Aniversário de Goiânia: a capital de Goiás chega aos seus 91 anos

Foto de centro da cidade de Goiânia a noite

Dia 24 de Outubro é o aniversário de Goiânia. A capital de Goiás completa 91 anos nesta quinta-feira. Em uma data tão especial para você que mora na Capital do Cerrado, que tal conhecer mais sobre a rica história do município?

Goiânia é muito mais que uma cidade. É um símbolo de progresso e modernidade no coração do Brasil. Ela tem uma combinação única de arquitetura art déco e natureza exuberante. Sendo um marco na expansão urbana do país.

Portanto, vale a pena mergulhar nas origens que fazem o aniversário de goiânia ter um significado tão grande. Seja por paixão pelo lugar onde você nasceu, seja por curiosidade.

Tenha uma excelente leitura!

Como aconteceu o “nascimento” de Goiânia?

O “nascimento” de Goiânia surgiu com a ideia de construir uma nova capital para o estado de Goiás. O objetivo era substituir a antiga, isto é, a Cidade de Goiás, por uma localização mais estratégica e com melhor infraestrutura.

A criação de Goiânia estava alinhada com o desejo de modernizar o estado. Uma vez que isso impulsionaria a ocupação do centro-oeste brasileiro e centralizaria o poder administrativo.

O então governador de Goiás, Pedro Ludovico Teixeira, foi um dos principais articuladores do projeto. Sendo o responsável por lançar a pedra fundamental de Goiânia no início da empreitada.

O desenvolvimento de Goiânia foi meticulosamente planejado com largas avenidas, áreas verdes e edifícios inspirados no estilo art déco, característicos do período. O que acompanhou e favoreceu o crescimento do estado.

Como foi a escolha do nome do município?

O nome “Goiânia” surgiu como uma homenagem ao estado de Goiás. Durante o processo de escolha do nome, várias sugestões foram discutidas, mas “Goiânia” foi escolhida para representar a identidade e o espírito do povo goiano.

O lançamento da pedra fundamental da cidade aconteceu dia 24 de outubro de 1933. Isso mesmo. É a data de aniversário de Goiânia. Porém, a cidade ainda não tinha este nome.

Ela só começou a ser chamada assim dois anos depois. Em 1935, realizaram um concurso para definir como o mais novo e importante município de Goiás seria conhecido.

A princípio, o nome “Petrônia” obteve mais votos. Só que no momento da decisão, Pedro Ludovico, decidiu por Goiânia ― que também estava na disputa, mas não foi tão bem votado.

De acordo com relatos históricos, a escolha de Ludovico não foi por acaso. Para evitar qualquer tipo de personalização atrelada à cidade, Goiânia pareceu ser a opção mais sábia na época.

O nome Goiânia vem do termo tupi-guarani Goyanna, que significa “terra de muitas águas”. Ele combina bastante com o local. Uma vez que há 85 mananciais e 80 córregos catalogados lá.

Por que o aniversário de Goiânia é comemorado em 24 de Outubro?

Prédios próximos à área verde em Goiânia

De fato, nada é simples quando envolve acontecimentos históricos. Ainda mais quando se trata de uma cidade planejada, que é algo muito mais complexo do que a gente imagina.

Nesse sentido, até mesmo a data de aniversário de Goiânia tem razões por trás. Ela não foi definida à toa, mas com alguns “porquês”. Ou seja, dia 24 de Outubro não foi selecionado só por ser uma data possível entre outras.

Primeiramente, o dia do lançamento da pedra fundamental faz parte de um movimento político do Pedro Ludovico. Era uma forma de celebrar a vitória conquistada na Revolução de 1930.

Além disso, a data é um dia depois do aniversário do próprio Pedro. Como governou o estado ininterruptamente por 15 anos, 24 de Outubro virou a grande referência simbólica comemorativa de Goiânia.

Aliás, há outros momentos relevantes relacionados ao nascimento da cidade importantes para se comemorar. É o caso de 23 de março de 1937, por exemplo, que foi a transferência oficial da capital para Goiânia.

Dia 5 de Julho de 1942 também. Foi quando aconteceu a inauguração oficial da cidade. Na época, a apresentação dela foi uma enorme alegria para o Brasil e o mundo ― apesar da 2° Guerra Mundial estar acontecendo no mesmo período.

O planejamento urbano de goiânia

Um dos aspectos mais marcantes de Goiânia é o seu planejamento urbano, que foi cuidadosamente desenhado para ser uma cidade moderna e eficiente.

O projeto, feito pelo arquiteto e urbanista Attilio Corrêa Lima, priorizou a funcionalidade e o bem-estar dos habitantes. A ideia era fazer uma cidade-jardim, com amplos espaços verdes, parques e avenidas largas que facilitam a mobilidade urbana.

A arquitetura art déco, que inspirou predominantemente os primeiros edifícios, deu um charme particular à cidade. Inclusive, até hoje. Goiânia tem o maior acervo do estilo no Brasil e o segundo do Mundo.

Em outras palavras, são modelos de construções que estão conectados à essência do município. Não à toa, 22 deles já foram tombadas como patrimônio histórico a nível nacional.

Todo o planejamento urbano também foi importante para criar uma cidade que crescesse de forma organizada. Ou seja, acompanhando o desenvolvimento econômico e demográfico do estado.

Goiânia hoje: crescimento e desenvolvimento

Em 1933, a construção Goiânia foi projetada para 50 mil pessoas. Hoje em dia, já tem cerca de 1,5 milhões de habitantes. Assim, a Capital do Cerrado passou por um processo contínuo de crescimento década após década.

A cidade tem uma economia bem diversificada com vários setores que desempenham papéis importantes, como comércio, indústria, agronegócio e serviços, por exemplo.

Além disso, Goiânia é conhecida por sua qualidade de vida. Ela combina uma excelente infraestrutura urbana com áreas verdes, opções de lazer e ótimas oportunidades de trabalho.

A cidade também é um polo cultural e educacional. Ela abriga diversas universidades, eventos culturais e festivais que celebram a música sertaneja, teatro e artes visuais.

Desse modo, Goiânia tem um dinamismo que a faz ser vista como uma cidade vibrante e em constante transformação. O que, a propósito, tem chamado a atenção de turistas. É um dos destinos mais buscados para férias na América Latina.

O legado de Pedro Ludovico Teixeira

Certamente, a figura de Pedro Ludovico Teixeira é central na história de Goiânia. Ele não apenas contribuiu para a construção física da cidade, mas também para a construção de um novo conceito de urbanismo no Brasil. 

Seu legado é celebrado até hoje, com monumentos e locais que carregam seu nome. São uma homenagem que relembra sua influência no desenvolvimento de uma cidade que não para de crescer e fascinar seus habitantes e turistas.

Aniversário de Goiânia: o presente da Baianinhos Auto Peças é total dedicação e compromisso

Letreiro dizendo

Por fim, neste aniversário de Goiânia, toda a equipe da Baianinhos Auto Peças parabeniza a Capital do Cerrado pelos seus 91 anos. É um município que nasceu para ser o que é hoje: extraordinário.

É um orgulho fazer parte desta cidade vibrante e acolhedora. Por isso, atendemos diariamente o povo goiano com total dedicação e compromisso. Cada conserto realizado e cliente satisfeito reforçam o nosso laço com este lugar simbólico.

Que o município continue a brilhar e encantar o Brasil e o mundo. Seguiremos juntos, lado a lado com os goianienses, ajudando a construir um futuro ainda mais próspero e promissor.

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS