Dirigir na chuva: 7 dicas para ter segurança em pistas molhadas

Carro em pista molhada com chuva

De fato, dirigir na chuva é perigoso. Quando estão molhadas, as pistas ficam escorregadias e a visibilidade também não é nada boa. Assim, todo o cuidado é pouco para evitar acidentes.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo, o tempo chuvoso exerce uma grande influência na ocorrência de acidentes no Estado. Há um aumento de 61,7% em relação aos dias nublados ou ensolarados.

Desse modo, a atenção dos condutores tem que ser redobrada para garantir a segurança tanto dos ocupantes quanto dos demais na estrada ― outros veículos e pedestres.

A boa notícia é que é possível evitar qualquer risco dirigindo na chuva. Existem boas práticas que te ajudam a contornar os desafios de andar na condição climática e chegar ao seu destino tranquilamente.

Logo abaixo, listamos as precauções que você deve tomar em dias chuvosos. Ficar atento a alguns detalhes específicos faz toda a diferença para que você não se envolva em nenhuma colisão. Confira!

7 dicas para ter total segurança ao dirigir na chuva

Visão de condutor dirigindo em dia chuvoso

1. Mantenha distância do carro que está na frente

Com a pista molhada, o tempo de frenagem do carro aumenta significativamente. Ou seja, o intervalo até que você consiga parar o carro totalmente após acionar o freio é bem maior.

Nesse sentido, mantenha uma boa distância do veículo que está na frente. Sobretudo, quando o tráfego está intenso. Se por algum motivo o outro motorista fizer uma parada inesperada, você vai conseguir evitar a colisão.

A ideia é que você esteja 4 ou mais segundos atrás do carro à frente. Para efeito de comparação, seria um espaço do tamanho de 2 carros. Dessa forma, você tem capacidade de reação suficiente para frear.

2. Não faça ultrapassagens

Dirigir na chuva implica em baixa estabilidade do carro e baixa visibilidade da estrada. Por isso, evite ao máximo fazer ultrapassagens. É uma manobra extremamente arriscada na condição climática.

Isso porque, você precisa acelerar bastante para ultrapassar. O que multiplica as chances de acidentes com a pista molhada. Então, é melhor ter paciência ao volante do que tomar a frente de outros motoristas.

Só ultrapasse quando for necessário ou estiver 100% confiante na manobra. Caso contrário, você só vai estar colocando várias vidas em risco ao fazer essa escolha. É realmente perigoso.

3. Utilize faróis baixos

Dirigir na chuva já é complicado. À noite então, a cautela do condutor tem que ser ainda maior. Uma vez que a visibilidade da estrada fica ainda mais prejudicada quando está escuro.

A iluminação dos faróis serve justamente para isso. No entanto, nada de faróis altos durante a chuva. Em vez de ajudar, farois altos atrapalham. A luz reflete nas gotas e prejudica seu campo de visão.

A propósito, usar faróis baixos ao dirigir na chuva é obrigatório por Lei. Além de ofuscar sua visão, farois altos comprometem os outros motoristas. Eles não conseguem identificar seu veículo muito bem.

4. Evite frear bruscamente

Entre as dicas para ter total segurança dirigindo na chuva, também está evitar frenagens bruscas. O carro corre o risco de pode derrapar na pista molhada, pois está escorregadia.

O ideal é que você sempre reduza a velocidade gradualmente na condição climática. Aliás, a velocidade do veículo já tem que estar baixa. Em chuvas moderadas, você tem que estar no máximo em 80% do permitido na via, por exemplo.

Se a chuva estiver muito intensa, ande ainda mais devagar com o automóvel. Com isso, não haverá necessidade de frear repentinamente ou fazer qualquer outro movimento brusco perigoso.

5. Desembace os vidros corretamente

Além das outras situações, a chuva ainda embaça os vidros. O que afeta diretamente a visibilidade do condutor. Mas há como mantê-los claros com duas dicas apenas.

Primeiramente, ligue o ar-condicionado do veículo e coloque-o na temperatura mais fria e na maior velocidade. Então, direcione o jato para a saída do para-brisa. Assim, você elimina a umidade.

Além disso, passe uma flanela seca no vidro se precisar. Usar as mãos está longe de ser uma boa ideia, pois a gordura da pele vai sujá-lo ainda mais em de limpar. Então, deixe uma flanela no carro para usar quando estiver chovendo.

6. Fique calmo em aquaplanagens

Em chuvas intensas, podem acontecer do veículo aquaplanar, isto é, perder contato com o solo devido à camada de água. Se isso acontecer, mantenha a calma para recuperar o total controle do automóvel.

Devido a grande quantidade de água na pista, o pneu não consegue drená-la com eficiência. O que cria lâminas de água na pista e deixa o carro como que flutuando momentaneamente.

Nesta situação, segure as duas mãos firmes no volante, tire o pé do acelerador e espere o veículo entrar em contato com o solo novamente e recuperar aderência. Qualquer movimento brusco é bem perigoso aqui.

7. Escolha o melhor trajeto

Nos dias chuvosos, saber antecipadamente o caminho que você vai percorrer ajuda a evitar áreas propensas a criar lâminas de água alagadas. O que reduz o risco de aquaplanagens acontecerem.

Dessa forma, use algum aplicativo que informe as condições de diferentes pontos do trajeto. Se necessário, faça rotas mais longas para chegar ao seu destino em total segurança.

Bônus: realize as manutenções preventivas do carro para dirigir na chuva com segurança

Mulher tranquila ao dirigir na chuva após aplicar boas práticas da condição climática

Pensa que acabou? Ainda temos outra dica para você dirigir na chuva sem uma preocupação excessiva quanto à segurança: seguir o cronograma de manutenções preventivas do seu carro.

O mau estado de diversas peças pode trazer riscos na condição climática. Embreagem, câmbio, diferencial, tração, entre outras. Assim, você deve levar o veículo na oficina periodicamente.

Mesmo que ainda não exista nenhum problema evidente nos conjuntos, é bom agendar visitas preventivas para evitar dores de cabeça maiores. No caso, é um cuidado essencial para minimizar as chances de acidentes na estrada.

A Baianinhos Auto Peças é especializada no conserto de câmbios manuais e automáticos. Além de oferecer outros serviços associados ao sistema de transmissão do automóvel.

Trabalhamos com uma equipe de profissionais altamente qualificada para detectar problemas no seu câmbio com precisão e corrigi-los eficientemente. Mora longe de nós? Fique tranquilo. Também enviamos câmbios para todo o Brasil.

Inclusive, a Baianinhos trabalha com vendas à base de troca. Negociamos câmbios recondicionados por usados. Entre em contato com a gente agora mesmo e saiba mais!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS