Deu problema no câmbio automático? Se sim, antes de ir na oficina, você já deve se perguntar: vale mais a pena consertar o dispositivo ou substituí-lo por completo? A resposta para essa questão pode fazer toda a diferença no seu bolso.
Se você tem um carro automático, já sabe que as manutenções dele não são nada baratas comparado ao manual. Assim, para não ficar no prejuízo, é importante que você saiba como lidar com cada problema em específico.
É o caso do problema no câmbio. Por causa da complexibilidade do sistema e a dificuldade na reposição de peças, as manutenções no dispositivo costumam ter um custo bem elevado.
Dessa forma, você tem que pesar na balança e ver o que será melhor para você: corrigir a falha do seu câmbio ou trocá-lo por outro. Em algumas situações, o conserto compensa. Só que, às vezes, a substituição é mais viável.
Para te ajudar nisso, vamos te mostrar abaixo como tomar a decisão certa para resolver um problema no câmbio automático. Além de te dar dicas para evitar dores de cabeças futuras com o equipamento. Confira!
Quando compensa consertar o câmbio automático?
O conserto é indicado quando o problema no câmbio é leve ou moderado. Se o defeito localizado não impacta tanto o funcionamento do dispositivo ou for bem específico, não há porque pensar na substituição completa.
Por exemplo, caso o problema esteja relacionado a sensores, válvulas ou até fluído do câmbio, a solução ideal é fazer a manutenção desses componentes menores apenas. Até porque são relativamente baratos.
O mesmo vale para peças que estão um pouco desgastadas. Pela falta de revisões preventivas, um ou outro componente é submetido ao atrito maior e se deteriora. Assim, é só corrigir os itens mais afetados.
Além disso, o câmbio automático também pode ter falhas elétricas, como defeitos em sensores ou correntes. No entanto, basta fazer o reparo dos componentes elétricos com problema para que o dispositivo volte a funcionar normalmente.
Então, a substituição completa do câmbio automático não deve ser cogitada se o problema detectado na caixa é considerado “nada demais” pelos profissionais que o avaliaram. Em defeitos graves, porém, a situação muda de figura.
E a substituição completa do câmbio automático? Quando vale a pena?
Para falhas graves no câmbio automático, a melhor solução pode ser substituir a caixa por completo. Principalmente, numa avaliação de médio e longo prazo. A troca total pode sair muito mais em conta.
Um grande problema no câmbio é difícil de corrigir. Então, mesmo após a manutenção, o dispositivo corre o risco de apresentar novas falhas depois de algum tempo. O que vai exigir outro conserto.
Se a quilometragem rodada do carro for alta com o câmbio, talvez também a substituição completa seja a escolha certa devido ao mesmo motivo: conserto que não resolve 100% o problema.
Da mesma maneira, os danos internos que o câmbio sofreu podem ser irreversíveis. Caso tenha rachaduras, desgaste extremo ou falhas nos componentes centrais, a manutenção não será suficiente.
O ponto é: ainda que pareça mais barato a princípio, consertar um câmbio com problemas graves pode ser um tiro no pé. Ele pode parar de funcionar de novo e de novo. Com isso, o custo será muito maior do que a troca completa.
5 cuidados preventivos para evitar problemas no câmbio automático
Além de lidar bem com o problema no câmbio, sabendo quando consertá-lo e quando substituí-lo, você deve ter alguns cuidados preventivos para que o dispositivo não comprometa seu orçamento. Entre os principais, destacamos:
1. Troque o fluído do câmbio automático regularmente
O oléo do câmbio automático é essencial para lubrificar seus componentes internos e garantir o bom funcionamento do dispositivo. Com o tempo, porém, o fluido pode perder volume ou qualidade.
Dessa forma, troque o óleo do câmbio regularmente. Caso contrário, as peças do dispositivo podem sofrer um desgaste muito acima do normal e desenvolver problemas bem caros de corrigir.
2. Evite excesso de peso
Levar peso acima do permitido para o seu carro é prejudicial ao câmbio automático. Isso porque, exerce uma pressão adicional sobre o dispositivo. Ou seja, os componentes são forçados além de suas capacidades.
Nem é preciso dizer o quanto isso pode danificar as peças do câmbio a médio e longo prazo. Portanto, cheque o manual do proprietário e respeite o limite de carga para o seu veículo.
3. Dirija suavemente
Condução agressiva, como arrancadas bruscas ou trocas rápidas de funções, também sobrecarregam o câmbio automático. Para prolongar a vida útil do sistema, dirija suavemente.
Movimentos agressivos só geram impactos desnecessários no dispositivo e levam seus componentes a apresentarem falhas prematuras. Por isso, tenha o cuidado de não exagerar na forma que conduz o veículo.
4. Não dirija na “banguela”
Na busca por economizar combustível, muitos condutores dirigem na “banguela”. Trata-se de andar com o carro na posição “N” (Neutro). Contudo, o truque não funciona.
Ironicamente, a “banguela” aumenta o consumo de combustível e ainda sobrecarrega vários conjuntos do veículo. Inclusive, o câmbio. O dispositivo vai trabalhar muito mais do que de costume. Com isso, vai precisar de manutenção logo mais.
5. Não ignore sinais de problema no câmbio
Por último, mas não menos importante, não ignore os sinais de problema no câmbio. Assim como o corpo humano, o carro também indica quando algo não está bem. No caso do câmbio, alguns sintomas de necessidade de manutenção são:
- ruídos estranhos;
- dificuldade para engatar marchas;
- vazamento de fluido.
No mesmo instante em que perceber algum dos sinais de problema no câmbio, vá em uma oficina mecânica de confiança o mais depressa possível. Quanto mais cedo você levar o carro para uma avaliação, melhor.
Baianinhos Auto Peças: o melhor lugar para corrigir problema no câmbio
Agora que você já sabe como lidar com problema no câmbio automático, não vai ficar no prejuízo. Independente se for consertá-lo ou substituí-lo por completo, tomará a decisão certa.
Tudo depende da gravidade da situação. Caso for manutenção de componentes pequenos ou desgaste moderado em algumas peças, é melhor consertar. Já em falhas graves, a troca total pode ser a escolha mais inteligente.
De qualquer modo, você tem que levar seu carro em uma oficina mecânica que deixe seu câmbio novinho em folha. Que analise o estado dele criteriosamente e faça o conserto ou substituição com eficiência.
Para isso, o melhor lugar que você vai encontrar é a Baianinhos Auto Peças. Temos toda a estrutura necessária para avaliar seu câmbio com precisão, corrigir o problema ou fazer a substituição.
Mora longe de nós? Também enviamos câmbios para todo o Brasil. A propósito, trabalhamos com venda à base de troca. Ou seja, negociamos câmbios recondicionados por usados.
Agende sua visita ou entre em contato com a Baianinhos Auto Peças agora mesmo!