Erros cometidos com carros automáticos: como evitá-los

Aprender a dirigir um carro automático é muito fácil, seja ele totalmente automático ou automatizado (veja a diferença). Nos dois casos, os comandos são bem simples, porém exigem muita atenção do motorista… afinal, você está colocando uma tonelada de peças em movimento.

 

Acidentes com carros automáticos ocorrem porque, pela praticidade em dirigi-los, as pessoas acabam negligenciando algumas etapas de segurança.

 

A mais importante delas: é preciso ter a certeza de que selecionou a opção certa. Não basta apenas olhar para alavanca: confirme a posição selecionada no visor luminoso do painel.

Alguns câmbios automatizados não possuem um engate muito preciso, o que pode gerar equívocos: muitas vezes, a marcha permanece no Neutro e o motorista acaba acelerando e o carro não sai do lugar. Outras vezes, acaba até se movimentando no sentido contrário, devido à inclinação do terreno.

 

Em outras situações, os motoristas acham que o câmbio está no Neutro, mas ele continua engatado no D ou no R, e o carro pode rodar.

Por isso, além de redobrar a checagem da marcha engatada ANTES de pisar no acelerador, tome cuidado antes de sair do carro ou de que alguma pessoa desça.

Toda vez que estacionar o veículo, pise no pedal do freio, coloque na posição N, acione o freio de mão e, em seguida coloque na posição P – certificando-se de que foi corretamente selecionada.

A maioria dos carros automáticos possui um alerta para quando o carro estaciona e não está na posição P. Em modelos mais antigos, não é possível tirar a chave do contato se o carro não estiver em P. Os mais modernos têm tecnologia que o coloca automaticamente nessa posição. Mas é sempre bom conferir…

Outros erros comuns
Em movimento, nada de colocar o carro na posição N, para economizar combustível. Além de o carro ficar solto, você poderá danificar o câmbio por falta de lubrificação.

E somente mude o sentido de direção (frente/ré) com o carro parado.

 

Saiba mais sobre cada comando
No carro com câmbio automático e no automatizado, a alavanca possui nomenclaturas semelhantes:

P- PARKING (estacionamento): é a posição utilizada quando o carro está estacionado. Nela, o câmbio trava as rodas, ou seja, o carro não se movimenta, nem para frente nem para trás, mesmo que o motor permaneça em funcionamento e mesmo que você pressione o acelerador.

N – NEUTRO: também é uma posição em que o carro não se movimenta, mesmo ligado e acelerando, porém as rodas NÃO ficam travadas. Se você colocar no N e a rua tiver alguma inclinação, o carro se movimentará, exigindo que sempre que você utilize o freio de pé ou de mão.

D – DRIVE: é que exige maior atenção, pois, assim que você coloca a alavanca nessa posição, o veículo começará a se deslocar para frente. Portanto, é imprescindível que, antes de colocar a alavanca na posição D, você esteja com o pé no pedal de freio.

R – RÉ: assim como na posição D, antes de engatar a ré é preciso pressionar o pedal do freio, caso contrário o carro se movimentará para trás mesmo que você não acelere.

1 e 2: essas posições são utilizadas nos câmbios totalmente automáticos quando é necessário utilizar a força do motor, para uma subida íngreme, por exemplo. Se a alavanca estiver na posição 1, ele não mudará de marcha mesmo que você aumente muito a rotação acelerando. 

Na posição 2, o câmbio ficará entre a posição 1 e 2, sem ir para terceira marcha. Esta posição é muito utilizada como freio motor em descidas de serra, pois o motorista consegue segurar um pouco o veículo sem ter que pressionar o freio constantemente, evitando o superaquecimento dos discos e das pastilhas do freio.

Passo a passo
Vai experimentar um carro automático pela 1ª vez? Veja abaixo um passo a passo. Como você não está habituado, procure fazê-lo somente em locais pouco movimentados até você estar totalmente adaptado.

1) Segurança em 1º lugar: entre no carro e coloque o cinto; leia novamente as posições acima, caso ainda não tenha decorado.

2) Antes de dar a partida: certifique-se que a alavanca está na posição P (o motor somente funcionará no P ou no N). Pise no pedal de freio e ligue o carro.

3) Adeus, perna esquerda: no carro automático ou automatizado, use apenas o pé direito. Para quem dirigiu carros com câmbio mecânico por muitos anos, aqui vai uma dica legal: dobre a perna esquerda até que você encoste a batata da perna no banco. Mantenha a perna esquerda dobrada durante todo o percurso, isso evitará que você tenha o movimento automático de pisar na “embreagem”.

 

Este problema acontece com frequência e poderá causar um acidente. As pessoas, instintivamente, acabam por pisar no freio como se fossem acionar a embreagem: como esse pedal não existe no carro automático, a confusão acaba gerando uma freada brusca e uma possível cabeçada no para-brisas.

 

4) Ao sair: agora que o carro está ligado, a perna esquerda dobrada e o pé direito no freio, coloque no D ou R, de acordo com sua necessidade de movimentação.

Lembre-se de que, para manobras, não será necessário pisar no acelerador: o simples fato de engatar o D ou o R será suficiente para o veículo se movimentar, bastar você controlar a pressão no pedal do freio.

5)  Esqueça o câmbio: uma vez em movimento na posição D, você pode “esquecer” do câmbio, controlando a velocidade do veículo apenas acelerando e freando de acordo com o pé direito.

 

Fonte: G1.GLOBO

 

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