Problemas com o mau uso do câmbio automático podem se agravar com o passar do tempo. E, a solução está em usar a posição P da maneira correta.
Alguns problemas nos automóveis são causados pelos próprios motoristas, como o câmbio automático travando no P, de parking. A solução está na mudança de hábito.
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Leitor do nosso AutoPapo reclama que no seu Toyota Corolla a alavanca do câmbio resiste na hora de tirá-la do P, de parking. E ele quer saber qual é o problema. Pois saiba então, que o problema está entre o volante e o banco. Porque se a alavanca resisti pra sair do P é por culpa do próprio motorista que usou a posição parking de maneira errada.
Quando se para numa subida ou numa descida como carro de câmbio automático, primeiro se puxa o freio de mão, para depois tirar alavanca do D ou do N e colocar no P de parking. Ou seja, quem está travando o carro é o freio de mão. A alavanca no P é para uma emergência, e não pra segurar o carro. Ao sair com o automóvel chegou a hora da operação inversa: liga-se o motor, tira-se alavanca do P, para depois soltar o freio de mão. Então a solução é bem simples: é só usar as boas práticas no momento de estacionar.
Câmbio automático travou, o que fazer
Agora no caso da alavanca do câmbio travar por causa de uma pane elétrica, já que você não vai conseguir ligar o carro, a solução é bem simples: tire uma tampinha que fica próximo ao câmbio e use a própria chave do carro para empurrar um botãozinho que fica embutido lá para desbloquear a alavanca e colocá-la na posição N. Assim, você poderá soltar o carro para colocá-lo em um reboque ou empurrá-lo para um outro local.
Fonte: AutoPapo