7 erros que podem desvalorizar seu carro para revenda

Condutor entregando chave do carro após vendê-lo para outro

Está pensando em revender o veículo para pegar um novo daqui um tempo? Se sim, tenha cuidado com os erros que podem desvalorizar seu carro e te obrigar a aceitar uma proposta abaixo do que o veículo realmente vale.

De acordo com dados da Fenauto, as vendas de veículos seminovos não param de crescer no Brasil. Só em Janeiro de 2024, 766 mil unidades foram comercializadas no país. Isso equivale a um aumento de 14% comparado ao mesmo mês do ano anterior.

Um dos motivos do mercado de usados está em alta é por conta do aumento dos preços dos automóveis novos. No momento, compensa muito mais adquirir um carro seminovo do que um 0 km para a maior parte dos brasileiros.

Desse modo, existe uma grande demanda por bons modelos seminovos. Então, se você quer vender seu carro atual e usar o valor para dar entrada em um novo, a hora é agora.

Para evitar uma surpresa desagradável na revenda, porém, é preciso garantir que o veículo esteja em bom estado. Como? Ficando atento aos erros que podem desvalorizar seu carro e reduzir seu lucro. Conheça os 7 principais!

7 coisas que podem desvalorizar seu carro para revenda

Mulher feliz entregando chave para comprador após fechar negócio sem deixar desvalorizar seu carro

1. Quilometragem

Primeiramente, uma das coisas que podem desvalorizar seu carro para revenda é a quilometragem. Quanto mais rodado for o veículo, menos alguém vai querer pagar nele.

Isso porque, o desgaste de diversos dispositivos mecânicos piora com o tempo. O que aumenta significativamente a necessidade de reparos para manter o automóvel nas condições ideais.

Em outras palavras, carros com quilometragem muito alta são vistos como menos confiáveis. Na percepção das pessoas, a vida útil restante das peças é curta. Assim, só vão comprar por um preço menor.

Para não ter esse problema em específico, não fique com o mesmo carro por mais de 5 anos se você pretende revendê-lo. Com isso, você aumenta suas chances de fazer um bom negócio.

2. Customização

Além da quilometragem, as customizações podem desvalorizar seu carro. Principalmente, àquelas que são mais exageradas. Troca de pneus, rebaixamento, envelopamento, entre outros.

Qualquer mudança estética radical dificulta o fechamento do negócio. Normalmente, as customizações expressam o gosto do condutor em específico. Então, na maioria das vezes, não é algo bem visto por quem deseja comprar.

Quanto mais original for seu veículo, melhor. Se você já fez alguma alteração estética, tente desfazê-la antes de anunciar o automóvel para moradores da sua cidade ou na internet.

3. Pintura

Em parte, a pintura entra na mesma ideia da customização. Trocar a cor original por qualquer outra descaracteriza o veículo. Consequentemente, o carro perde valor no mercado.

Mas não é só isso. Se a pintura do automóvel estiver em mau estado, possíveis compradores podem desistir de adquiri-lo. E o pior: a má aparência pode depreciar bastante o preço de revenda.

Então, se há arranhões, desbotamento ou manchas no veículo, não anuncie para revenda ainda. Antes disso, faça uma visita na funilaria para remover qualquer dano estético que possa gerar desconfiança nos interessados.

4. Mau estado de conservação

Não é só o visual externo que pode desvalorizar seu carro para revenda. O mau estado de conservação da parte interior também. Uma vez que transmite a impressão de que o veículo não foi bem cuidado ao longo do tempo.

Por exemplo, se o potencial comprador ver bancos com tecido ou couro danificados, volante e câmbio muito desgastados ou tapetes sujos demais, vai querer pagar menos na compra.

Neste caso, você tem que fazer uma limpeza e higienização dentro do veículo desde já. Além de substituir aquilo que estiver aparentemente em más condições. Assim, a percepção geral do carro será melhor.

5. Cheiro de cigarro

Poucos sabem disso, mas o cheiro de cigarro é uma das coisas que podem desvalorizar seu carro. De fato, não há nada que proíba fumar dentro do veículo, o odor é bem desagradável para potenciais compradores que não têm o hábito.

Até existem algumas soluções caseiras que podem amenizar o incômodo ― casca de frutas cítricas, carvão, vinagre, por exemplo. No entanto, só uma limpeza profissional resolve 100% o problema.

Em algumas partes internas do automóvel, o cheiro costuma ficar mais impregnado. Teto, painel, banco, entre outras. Então, para não perder dinheiro na hora de revender, invista uma grana na limpeza.

6. Pendência de documentação

A documentação do veículo precisa estar “ok” antes de você divulgá-lo para revenda. Se estiver com IPVA atrasado, multas não pagas ou débitos de licenciamento, fechar negócio vai ser complicado.

Um automóvel sem documentos em dia representa riscos e custos adicionais para o comprador. O que pode desvalorizar seu carro ou até mesmo gerar desistência por parte dos interessados.

Nesse sentido, garanta que todos os compromissos com o carro foram cumpridos enquanto você foi o proprietário. Só então, passe o veículo para frente. Isso evita dores de cabeça para ambos os lados.

7. Problemas mecânicos

Certamente, o erro que pode mais desvalorizar seu carro para revenda é oferecê-lo com problemas mecânicos. Ninguém vai pagar muito para herdar um veículo que já não está funcionando tão bem.

Além de ter arcar com a manutenção do problema, o comprador suspeita que outras peças também podem estar com necessidade de reparo. O que vai levá-lo a fazer uma oferta muito baixa pelo automóvel.

Para não sair no prejuízo, é melhor que você mesmo corrija o defeito do carro em uma oficina de confiança. No fim das contas, a despesa não será tão grande assim comparado ao valor da venda.

Conclusão

Mulher feliz dirigindo novo automóvel após vender o antigo sem deixar desvalorizar

Em resumo, você só vai fechar um bom negócio se evitar ao máximo os erros que podem desvalorizar seu carro. Para receber uma boa oferta, o veículo deve ser realmente vantajoso para o comprador.

Caso contrário, não tem jeito. Se você for mesmo passar o automóvel para frente, vai ter que aceitar uma proposta muito abaixo do que ele realmente vale. Ou seja, será difícil não sair perdendo na revenda.

Seu automóvel está com algum problema mecânico que precisa ser corrigido antes de você anunciá-lo? Conte com a Baianinhos Auto Peças. Somos uma oficina mecânica especializada no conserto de câmbio.

Temos uma equipe altamente qualificada para avaliar o estado do seu câmbio, identificar problemas ocultos e deixá-lo em perfeito estado novamente. Não mora em Goiânia? Fique tranquilo. Também enviamos câmbios para todo o país.

A propósito, trabalhamos com vendas à base de troca. Ou seja, negociamos câmbios recondicionados por usados. Assim, você tem outra opção para deixar o dispositivo novo em folha. Agende uma visita ou entre em contato agora mesmo!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS