 18 anos. Isso mesmo. Só após quase duas décadas a gigante italiana conseguiu superar os alemães.

De fato, o lançamento do Palio foi em 1996. Só que, o trunfo da Fiat aconteceu com o design moderno de suas variações, como Weekend e Siena. Em 2014, finalmente chegou a hora tão esperada: o Palio virou o modelo mais vendido do ano.

Aproximadamente, o Fiat Palio vendeu 3.834.750 unidades desde o lançamento. Ele foi produzido até 2018. Depois disso, o modelo foi substituído por outro chamado de Argo.

4. Uno

Antes de criar o Palio, a Fiat já tinha outro dos modelos de carro mais vendidos da história: o Fiat Uno. Ele foi o responsável por explodir a marca no território nacional e iniciou a grande rivalidade com a Volkswagen que mencionamos.

Não à toa, o veículo é o segundo com maior número de registros no Brasil. Ficando atrás justamente do Volkswagen Gol. São 4.003.105 de unidades vendidas desde 1984, ano do lançamento.

O custo-benefício do modelo atraiu milhares de condutores. Especialmente, na década de 90. Na disputa com o Gol da Volkswagen, porém, a marca alemã levou a melhor em todas as versões do Fiat Uno.

5. Corsa

Por último, mas não menos importante, temos o Chevrolet Corsa entre os modelos de carro mais vendidos na história do Brasil. Ele esteve entre as preferências nacionais por diversos anos, alcançando 3.114.763 de vendas ao todo.

O veículo foi lançado no país em 1994. Rapidamente, caiu no gosto do público. Uma vez que trouxe uma nova proposta de design. Era mais compacto, arredondado e inovador para a época.

O Chevrolet Corsa despertava o interesse dos jovens principalmente. Sobretudo, porque era acessível e moderno. Ao longo do tempo, o modelo recebeu várias versões diferentes. Entre as principais, destacamos:

  • Classic;
  • G2;
  • Flex.

Conclusão

Concessionária com modelos de carro atuais

Matou a curiosidade? Os modelos de carro citados desempenharam um papel fundamental na evolução do mercado automotivo brasileiro. Eles influenciaram o comportamento do consumidor e definiram tendências de décadas.

Se você tem ou teve algum dos veículos históricos, saiba que fez parte da história. O sucesso do automóvel que você usa ou usou foi determinante para a fabricação de vários outros.

Caso não teve a oportunidade de comprá-los, ainda assim você participou do desenvolvimento da indústria. Muito provavelmente, o carro que você tem hoje foi inspirado em coisas que deram certo nos campeões de vendas.

Gostou deste conteúdo? Veja também: arrumar carro antes de vender vale a pena?

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS