
Certamente, todo mundo que for comprar um novo automóvel a partir de agora vai pensar a mesma coisa: “carro elétrico vale a pena?”.
O modelo está em ascensão no Brasil, ganhando popularidade aos poucos, o que tem atraído os consumidores.
Para você ter uma ideia, o número de vendas de carros eletrificados em 2023 foi 93 mil, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico).
Isso equivale a um crescimento de 91% em relação ao ano anterior, 2022, em que as vendas chegaram a apenas 49 mil unidades.
Entretanto, porque tem tanta gente interessado nos carros elétricos, quais são seus prós e contras comparado aos veículos a combustão?
Logo abaixo, vamos te dar um panorama geral sobre o modelo de carro que vai se tornar cada vez mais comum no país. Confira!
Quais são os benefícios de um carro elétrico?

O carro elétrico vale a pena para os consumidores devido aos benefícios únicos que possui. Entre os principais, estão:
Eficiência
Os carros elétricos são altamente eficientes. Eles consomem menos energia em comparação com os veículos a combustão.
Isso significa que você pode percorrer mais quilômetros com uma carga completa.
Além disso, aceleram rapidamente e proporcionam uma experiência de direção suave. Inclusive, são muito mais silenciosos, o que traz um conforto maior na locomoção.
Sustentabilidade
Optar por um carro elétrico é uma escolha sustentável. Os modelos ajudam a reduzir a dependência de combustíveis fósseis, que são prejudiciais ao meio ambiente.
Ou seja, ao dirigir um carro elétrico, você contribui para a diminuição das emissões de gases poluentes.
A preocupação com as mudanças climáticas está em alta. Cada vez mais pessoas estão se conscientizando da importância de cuidar do planeta. Assim, adquirir um carro elétrico é uma ótima maneira de fazer a sua parte.
Incentivos governamentais
No Brasil, o governo tem oferecido incentivos para a compra de carros elétricos, como descontos no IPVA, isenção de rodízios e programas.
Trata-se de vantagens fiscais que podem tornar a aquisição ou custos operacionais do modelo mais acessível.
Com o aumento da popularidade desses veículos, é provável que mais benefícios sejam implementados nos próximos anos.
E as desvantagens?
Entretanto, existem desvantagens importantes que colocam em dúvida se o carro elétrico vale a pena realmente. Veja abaixo!
Preço
Um dos principais pontos a considerar ao comprar um carro elétrico é o preço. Os veículos têm um custo inicial bem elevado.
As opções mais baratas estão na casa dos R$100 mil, o que é totalmente fora da realidade para a maioria dos brasileiros.
Isso se deve à tecnologia recente e sofisticada que os carros elétricos utilizam. Embora os preços estejam começando a cair, o investimento continuará sendo significativo por um bom tempo
É importante avaliar se o custo atual do carro elétrico vale a pena para você, considerando os benefícios a longo prazo.
Infraestrutura de recarga
A infraestrutura de recarga para carros elétricos ainda é defasada no Brasil. Isso significa que, em algumas regiões, pode ser difícil encontrar estações de recarga.
Como resultado, a autonomia dos carros elétricos pode ser limitada, o que pode ser um desafio para quem precisa fazer viagens longas.
Então, é fundamental verificar a disponibilidade de pontos de recarga na sua área antes de decidir pela compra.
Manutenção
A manutenção de carros elétricos é, em geral, menos complexa do que a de veículos a combustão. Isso porque eles têm menos peças móveis e não precisam de trocas de óleo frequentes, por exemplo.
No entanto, a mão de obra especializada para realizar esses serviços ainda é escassa no Brasil.
Isso pode ser um ponto de atenção, pois você pode ter dificuldades para encontrar profissionais qualificados para cuidar do seu carro elétrico.
Carro elétrico vale a pena em 2025 ou manuais e automáticos são melhores?

Mas então, qual é o veredito? Carro elétrico vale a pena em 2025 ou manuais e automáticos são opções melhores?
A resposta é: depende.
Comprar um modelo elétrico já é viável, só que os desafios para usá-lo e mantê-lo ainda são pontos de atenção.
O preço para adquiri-lo ainda é muito alto e a infraestrutura no país para os modelos não é boa o suficiente na maioria dos lugares.
Só nos próximos anos isso será melhorado. Então, para a maioria dos brasileiros, o ideal é esperar um pouco mais.
De acordo com a McKinsey & Company, a previsão é de que até 2040 o Brasil tenha 11 milhões de veículos elétricos.
Isso quer dizer que em alguns anos o carro elétrico será acessível para todos, além de ter uma ótima infraestrutura para recarga e manutenção.
Sendo assim, por enquanto manuais e automáticos podem ser as melhores opções para você. A não ser que os desafios atuais do carro elétrico não sejam obstáculos que te impeçam de adquiri-lo.
Conclusão
Por fim, carro elétrico vale a pena dependendo das suas condições atuais e a sua forma de uso.
Os modelos ainda são caros, mas seu conforto, economia e colaboração com meio ambiente conseguem torná-lo o sonho de muitos consumidores.
A infraestrutura de recarga também é ponto negativo. Mas se você andar apenas no trânsito urbano, na cidade em que mora, ou fazer pequenas viagens, isso não será problema.
Apesar da mão de obra especializada ser muito escassa, a simplicidade do sistema de veículos elétricos garante reparos que não pesam tanto no bolso.
Assim, a escolha do modelo depende muito da sua capacidade de investimento, necessidades e preferências. Até porque adquirir um carro elétrico daqui alguns anos será menos desafiador do que agora.
Gostou deste conteúdo? Veja também: por que a manutenção de carro elétrico é mais barata!