Freio de mão: como usá-lo corretamente na condução do carro?

Homem acionando freio de mão do carro para estacioná-lo

Poucos condutores se lembram ou dão a devida atenção para o freio de mão. Só que, o item tem um papel importante para manter o carro seguro e longe de problemas de performance.

Resumidamente, o sistema de frenagem trabalha especificamente para deixar o veículo imóvel quando está estacionado em algum lugar. Seja em linha reta, subidas ou descidas.

O mecanismo pressiona o conjunto de freio comum contra as rodas traseiras do automóvel. Com isso, consegue fazê-lo permanecer inteiramente parado no lugar onde você o colocou.

No entanto, vários condutores não usam o freio de mão da forma correta. Assim, desgastam o sistema desnecessariamente e geram problemas de performance gerais. Para piorar, correm o risco de até mesmo provocar acidentes na estrada.

Ou seja, não fazem ideia de como funciona exatamente o item de segurança ou quais são as boas práticas que devem seguir na condução do carro para evitar dores de cabeça. Saiba mais!

Para que o freio de mão serve? Como funciona?

Mulher sorrindo prestes a ligar o carro e liberar o freio de mão para ir ao seu destino

Freio de mão ou freio de estacionamento é o responsável por travar o carro no mesmo lugar enquanto não está em movimento. Ainda que for empurrado ou estiver em uma ladeira, o veículo não se move nem por um centímetro.

Ele usa cabos de aço para gerar e transmitir força para o conjunto de freio comum. Então, cria atrito com as rodas traseiras e mantém o automóvel totalmente parado.

Dessa forma, o freio de mão é um item de segurança indispensável. Ele impede que o carro saia do lugar e provoque colisões ou acidentes no local após ser estacionado.

Geralmente, o sistema está próximo das funções centrais do veículo, mais precisamente entre os bancos dianteiros. Sendo possível acioná-lo com uma alavanca.

Quando você puxa o freio para cima, interrompe o funcionamento das rodas traseiras imediatamente. Agora, se você colocá-los para baixo, libera as duas rodas para voltar a operar como antes.

Parece simples, não é? Contudo, grande parte dos condutores cometem erros na hora de usar o freio de mão. Sobretudo, porque não receberam o direcionamento certo.

Mesmo quem dirige há um bom tempo tem dificuldades para entender completamente o funcionamento de um carro. Afinal, o veículo é composto por uma ampla variedade de peças.

Nesse sentido, ainda há muitos que desconhecem como ou quando deve acionar o mecanismo. Até porque, você não usa a alavanca do freio de mão com tanta frequência quanto câmbio ou embreagem, por exemplo.

Principais erros cometidos pelos condutores quando usam o freio de mão

Mulher soltando o freio de mão do carro para voltar para a estrada

Mas então, quais são os erros que os condutores costumam cometer em relação ao freio de mão? Logo abaixo, listamos os principais e suas respectivas consequências.

Não aplicar força suficiente para acioná-lo

Primeiramente, um dos erros mais comuns no uso do freio de mão acontece quando o condutor não aplica força suficiente para acioná-lo ao estacionar o carro.

O ideal é que, o mecanismo seja puxado com firmeza. Caso contrário, o engate para travar as rodas traseiras pode não ser total. Ou seja, há risco do veículo começar a andar sozinho.

Se você estiver estacionado em uma ladeira, o automóvel tem grandes chances de descer a toda velocidade e provocar acidentes graves com construções, outros carros ou pedestres.

Movimentar o carro com o sistema engatado

Às vezes, condutores se esquecem de soltar o freio de mão quando vão começar a dirigir. Na maioria dos casos, é uma simples desatenção. Porém, o erro é capaz de prejudicar demasiadamente não só o sistema, mas também o veículo em geral.

Isso porque, o mecanismo fica muito sobrecarregado. Ele pode superaquecer e ter desgaste prematuro. Consequentemente, a condição danifica várias outras partes do carro.

Então, tenha sempre o cuidado de desengatar o freio antes de movimentar o carro. Andar com o freio de mão puxado encurta a vida útil do sistema e gera um alto custo de manutenção.

Não liberar o freio de mão corretamente

Ainda sobre o freio engatado, um dos principais equívocos dos condutores é não liberá-lo por completo. Neste caso, a pessoa até lembra de soltar o mecanismo, só que não faz a ação corretamente.

Quando está parcialmente engatado, o freio também começa a se desgastar rapidamente. Uma vez que, o atrito entre o sistema de frenagem comum e as rodas é constante e intenso.

Dessa maneira, a performance do freio de mão é comprometida. Ele pode apresentar falhas críticas e provocar acidentes, pois chega no fim da vida útil bem antes do esperado.

Andar com o mecanismo desgastado

O desgaste do freio de mão é natural. A pressão entre as peças gera calor e as danifica gradativamente. Alguns erros, porém, podem acelerar o processo, como movimentar o carro com o sistema parcial ou inteiramente engatado.

De qualquer forma, é bastante perigoso andar com o freio de mão desgastado. O mecanismo não só pode apresentar falhas de funcionamento, mas prejudicar outras partes do veículo.

Com isso, o risco de colisões ou acidentes só aumenta. O recomendado é ir até uma oficina mecânica de confiança periodicamente para avaliar o freio e manter o automóvel seguro na estrada.

É correto usar a embreagem para parar o carro em vez do freio de mão?

Homem parando carro em ladeira para conversar com alguém

Entre os principais erros dos condutores em relação ao freio de mão, existe um que merece destaque: usar a embreagem para parar o carro no lugar do mecanismo.

Quando precisam parar o carro temporariamente em ladeiras, vários motoristas pisam na embreagem para deixar o carro imóvel em vez de puxarem o freio de estacionamento.

Além de não ser correta, a prática é extremamente nociva para o desempenho geral do veículo. Primeiro, porque o sistema embreagem não é projetado para a função.

Ela serve essencialmente para conectar e desconectar o motor da transmissão do automóvel. Sendo assim, possibilita a troca de marcha mais apropriada para o momento.

Se você usar a embreagem para parar o carro em subidas ou descidas, a pressão entre as engrenagens será maior do que o normal. O que acelera o desgaste e aumenta significativamente as chances de falhas

Mas não é só isso. Trocar freio de mão por embreagem pode prejudicar o restante do sistema de transmissão, a exemplo da caixa de câmbio ou diferencial. Então, gerar problemas ainda maiores.

Freio de mão: use-o corretamente e evite problemas maiores no veículo

Por fim, o freio de mão é um item que, apesar de não ser tão considerado entre os condutores, faz toda a diferença para proteger o carro de problemas maiores na estrada.

Ele segura o carro por meio de cabos de aço que pressionam o conjunto de frenagem comum contra as rodas traseiras. Em função disso, impede que o veículo se movimente quando estacionado.

Entretanto, é preciso usá-lo corretamente. Um ou outro erro no acionamento do mecanismo é capaz de transformá-lo em um grande vilão. Além da peça perder eficiência, diversas outras partes do automóvel podem ser comprometidas.

O sistema de transmissão, por exemplo, é um dos mais prejudicados. Afinal, parar o carro com a embreagem em vez do freio em ladeiras é uma prática comum entre os condutores.

Portanto, se não manusear o freio de mão com cuidado, você corre sérios riscos de provocar colisões ou acidentes graves na estrada. Ou seja, a vida de todos entra em jogo.

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