Está com a embreagem fazendo barulho quando pisa ou solta? Talvez seja um sinal que algo não está funcionando bem em um ou mais componentes do dispositivo mecânico do carro.
Se você já dirige há algum tempo, sabe que todo o cuidado é pouco com a condição de diferentes peças do veículo. Afinal, a qualquer momento podem apresentar problemas e oferecer riscos significativos de segurança.
Porém, um dispositivo mecânico do automóvel requer uma atenção especial, isto é, a embreagem. Sobretudo, porque seus componentes estão em fricção constantemente para fornecer total controle de velocidade ao condutor.
Em outras palavras, a embreagem é uma peça que se desgasta progressivamente ao longo do tempo. Ainda mais quando o condutor não segue à risca as boas práticas de direção.
Em determinado momento, o desgaste começa a gerar barulhos no pisar e soltar da embreagem. Com isso, você tem que passar o carro por uma avaliação para identificar e reparar o problema, caso for necessário. Saiba mais!
Como funciona o sistema de embreagem?
Em resumo, a embreagem é um dispositivo formado por três componentes fundamentais: disco, rolamento e platô. Ela fica entre o motor e a caixa de câmbio manual, pois serve justamente para conectar ambos.
O sistema de embreagem cria um atrito constante responsável por conectar e desconectar o motor da transmissão do veículo. Assim, o condutor é capaz de ter total controle sobre a potência da força motriz do carro e movê-lo com eficiência.
Quando você pisa na embreagem, o garfo de liberação recebe o movimento e passa a pressionar a mola membrana do platô. Então, o disco é liberado para interromper a conexão entre motor e transmissão.
Desse modo, você coloca o veículo no estado ideal para troca de marchas, desaceleração, parada ou partida. Ou seja, usa a potência do motor do automóvel eficientemente de acordo com o contexto.
Quais são as principais causas da embreagem fazendo barulho?
Entretanto, a fricção contínua necessária dos componentes da embreagem para conectar e desconectar o motor da transmissão fazem o dispositivo mecânico se desgastar pouco a pouco.
Por sorte, o próprio carro dá sinais que alertam os condutores sobre algum possível problema de funcionamento em suas peças de controle, a exemplo da embreagem fazendo barulho.
Além do desgaste natural, porém, existem outras causas que fazem um ou mais componentes do sistema de embreagem do automóvel se deteriorarem. Entre os quais, destacamos:
Hábitos do condutor
Primeiramente, uma das coisas que mais aceleram o desgaste da embreagem são os maus hábitos do condutor. Há uma série de práticas que aumentam o atrito e o calor gerado no dispositivo mecânico, como:
- arrancadas bruscas: sair com a segunda marcha ou acelerar o carro abruptamente enquanto dirige intensifica o desgaste dos componentes da embreagem;
- frear com a embreagem: usar o dispositivo mecânico para desacelerar ou frear de uma vez o veículo deixa seus componentes demasiadamente quentes e reduz o tempo de vida útil;
- dirigir com a embreagem parcialmente pressionada: manter o pedal pressionado quando está no semáforo, por exemplo, cria atrito desnecessário e deteriora o dispositivo mais rapidamente;
- usar marcha inapropriada à velocidade: andar com marcha alta em baixa velocidade gera uma desproporção capaz de danificar significativamente os componentes do sistema de embreagem do carro.
Desregulagem da peça
A embreagem fazendo barulho também pode estar associada a uma desregulagem do dispositivo mecânico que apressou seu processo de desgaste natural
Às vezes, a peça não foi devidamente ajustada durante a instalação ou manutenção do veículo. Assim, o pedal ficou em uma posição um pouco mais alta do que o normal.
Isso já é o bastante para aumentar demasiadamente o desgaste dos componentes do sistema de embreagem e tornar o reparo emergente para o condutor.
Peso do veículo
Usar o carro com excesso de peso ou reboques pesados frequentemente coloca uma carga adicional na embreagem, levando a um desgaste mais rápido de seus componentes.
O peso adicional exige mais esforço da embreagem para transferir a potência do motor para a transmissão. Dessa forma, disco, rolamento e platô se deterioram e apresentam problemas muito mais cedo do que o normal.
Quilometragem elevada
Se o veículo está com a embreagem fazendo barulho, o tempo de uso do dispositivo mecânico pode ser uma das causas relacionadas com o sinal de desgaste.
Em média, a peça funciona adequadamente entre 80 mil e 100 mil quilômetros rodados. A vida útil varia de acordo com o modelo do automóvel. Porém, você pode encontrar a informação facilmente no manual do fabricante.
Quando a quilometragem está elevada demais, o indicativo de desgaste da embreagem significa que os componentes do sistema precisam ser substituídos o mais depressa possível.
Condições de trânsito
Entre as causas da embreagem fazendo barulho, ainda está as condições de trânsito que o condutor enfrenta normalmente para ir trabalhar, estudar ou passear, por exemplo.
