Quer adquirir um novo automóvel, mas não sabe qual tipo de câmbio do carro escolher? Você não é o único. Vários condutores compartilham a mesma dúvida na decisão de compra.
Embora façam a mesma coisa, existem modelos de câmbio com diferentes características disponíveis no mercado. Cada opção tem suas vantagens e desvantagens para atender às necessidades e preferências dos condutores.
Por um lado, há câmbios com melhor custo-benefício de manutenção, por exemplo. Por outro, tem aqueles que são projetados para tornar a experiência de dirigir mais confortável ou até mesmo mais inclusiva.
No entanto, vários condutores ainda não sabem exatamente como funcionam os principais tipos de câmbio do carro. Ou seja, o que entregam em economia, eficiência e praticidade.
Sendo assim, vamos te mostrar abaixo tudo sobre os diferentes modelos do dispositivo mecânico. Com isso, você pode escolher o carro que faz mais sentido para o que você precisa.
Tenha uma excelente leitura!
Qual é a função do câmbio do carro?
O câmbio do carro desempenha um papel fundamental em sua operação. Ele equilibra a força e velocidade que a potência do motor concede às necessidades contextuais do veículo.
Em outras palavras, o condutor usa o dispositivo mecânico para adaptar o funcionamento do motor às condições da estrada, peso do veículo e nível de combustível, por exemplo.
A cada troca de marcha, você aciona o sistema de transmissão do veículo para balancear a transferência de energia do motor. Então, faz o veículo se mover eficientemente de acordo com o contexto.
As marchas mais baixas (primeira e segunda) servem para puxar cargas, subir ladeiras ou superar terrenos complicados. Enquanto as marchas mais altas (quarta em diante) são indicadas para estradas planas e avenidas.
Em resumo, o câmbio aumenta a capacidade de tração do automóvel nas marchas reduzidas. Assim como, potencializa sua velocidade naquelas que são mais alongadas.
Principais tipos de câmbio do carro disponíveis no mercado
O funcionamento do câmbio do carro, porém, muda de acordo com o tipo. Há quatro modelos especificamente. Eles fazem a mesma coisa, mas tem características, vantagens e desvantagens diferentes. Entenda abaixo!
Manual
Primeiramente, vamos falar sobre o tipo de câmbio do carro mais antigo e popular do Brasil, isto é, o manual. É o modelo em que o condutor controla totalmente a troca de marchas do veículo.
Você pressiona o pedal da embreagem para desconectar o motor do sistema de transmissão do automóvel. Então, usa a alavanca da caixa de câmbio para escolher a marcha mais adequada para cada situação de condução.
Desse modo, o câmbio manual oferece uma experiência de direção mais envolvente e personalizada. Você tem autonomia para coordenar todos os movimentos do veículo com precisão.
Além disso, o tipo convencional de câmbio é o mais econômico entre as opções disponíveis no mercado. Afinal, é o modelo do dispositivo mecânico mais difundido no país. Assim, a compra e manutenção da peça é relativamente barata.
Contudo, operar um câmbio manual requer habilidade e coordenação. Em momentos de tráfego intenso, por exemplo, usá-lo pode ser um pouco desconfortável.
Automático
Por sua vez, o câmbio do carro automático está ganhando cada vez mais espaço no mercado. Ele deixou de ser um dispositivo mecânico de veículos de luxo, tornando-se quase tão comum e acessível quanto o tipo manual.
Em vez da embreagem, o modelo automático usa um conversor de torque para administrar a potência que o motor fornece, distribuindo-a para o sistema de transmissão eficientemente.
Com isso, a troca de marchas acontece sozinha, isto é, sem a intervenção do condutor. O sistema de transmissão acompanha a relação entre rotação do motor e velocidade do veículo e faz a troca quando for necessário.
A propósito, carros automáticos não têm o pedal de embreagem. Em comparação com o tipo manual, apenas a alavanca do câmbio permanece. Só que, as atribuições dela são bastante diferentes. Funciona assim:
- p ― serve para quando o carro estiver parado ou estacionado;
- n ― deve ser usada para colocar o veículo em ponto morto;
- r ― tem que ser acionada para colocar o automóvel em marcha ré;
- d ― é a posição que a alavanca precisa estar enquanto você está dirigindo.
O câmbio automático torna a experiência de dirigir muito mais prática e confortável. Da mesma maneira, o modelo é mais inclusivo, pois atende melhor pessoas com deficiências específicas.
Sem contar que, o sistema do tipo de câmbio funciona continuamente. Ou seja, não tem aqueles “trancos” nas trocas de marcha. Assim como, dura por mais tempo, não apresentando problemas tão frequentes na caixa.
Em contrapartida, o custo de compra e manutenção de carros automáticos é elevado. Além de serem menos eficientes em termos de consumo de combustível no comparativo com manuais.
