Manutenção do câmbio automático: como evitar reparos caros?

Mulher na estrada com problemas no carro por falta de manutenção do câmbio automático

Certamente, o custo elevado da manutenção do câmbio automático é o que mais deixa os condutores com um “pé atrás” quando vão comprar um carro do modelo. Só que, há como deixar o reparo menos pesado para seu bolso.

Carros automáticos já viraram uma escolha popular entre os brasileiros. As vendas de veículos com o tipo de transmissão não param de crescer no país. Inclusive, representa a maior parte das saídas atualmente.

A tendência é que a procura por carros manuais diminua cada vez mais. De acordo com previsões da Bright Consulting, só 5% dos carros vendidos no Brasil vão acompanhar o câmbio tradicional até 2030.

Não é para menos. Os modelos automáticos se sobressaem em diversos sentidos em relação aos manuais. Conforto, praticidade, segurança, acessibilidade, entre outras vantagens.

Entretanto, existe um ponto negativo: a manutenção do câmbio automático. Devido a complexidade do sistema, qualquer problema pode ser bem caro. Por sorte, alguns cuidados amenizam os gastos para manter o conjunto em perfeitas condições.

Tenha uma excelente leitura!

7 cuidados para evitar um alto custo de manutenção do câmbio automático

Homem colocando alavanca do câmbio automático no drive para começar a dirigir

Os câmbios automáticos tem uma construção muito mais complexa no comparativo das opções manuais. São múltiplos componentes mecânicos, eletrônicos e hidráulicos no conjunto.

As peças ainda são altamente tecnológicas, isto é, de última geração. Assim, são difíceis de encontrar e instalar no automóvel. Tudo isso faz o custo de manutenção do câmbio automático ser elevado.

É verdade que a necessidade de reparo é menos frequente, pois as peças são mais resistentes ao desgaste. Quando dá problema, porém, o condutor precisa desembolsar uma quantia relativamente alta para resolvê-lo.

Para evitar reparos dispendiosos demais na manutenção do câmbio automático, ter cuidados preventivos faz toda a diferença. Logo abaixo, listamos as boas práticas para você sempre pagar um preço justo.

1. Troque o óleo periodicamente

O óleo do câmbio automático pode se desgastar por conta de calor, pressão ou contaminação, por exemplo. Por isso, você deve trocá-lo periodicamente para garantir o funcionamento adequado das peças.

Ele é o responsável por manter as engrenagens do conjunto devidamente lubrificadas. Se não for substituído, perde suas propriedades e aumenta o atrito e desgaste do câmbio.

Em média, recomenda-se efetuar a troca do fluido a cada 70 mil km rodados. De qualquer forma, vale a pena revisar sua qualidade e volume nas revisões de 10 mil km.

2. Evite arrancadas bruscas ou trocas de marchas repentinas

O estilo de condução que você usa influencia diretamente no custo da manutenção do câmbio automático. Quanto mais suave for, melhor. Isso porque, movimentos agressivos podem acelerar o desgaste dos componentes do conjunto.

Arrancadas bruscas ou trocas de marchas repentinas, são exemplos disso. Ambas as práticas colocam uma pressão muito além do normal em todo o sistema de transmissão.

Desse modo, procure acelerar seu carro automático gradualmente para que as peças funcionem sem estresse algum durante o trajeto. Com isso, você prolonga a vida útil do câmbio.

3. Não engate a ré com o carro em movimento

Ainda sobre movimentos agressivos durante a condução, não engate a ré com o carro em movimento. Manobrar o veículo apressadamente pode ser bastante prejudicial à transmissão.

Embora seja uma prática comum, o tranco causado por esse hábito danifica progressivamente as engrenagens do conjunto. O que, depois de um tempo, pode levar a problemas caros de resolver.

Em função disso, sempre pare completamente o carro antes de mudar para a marcha ré. Se ainda estiver se movimentando para frente no momento da troca, as dores de cabeça futuras serão inevitáveis.

4. Não dirija na “banguela”

Há quem acredite que andar com o carro automático na posição “N” (Neutro) economiza combustível. Além de não funcionar, a prática aumenta o consumo. Ou seja, gera o efeito contrário do esperado.

Para piorar, dirigir na “banguela” aumenta o risco de danos em diferentes componentes da transmissão. Sobretudo, porque você vai alternar entre as posições “N” e “D” com o carro em movimento.

Mas não é só isso. O hábito também compromete a segurança do veículo. O sistema de freios fica tão sobrecarregado que pode superaquecer, perder eficiência e apresentar falhas em momentos críticos.

5. Não exceda o limite de carga

Para não ter que pagar caro na manutenção do câmbio automático, evite exceder o limite de carga do veículo. Andar com peso acima da capacidade do automóvel aumenta significativamente a pressão no conjunto.

Sendo assim, consulte o manual do proprietário e respeite o limite estabelecido pela fabricante. Caso contrário, as peças do sistema de transmissão podem superaquecer e gerar reparos caros lá na frente.

6. Faça manutenções preventivas

Entre os principais cuidados para não precisar gastar tanto na manutenção do câmbio automático, também está a realização de manutenções preventivas. Vá a uma oficina mecânica de confiança regularmente para checar as peças do conjunto.

Muitas vezes, os mecanismos encontram problemas que ainda estão em potencial no veículo. Ou seja, que não são evidentes para o condutor. Assim, você consegue “cortar o mal pela raiz” e impedir o surgimento de situações piores no futuro.

7. Fique atento aos sinais

O carro sempre indica que algo não está funcionando bem. Nesse sentido, fique atento aos sinais que o veículo está te dando referente a necessidade de manutenção do câmbio automático.

Por exemplo, não é comum que o automóvel faça barulhos estranhos, apresente trepidações ou tenha vazamento de óleo. Caso isso aconteça, leve-o a uma oficina mecânica o mais rápido possível.

Conclusão

Homem feliz dirigindo carro automático com câmbio em perfeitas condições

Por fim, para evitar uma manutenção do câmbio automático cara, você deve se antecipar aos problemas. Ou seja, ter bons hábitos de condução e realizar as manutenções preventivas necessárias.

Devido à complexidade do sistema, o custo operacional dos modelos automáticos já é maior do que dos manuais. Então, todo cuidado é pouco para o carro não pesar além da conta no seu bolso.

A Baianinhos Auto Peças pode te ajudar a preservar o câmbio automático nas condições ideais. Somos especializados na manutenção preventiva e corretiva do conjunto.

Temos conhecimento, estrutura e ferramentas para avaliar o estado do seu câmbio, identificar problemas e consertá-los eficientemente. Mora longe da gente? Não se preocupe. Também disponibilizamos câmbios com entrega para todo o Brasil.

A propósito, trabalhamos com vendas à base de troca. Ou seja, negociamos câmbios recondicionados por usados. Com isso, você tem múltiplas alternativas para cuidar do seu câmbio automático na Baianinhos. Fale com a gente!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS