Sempre é bom aprender e relembrar. Conheça mais como funciona o Câmbio Manual do seu carro.
O câmbio – que também atende pelo termo transmissão – é um componente mecânico utilizado pelos veículos motorizados para transmitir a força produzida pelo motor às rodas. Construído com um conjunto de engrenagens e eixos, o câmbio permite obter o melhor rendimento do conjunto mecânico, pois ele determina qual será a faixa de rotação na qual o motor deve atuar.
Conheça abaixo alguns tipos de transmissão e saiba qual é a melhor opção para você, assim como alguns termos que ajudarão a entender mais afundo o funcionamento de cada uma.
O que é relação de marcha?
A relação de marcha indica o quanto a força gerada pelo motor será multiplicada antes de ser transmitida às rodas. No caso de relações altas, normalmente utilizadas nas marchas mais baixas, a força será aumentada para permitir que o veículo saia com mais facilidade. Já no caso das últimas marchas, a relação será menor, para garantir que o motor trabalhe sem tanto esforço em altas velocidades.
Isso é definido por meio da combinação de engrenagens no interior do câmbio, modificando a diferença entre o número de voltas dadas pelo motor e o número de voltas que “saem” da transmissão. Por exemplo, se o virabrequim do motor dá duas voltas a cada volta da engrenagem em uma determinada marcha, é possível afirmar que ela tem relação de 2:1 (dois para um) – em uma relação 1:1, o motor e a engrenagem da transmissão estariam girando em uma mesma velocidade.
O que é embreagem?
O conjunto de embreagem é o sistema responsável por unir o motor à caixa de transmissão nos sistemas de câmbio manual e automatizados. A força produzida pelo motor é enviada por meio de um disco chamado de “volante do motor”. Este disco se conecta ao disco de embreagem graças ao platô – um componente que comprime um disco contra o outro.
Por um padrão adotado na indústria automotiva, a embreagem é acionada com o pedal esquerdo pelo condutor. Quando o condutor pressiona este pedal – ou, nos casos dos câmbios automatizados, quando o computador a aciona a embreagem – uma peça chamada platô perde pressão, afastando o volante do motor e o disco de embreagem. Com isso, a ligação entre o motor e o sistema de transmissão é interrompida.
Com a caixa de câmbio desconectada do motor, as engrenagens da transmissão podem se movimentar livremente, permitindo que outra marcha seja engatada. Quando o condutor libera o pedal de embreagem – ou, no caso dos câmbios automatizados, quando o computador interrompe o acionamento da embreagem -, o platô volta a unir o volante do motor ao disco de embreagem, reestabelecendo a ligação entre o propulsor e o câmbio.
O que é borboleta?
“Borboleta” é o nome popular para as alavancas de trocas de marchas, que normalmente são instaladas na coluna de direção, ou até mesmo no próprio volante. Este tipo de acionamento permite que o condutor troque de marchas em câmbios automáticos. Mas ao contrário do que alguns podem imaginar, eles são apenas botões que enviam comandos de troca de marcha à transmissão, funcionando igual aos botões que alguns modelos trazem na própria alavanca de câmbio.
TIPOS DE CÂMBIO
Atualmente, estão disponíveis no mercado diferentes tipos de câmbio, sendo que os sistemas mais comuns são: manual, automático e automatizado, mas há também o de dupla embreagem e CVT. Cada um destes sistemas atua de uma forma, mas, no geral, as caixas de transmissão possuem engrenagens com diferentes relações de marchas, que estabelecem a conversão de força e rotação produzida pelo motor que chegará às rodas – com exceção do sistema CVT, que atua com polias.
1. O que é o câmbio manual?
O sistema de câmbio manual é um tipo de transmissão que utiliza o conjunto de embreagem para se conectar ao motor, além de depender do condutor para realizar as trocas de marchas.
Para quem é indicado o câmbio manual?
O câmbio manual é indicado para os motoristas que preferem interferir diretamente na condução do veículo. Além disso, por ser o sistema mais difundido atualmente no País, ele pode ser uma boa opção para quem deseja manutenção mais em conta, já que é mais fácil de encontrar peças e reparadores para este tipo de transmissão.
Como funciona o câmbio manual?
Neste tipo de câmbio, é o próprio condutor quem deve realizar o acionamento da embreagem e a seleção da marcha a ser adotada na transmissão. Este processo se inicia ao pressionar o pedal de embreagem para desacoplar o motor e liberar a movimentação das engrenagens da caixa de câmbio.
Ao movimentar a alavanca de câmbio, o condutor aciona um componente chamado garfo de engate – este acionamento pode ser feito por varões, que transmitem mais vibração do conjunto mecânico para a alavanca, ou por cabos. Ao selecionar a marcha desejada, o garfo de engate faz com que as luvas de engate se encaixem à engrenagem desejada.
Fonte: Icarros