Automatizado
Entre os principais tipos de câmbio, também temos o automatizado. Várias pessoas o confundem com o automático. Porém, ambos são diferentes. Aliás, o automatizado se aproxima mais do manual, pois tem engrenagens parecidas.
O câmbio automatizado usa um sistema computorizado que aciona a embreagem e faz as trocas das marchas automaticamente. Alguns veículos vêm acompanhados com dupla embreagem. Assim, o processo é mais eficiente.
O modelo mais simples, com só uma embreagem, é indicado para quem prefere ou precisa de um carro automático, mas sem gastar tanto na compra e manutenção.
Enquanto câmbios automatizados com dupla embreagem, são mais suaves e confortáveis na troca de marcha. Isso porque, as marchas seguintes ficam pré-engatadas, reduzindo o espaço e a perda de força entre as mudanças.
O ponto negativo da opção é o desgaste de seus componentes. Elas não duram tanto em comparação com o câmbio automático. Com isso, as manutenções são mais recorrentes, ainda que o custo seja relativamente menor.
CVT
Por último, mas não menos importante, está o câmbio automotivo CVT (Continuously Variable Transmission ou Transmissão Continuamente Variável em uma tradução para português simples).
Ele se parece bastante com o tipo automático. Só que, não usa engrenagens ou discos para funcionar, mas sim correias e polias comandadas por meio do computador de bordo do veículo.
O câmbio do carro CVT cria relações de marchas virtualmente infinitas, isto é, não há degraus perceptíveis durante as trocas. Dessa forma, você tem muito mais conforto para conduzir o automóvel.
Além disso, você reduz o consumo de combustível com o câmbio CVT. Uma vez que, o modelo mantém o carro em perfeito equilíbrio entre rotação do motor e velocidade.
Entretanto, a sensação de “marcha única” do CVT pode deixar a direção menos emocionante, por assim dizer. Para piorar, o custo de compra e manutenção da opção é elevado quando comparado com outros tipos de câmbio do carro.
É possível trocar o tipo de câmbio de um veículo?
Poucos sabem disso, mas é possível trocar o tipo de câmbio de um veículo. Às vezes, você comprou um carro novo há pouco e conheceu o tipo de câmbio mais adequado só agora. Neste caso, a conversão de modelo é uma alternativa.
O problema é que o processo é relativamente complexo e caro. Por exemplo, você tem que adquirir o novo câmbio, as peças e componentes associados. Além de contratar o serviço de um uma oficina mecânica qualificada.
Dependendo do câmbio original do automóvel e qual o tipo de câmbio você pretende colocar na troca, ainda é preciso gastar com modificações na estrutura do carro.
Portanto, o ideal é que você escolha o câmbio que melhor atende suas necessidades e preferências antes de comprar um carro novo. É muito mais prático e econômico.
Como manter a caixa de câmbio do carro funcionando adequadamente?
Independente do tipo de câmbio do carro, siga à risca as recomendações dadas pelo fabricante no manual do proprietário. A prática é indispensável para manter a caixa funcionando adequadamente.
Em câmbios manuais, existem uma série de maus hábitos a serem evitados durante a condução do veículo para não gerar problemas precoces no sistema de transmissão, incluindo:
- manter a embreagem parcialmente pressionada;
- usar a embreagem para frear;
- segurar o carro em ladeiras com a embreagem;
- transportar cargas pesadas com frequência;
- andar com rotação alta em baixa velocidade.
Além disso, substitua o óleo de diferentes dispositivos mecânicos do sistema de transmissão periodicamente. Ele lubrifica as engrenagens e faz as peças trabalharem sem atritos desnecessários.
Da mesma forma, fique atento a eventuais vazamentos. Caso perceba manchas no chão da garagem, leve o veículo a uma oficina mecânica de confiança para inspeção e reparo o quanto antes.
A propósito, há vários sinais que indicam a necessidade de trocar um ou mais componentes da caixa de câmbio do carro. Em nenhuma hipótese você deve ignorá-los. Só assim, você evita problemas maiores ou até mesmo acidentes.
Conclusão
Enfim, o mercado automotivo oferece diferentes tipos de câmbio do carro com para atender às necessidades e preferências específicas dos condutores da melhor forma possível.
Cada opção tem vantagens e desvantagens, ainda que cumpram a mesma função. Algumas são mais baratas e envolventes. Enquanto outras, são mais confortáveis e inclusivas.
Então, escolha o carro com o tipo de câmbio que faz mais sentido para o que você precisa. Ou seja, o modelo do dispositivo mecânico mais econômico, eficiente e prático para sua realidade.
Seja como for, não se esqueça de seguir as boas práticas de condução para não acelerar o desgaste dos componentes do câmbio. Além de ficar atento a qualquer sinal de problema na caixa, pois é necessário repará-la regularmente.
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