Não, e ficar colocando o carro em neutro a cada parada ainda pode gerar danos no futuro. “Em câmbios automáticos tradicionais, quando o carro fica parado por mais de cinco segundos, são abertas as válvulas do conversor de torque e ele fica em Neutro automaticamente”, explica o engenheiro Henrique Pereira, da Comissão Técnica de Motores de Ciclo Otto da SAE Brasil.
Por isso, não há vantagem em tirar a alavanca de Drive para Neutro a cada semáforo. Essa prática pode danificar os componentes, gerando um desgaste precoce no câmbio.
Esse desgaste ocorre porque a maioria dos motoristas que faz isso em semáforos vai colocar em Drive e imediatamente acelerar quando a luz ficar verde.
Posicionar o câmbio em Drive e acelerar logo depois provoca um tranco no câmbio (que é perceptível também na cabine) e pode impactar diretamente na vida útil do sistema.
Além disso, em carros automáticos mais novos já há a opção do start-stop (desliga o motor em paradas demoradas), que poupa combustível sem precisar mudar a marcha.
Neutro automático
Muitos carros modernos possuem um recurso capaz de deixar o câmbio em neutro com o carro em movimento quando o motorista não está acelerando.
Esse sistema começou a se popularizar nas caixas automatizadas de dupla embreagem, mas hoje já é aplicado em sistemas convencionais com conversor de torque.
A diferença, nestes casos, é que o câmbio já é projetado para receber esse recurso, e possui bombas hidráulicas especiais que continuam funcionando mesmo com o sistema em neutro.
Fonte: Quatro Rodas
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