Quando há algo errado no funcionamento, o próprio carro sempre dá sinais que alertam os condutores sobre a necessidade de manutenção. Entre os principais, está o câmbio patinando.
Em resumo, a patinação do câmbio se refere à irregularidades na operação do sistema de transmissão do veículo. Sobretudo, uma falta de sincronismo entre a rotação do motor e a velocidade que o automóvel está.
Normalmente, a condição acompanha diversos sintomas. Dificuldade para trocar as marchas, tempo de resposta prolongado, barulhos incomuns, superaquecimento e cheiro de queimado, por exemplo.
A princípio, o câmbio patinando não parece ser nada demais. Se não for corrigido, porém, pode se tornar um problema não só maior, mas também mais caro em um futuro próximo.
Até porque, a transmissão do carro é complexa. Ou seja, um mecanismo em mau estado compromete outras partes do sistema. Assim, você deve cortar o mal pela raiz para evitar situações piores. Saiba mais!
Principais causas que deixam o câmbio patinando
Obviamente, o câmbio patinando não acontece por acaso. Existem várias razões que levam o carro a apresentar a condição. Só que, as causas dependem do tipo de transmissão do carro (manual ou automática). Veja abaixo!
Desgaste da embreagem (Manual)
Em transmissões manuais, o câmbio costuma patinar por conta do desgaste de uma ou mais peças da embreagem do veículo. Disco, platô, rolamento, entre outras. Isso porque, o mecanismo não engata corretamente durante a condução.
Consequentemente, a velocidade do carro não acompanha a rotação do motor com a mesma precisão de antes. Uma vez que, a transferência da potência do motor às rodas se torna ineficiente.
Problemas no conversor de torque (Automática)
Já nos carros automáticos, o câmbio patinando pode estar associado ao estado do conversor de torque. Afinal, é um dos componentes mais importantes do funcionamento do tipo de transmissão.
Quando surgem problemas no mecanismo, todo o sistema perde eficiência. As rodas não recebem a força necessária para girar proporcionalmente a rotação do motor. O que resulta na patinação do câmbio.
Falta de troca de óleo da transmissão (Manual e Automática)
Tanto em carros manuais quanto em automáticos, a falta de troca de óleo no câmbio tende a causar patinação. As peças precisam estar devidamente lubrificadas para operar adequadamente.
Isso reduz o impacto do atrito entre as engrenagens da transmissão que ocorre enquanto você dirige. Além de mantê-las resfriadas. O que preserva e prolonga a vida útil de todo o conjunto.
Se não for substituído com frequência, no entanto, o fluido perde volume e propriedades essenciais. Então, o câmbio do carro tem grandes chances de começar a patinar.
Falhas no solenoides (Automática)
Solenoides são componentes de transmissões automáticas responsáveis por controlar o fluxo de fluido. Eles regulam a quantidade de fluido do sistema a cada marcha trocada.
Só que, eventuais falhas no solenoides fazem o envio de fluido às peças da transmissão se tornar desequilibrado. Sendo assim, sintomas do câmbio patinando aparecem progressivamente.
Quais são os riscos de dirigir mesmo com o câmbio patinando?
Em primeiro momento, o câmbio patinando talvez não represente uma grande preocupação para você. Contudo, não corrigir a condição envolve sérios riscos, incluindo:
Queda de desempenho
Continuar a dirigir mesmo com o câmbio patinando provoca uma queda de desempenho significativa no carro. A resposta ao acelerador fica mais lenta, é difícil ganhar velocidade e a sensação é que falta potência no automóvel, por exemplo.
Além da experiência de condução ser altamente prejudicada, a baixa performance torna o veículo menos seguro em determinadas situações na estrada. Entre as quais, destacamos:
- tráfego intenso;
- curvas fechadas;
- ultrapassagens.
Manutenção cara
Se não resolvido, o câmbio patinando gera um efeito cascata na transmissão do veículo. Em outras palavras, a condição é capaz de levar a outros vários problemas no sistema.
Desse modo, os custos de manutenção ficam bem mais altos. Principalmente, nos carros automáticos. Uma vez que, substituir as peças do modelo de transmissão não é nada barato.
Surpresas na estrada e acidentes
Ignorar a patinação do câmbio ainda gera surpresas nada agradáveis na condução do veículo. Repentinamente, a transmissão pode ter uma falha completa e deixá-lo longas horas parado na estrada.
Para piorar, a instabilidade do sistema aumenta os riscos de acidentes. Você pode, por exemplo, perder o controle do veículo em momentos críticos e provocar colisões com outros motoristas.
No caso de carros automáticos, a situação chega a ficar tão grave que a alavanca do câmbio se move sozinha e muda de marcha. Nem é preciso dizer o quanto isso é perigoso à segurança de todos.
Como evitar as consequências de andar com câmbio patinando?
Mas então, como prevenir as consequências de andar com câmbio patinando? De longe, a melhor resposta é: faça manutenções preventivas. Periodicamente, leve seu carro a uma oficina de confiança e cheque a condição do conjunto da transmissão.
Às vezes, os sintomas não são tão perceptíveis ou a correria do dia a dia faz com que você não os perceba. Assim, entregar o carro nas mãos de profissionais é a opção ideal para evitar problemas maiores.
A propósito, os mecânicos também sempre avaliam o volume e qualidade do óleo do câmbio. Com isso, as chances do câmbio começar a patinar por falta de lubrificação são mínimas.
Além disso, fique atento aos seus hábitos de condução. Não faça acelerações bruscas e nem carregue peso excessivo no veículo, por exemplo. Ambas as práticas sobrecarregam e prejudicam o funcionamento da transmissão.
Conclusão
Enfim, o câmbio patinando é uma condição mais nociva do que aparenta ser. Ela esconde falhas relativamente graves na transmissão. Por isso, requer o máximo de atenção. Seja em carros manuais, seja em carros automáticos.
Percebeu algum dos sintomas? Agende uma visita na Baianinhos Auto Peças e avalie a condição dos principais itens do sistema de transmissão do seu veículo o mais depressa possível.
Temos toda a estrutura necessária para te atender e corrigir qualquer problema com seu câmbio antes que se torne algo mais sério. Não mora perto da gente? Sem problemas! Também enviamos câmbios para todo o território nacional.
Inclusive, trabalhamos com vendas à base de troca, isto é, aceitamos seu câmbio usado por um recondicionado. Assim, você tem outra ótima alternativa para receber a peça que precisa no conforto da sua casa.