Em congestionamentos, você tem que acionar a embreagem repetidamente para acelerar e desacelerar o veículo. Com isso, você intensifica o desgaste dos componentes do dispositivo mecânico.
Identificando o problema por trás da embreagem fazendo barulho
Na maioria das vezes, a embreagem fazendo barulho não resulta em um problema generalizado no dispositivo mecânico. Ou seja, talvez apenas um ou outro componente precise de reparo.
A propósito, você mesmo pode identificar o que está acontecendo, sabia? Existem alguns testes simples que te ajudam a entender os motivos por trás da embreagem fazendo barulho. Veja abaixo!
Transmissão
O primeiro teste serve para ver se há algo errado com a transmissão da embreagem. Antes de mais nada, ligue a ignição, ative o freio de mão e deixe o carro em ponto morto.
Mantenha o motor ligado, mas não acione o acelerador ou a embreagem. Então, fique em silêncio e tente escutar algum ruído semelhante a um grunhido relativamente suave.
Ouviu algo? Provavelmente, há um problema na transmissão do sistema de embreagem do carro. Caso não tenha notado nenhum barulho incomum, siga para o próximo teste.
Liberação
Para descobrir o que está por trás da embreagem fazendo barulho, pise na embreagem parcialmente ― sem colocar o carro em marcha ainda ― e preste atenção se o movimento vem acompanhado de algum som.
Caso o dispositivo mecânico faça um ruído agudo, talvez exista algum problema na liberação e, consequentemente, nas molas de membrana do platô. Não ouviu nada? Então, faça o teste a seguir.
Rolamento ou bucha
Em vez de pisar na embreagem parcialmente, pressione o pedal do dispositivo mecânico até o final. Assim, fique atento a emissão de um ruído estranho parecido com o som de um grilo.
Notou o ruído? Possivelmente, a embreagem fazendo barulho está atrelada a um problema no rolamento ou bucha. Se você não escutou nada em nenhum dos testes, porém, não há nenhuma anomalia no dispositivo mecânico.
A importância de levar o veículo a uma oficina mecânica depressa
Independente do “diagnóstico” que você chegar, jamais ignore a embreagem fazendo barulho. Isso porque, o desgaste dos componentes do dispositivo mecânico podem virar uma grande dor de cabeça se não forem reparados.
Por exemplo, o problema existente no sistema de embreagem do seu carro tende a crescer cada vez mais com o passar do tempo. Dessa maneira, o custo de manutenção da peça aumenta consideravelmente.
Além disso, não dar a devida atenção à embreagem fazendo barulho promove o risco de falhas inesperadas enquanto você dirige. O sistema pode parar de funcionar e tornar o carro inoperável.
Sendo assim, você talvez tenha que passar um bom tempo parado na estrada até que o guincho chegue para rebocar o automóvel e deixá-lo em sua casa ou oficina mecânica.
Para piorar, a embreagem fazendo barulho é capaz de causar acidentes. Em estradas com tráfego intenso, você pode perder o controle de velocidade do veículo e colocar a vida dos envolvidos em perigo.
Portanto, percebeu algo estranho na embreagem? Leve o carro a uma oficina mecânica qualificada o mais rápido possível. A segurança de várias vidas e famílias estão em jogo.
Como prevenir o desgaste da embreagem do carro?
Apesar do desgaste da embreagem ser algo natural, é possível impedir que o dispositivo mecânico se deteriore rapidamente. Ou seja, você pode prolongar a vida útil dos componentes do sistema. Como? Evitando as seguintes práticas:
- arrancar bruscamente;
- levar peso em excesso frequentemente;
- andar com marcha alta em baixa velocidade;
- manter o pé na embreagem sem necessidade;
- usar a embreagem como freio.
Mas não é só isso. Certamente, a melhor forma de prevenir o desgaste acelerado da embreagem e problemas maiores é passar o carro por manutenções preventivas periodicamente.
Desse modo, você troca o fluído, faz ajustes necessários e checa o estado dos componentes fundamentais da peça, por exemplo. Em outras palavras, você se antecipa a qualquer condição de risco associada a deterioração da embreagem.
Embreagem fazendo barulho: não ignore esse sinal!
Por fim, a embreagem fazendo barulho é um indicativo importante do desgaste natural ou acelerado de componentes fundamentais do dispositivo mecânico. Ou seja, os sons incomuns sinalizam a necessidade iminente de reparar a peça.
Quando ignorado, um problema específico pode virar uma grande dor de cabeça para o condutor. Várias partes do sistema de embreagem, transmissão e motor do veículo podem sofrer danos e aumentar bastante os custos de manutenção.
Da mesma forma, há o risco de falhas inesperadas acontecerem e deixá-lo horas parado na estrada. Assim como, provocar acidentes em pistas altamente movimentadas.
Por isso, leve seu veículo o quanto antes a uma oficina mecânica assim que notar qualquer sinal de desgaste em um ou mais componentes da embreagem. Então, evite problemas maiores associados com o sistema.
Gostou deste conteúdo? Veja também: o que fazer quando a embreagem do carro está dura!