Mitos e verdades sobre amortecedores: quando é preciso fazer a troca?

Essenciais para que o veículo tenha boa dirigibilidade. esses componentes geram muitas dúvidas entre os motoristas

Componentes essenciais para a segurança veicular, os amortecedores têm a função de controlar a ação das molas na suspensão, evitando a oscilação excessiva do veículo e mantendo os pneus sempre em contato com o solo. Por isso, eles são decisivos para manter a estabilidade e a dirigibilidade do veículo em diferentes condições. Porém, o momento de realizar a troca desses itens ainda gera muitas dúvidas. Com base em informações divulgadas pela fabricante de amortecedores Cofap e pelo engenheiro e jornalista Boris Feldman, o AutoPapo enumerou os principais mitos e verdades sobre essa autopeça. Fique atento para não colocar a segurança do seu carro em xeque. Confira:

1. Troca dos amortecedores por similares recondicionados não traz problemas: mito

Em tese, é perfeitamente possível recondicionar um amortecedor. Entretanto, esse procedimento é dispendioso e requer mão de obra especializada, o que geralmente acaba tornando-o financeiramente inviável. Assim, a grande maioria das peças vendidas como recondicionadas, na verdade, são simplesmente usadas. Após descartadas, elas recebem apenas uma pintura nova ou têm o óleo interno substituído.

2. Amortecedores ruins comprometem até a frenagem do veículo: verdade

Sim: em frenagens, o veículo precisa, além de bons pneus e de um sistema de freios em ordem, de amortecedores em plenas condições. Afinal, são esses componentes que asseguram o total contato dos pneumáticos com o solo. O acionamento brusco dos freios provoca grande transferência de peso para o eixo dianteiro. Por isso, se houver algum problema no sistema de suspensão, o motorista pode até perder o controle da direção.

3. Amortecedor em mau estado pode provocar aquaplanagem: verdade

A redução do contato entre os pneus e o solo provocada pelo desgaste dos amortecedores pode potencializar a ocorrência de aquaplanagem. Comum em dias chuvosos, esse fenômeno ocorre quando uma lâmina de água sobre o asfalto provoca perda de aderência. Sem atrito com a pista, o motorista perde totalmente o controle sobre o veículo, o que pode gerar acidentes.

4. Troca dos amortecedores deve ocorrer em quilometragens específicas: mito

Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso. Isso porque a durabilidade deles está condicionada a uma série de fatores, entre os quais o tipo de utilização.

 5. Troca dos amortecedores deve ser feita sempre aos pares: verdade

A recomendação é que a substituição de amortecedores seja feita sempre aos pares, para cada eixo. Isso porque, se um amortecedor novo trabalhar em conjunto com outro usado (mesmo que ainda esteja em condições de uso) no mesmo eixo, poderá haver um desequilíbrio, prejudicando a dirigibilidade.

FONTE: AUTOPAPO

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