Carro no sol: quais são os riscos e como evitá-los?

Diversos carros em estacionamento expostos a luz solar

Se você costuma estacionar o carro no sol, sabe que quando voltar para o veículo após 30 minutos ou 1 hora vai sentir um calor intenso ao abrir a porta para entrar e voltar a dirigir.

Além do desconforto da alta temperatura, porém, diversas partes do automóvel podem ser prejudicadas devido à exposição prolongada aos raios solares. Até porque, dependendo do clima local, o calor fica cerca de 50% maior.

Para você ter uma ideia, a quentura extrema danifica a pintura do carro, o interior e até mesmo seus pneus. Ou seja, é um ponto de atenção que passa desapercebido pela maioria dos condutores.

Mas a boa notícia é que você pode proteger seu veículo de forma simples e prática. Com algumas dicas, você já consegue evitar os problemas que a exposição prolongada ao sol traz.

Logo abaixo, vamos te mostrar o que acontece exatamente com o carro no sol. E o mais importante: te explicar como se livrar de qualquer prejuízo relacionado à condição. Confira!

O que acontece se você deixar o carro no sol por muito tempo?

Pintura automotiva danificada por carro no sol

Começando pelos riscos de deixar o carro no sol, listamos a seguir 4 coisas que o calor excessivo prejudica no seu veículo em detalhes: pintura, painéis, estofamentos e pneus.

Pintura

Talvez você já tenha imaginado, mas a pintura é bastante danificada se o carro for exposto ao sol por longos períodos. Uma vez que recebe diretamente os raios solares e permanece em uma temperatura muito acima do normal.

A condição provoca descoloração, manchas e até mesmo perda de brilho. Dessa forma, o carro aparenta ser muito mais velho do que realmente é. O verniz, que protege a cor, também começa a se desgastar e rachaduras podem surgir.

Apesar da estética do automóvel virar um incômodo, há um problema maior: os danos à pintura atrapalham uma possível revenda. Alguns não vão querer comprá-lo e outros vão querer pagar pouco.

Painéis

Ao contrário do que muitos pensam, não é só a parte externa que é impactada com o carro no sol. O interior também pode ser afetado e gerar um prejuízo significativo para o seu bolso.

Os painéis são um exemplo disso. Eles sofrem com a luz e a radiação do sol e ainda são submetidos a um efeito estufa, pois estão “presos” no interior do veículo. A temperatura lá dentro chega a cerca de 80°C.

Dessa forma, componentes plásticos tendem a ter um desgaste acelerado e parecem ressecados com o tempo. Ou seja, o carro no sol não é uma combinação nada boa para o estado dos painéis.

Estofamentos

Outro inimigo do carro no sol são os estofamentos. Os bancos de tecidos do seu veículo podem ficar amarelados, despigmentados ou manchados por causa do calor excessivo, por exemplo.

Além disso, bancos de couro correm o risco de ressecar e apresentar fissuras e rachaduras. O que, cá entre nós, não é nada bonito. Assim, você terá que desembolsar uma boa quantia para renovar o visual interno do carro.

Pneus

Mas não para por aí. Até mesmo os pneus podem sofrer com o carro no sol. Há um aumento da temperatura na borracha que diminui a resistência deles e leva a rachaduras, desgaste prematuro e estouros em situações extremas.

O superaquecimento causado pela luz solar também impacta outras partes do veículo feitas de borracha. Vedação das portas, fixação dos vidros e limpadores do para-brisa. Todos podem ser deformados e ter suas funções comprometidas.

Como evitar prejuízos por conta do carro no sol

Especialista colocando películas em vidros do carro

Mas então, como minimizar os efeitos do carro no sol? Existem medidas preventivas simples que reduzem os danos da exposição e garantem o bom estado das partes externas e internas do veículo.

Estacione na sombra

Para a parte externa do carro, não há muito o que fazer. É necessário estacionar na sombra para evitar prejuízos. Senão, é questão de tempo até que a pintura comece a apresentar sinais de desgaste.

Se não for possível, é bom que pelo menos você consiga evitar que o carro fique exposto ao sol entre 10h e 15h. Sem dúvidas, é o período em que o calor fica mais intenso e está mais carregado de raios UV durante o dia

É claro que o sol não é inofensivo em outros horários. Só que entre o fim da manhã e o início da tarde, os danos às partes externas e internas do veículo vão ser bem maiores. Ainda mais se isso acontecer com frequência.

Protetores aluminizados

Uma solução antiga e bem conhecida para minimizar o impacto dos raios solares é isolar o para-brisa do carro com protetores aluminizados. Geralmente, são vendidos nos semáforos e é um ótimo “quebra-galho”.

Eles refletem a luz e a radiação quando você precisa deixar o carro no sol. O que serve principalmente para manter a parte interna do automóvel intacta. Ou seja, painéis e estofamentos.

Sem contar que os protetores aluminizados ajudam na climatização do veículo. Quando você entrar no carro novamente, não vai sentir aquela onda de calor que é bastante incômoda

Películas nos vidros

Colocar películas nos vidros é essencial para diminuir o desconforto que a luminosidade causa ao dirigir no sol. O que poucos sabem é que também é uma medida preventiva para proteger a parte interna do veículo do calor extremo.

As melhores películas contribuem para uma redução total de UV e 80% de calor de raios UF. Isso é mais do que suficiente para proteger painéis e estofados de qualquer dano.

Vale dizer, porém, que apenas películas que estão dentro das regulamentações podem ser utilizadas. Sendo assim, não haverá problema. Ela vai te livrar de prejuízos e ainda melhorar a estética do automóvel.

Hidratação

Nas áreas plásticas, dentro e fora do carro, é interessante fazer limpeza e hidratação regularmente. É um processo que pode mantê-las protegidas contra o desgaste e o ressecamento.

Inclusive, há produtos de hidratação específicos em lojas de autopeças. Utilize um pano úmido com sabão neutro e depois um seco nos plásticos. Então, aplique o produto para hidratar e deixá-los com uma aparência revitalizada.

Conclusão

Por fim, o carro no sol é mais perigoso do que parece. A condição provoca um superaquecimento em partes externas e internas do veículo. O que pode te obrigar a ter que gastar para manter o automóvel em bom estado.

Por sorte, há como evitar os problemas que a condição climática pode causar. Coloque em prática as dicas viu aqui e se livre de qualquer preocupação com a exposição à luz solar.

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