Dificilmente, seu carro vai dar problema de uma hora para outra. Antes disso, o veículo apresentará sinais de que algo não está bem. É o caso dos ruídos estranhos na embreagem.
A embreagem é um dos conjuntos mais importantes no funcionamento de carros manuais. Isso porque, cumpre o papel de desconectar e conectar o motor da transmissão quando é preciso mudar de marcha.
O sistema controla a transferência da potência do motor para as rodas. Com isso, possibilita que as trocas de marchas durante a condução não danifiquem nenhuma peça.
Só que, no processo, a embreagem é bastante exigida. Ela é submetida a um atrito constante. Em função disso, seus componentes se desgastam gradualmente enquanto você dirige.
Então, o conjunto pode desenvolver problemas com o tempo e apresentar sinais de necessidade de manutenção, a exemplo de ruídos estranhos. Ainda mais se você tiver hábitos que aceleram o desgaste da embreagem. Entenda abaixo!
O que está por trás dos ruídos estranhos na embreagem?
Os ruídos estranhos indicam que um ou mais componentes da embreagem estão com sua operação ineficaz. Na maioria das vezes, é algo relacionado ao desgaste do conjunto.
O material de fricção do disco da embreagem, por exemplo, não funciona como deveria se estiver deteriorado. Isso provoca um atrito metálico entre as peças e resulta em barulhos incômodos.
O mesmo acontece no rolamento. Ele é o responsável por reduzir o atrito entre o volante do motor e o platô. Qualquer problema, porém, leva o mecanismo a perder eficiência. Assim, gera chiados incomuns em todo o sistema.
Além disso, a emissão de ruídos estranhos na embreagem pode estar atrelado a uma desregulagem do dispositivo. Ou seja, é provável que tenha sido mal instalado ou desajustado em manutenções.
Se for o caso, a desregulagem dificulta o engate e desengate das marchas. O que pode fazer sons parecidos com um grilo aparecerem ao acionar a embreagem. Até porque, a condição também aumenta seu desgaste.
Vá o quanto antes a uma oficina mecânica se houver ruídos estranhos na embreagem
De qualquer forma, vá o quanto antes a uma oficina mecânica se notar ruídos estranhos na embreagem. Muitas vezes, o problema por trás do sinal é relativamente grave. Por isso, tem que ser avaliado e corrigido com urgência.
Se você demorar para ver o que está acontecendo com sua embreagem ou ignorar o “aviso”, o estado dela pode piorar cada vez mais. As peças do conjunto podem se desgastar ao ponto de pararem de funcionar de vez, por exemplo.
Assim também, existe o risco do problema atingir outras partes da transmissão do carro, como câmbio e diferencial. Desse modo, o custo de manutenção será ainda mais caro.
Mas não é só isso. Há chances da embreagem falhar inesperadamente na estrada. O que vai te obrigar a ficar um bom tempo esperando o guincho para rebocar o carro até sua casa ou oficina mecânica.
Em situações de tráfego intenso, a falha repentina da embreagem provoca até mesmo acidentes. É arriscado você perder o controle do automóvel e colidir com algum outro.
5 boas práticas para amenizar o desgaste da embreagem
Por mais que a embreagem se desgaste naturalmente, existem hábitos que aceleram a deterioração dos componentes do conjunto. Eles devem ser evitados ao máximo para prolongar sua vida útil. Entre as boas práticas, estão:
1. Desengate a embreagem em paradas prolongadas
Pegou muito trânsito para chegar ao seu destino? Coloque o carro em ponto morto, puxe o freio de mão e retire o pé da embreagem enquanto estiver esperando a liberação da pista.
Usar a embreagem para manter o carro imóvel aumenta o desgaste nas peças do sistema. Em alguns casos, o conjunto até mesmo superaquece. Então, evite deixar a embreagem engatada em paradas prolongadas.
2. Não descanse o pé na embreagem
Muitos condutores têm o costume de descansar o pé na embreagem após efetuar a troca de marchas. Só que, o hábito pode colocar uma pressão desnecessária nela e prejudicar seus componentes.
Durante a condução, você pode pressionar o pedal da embreagem várias vezes sem nem perceber. Com isso, a frequência de uso e o desgaste do conjunto vai aumentar bastante.
3. Não arranque bruscamente
Na correria do dia a dia, é comum que os condutores tenham pressa para ir de determinado lugar até outro. Contudo, você deve ter cuidado para não deixar que seus movimentos se tornem agressivos na direção.
Arrancar bruscamente, por exemplo, submete a embreagem a um alto nível de atrito em um curto intervalo de tempo. Assim, acelera o desgaste de seus componentes essenciais.
4. Não segure o carro com a embreagem em ladeiras
Para manter o carro parado em ladeiras, use sempre o freio de mão. Mesmo se você s
só estiver esperando o semáforo abrir ou falando rapidamente com algum conhecido.
A embreagem serve unicamente para partida, aceleração e desaceleração do carro. Principalmente, em trocas de marcha. Utilizá-la para segurar o veículo ou qualquer outra finalidade, só vai encurtar sua vida útil.
5. Não carregue peso excessivo
No manual do proprietário, o fabricante delimita a capacidade máxima de carga que o condutor pode carregar no automóvel. É bom segui-la à risca para evitar o desgaste acelerado da embreagem.
Quando você carrega peso em excesso, aumenta consideravelmente o esforço do motor para mover o carro. Especialmente, ao arrancar e subir ladeiras. O que põe uma pressão adicional na embreagem e deteriora seus componentes.
Conclusão
Por fim, ruídos estranhos na embreagem são um “aviso” que está na hora de levar seu carro a uma oficina mecânica de confiança. Muito provavelmente, algum problema está se desenvolvendo no conjunto e precisa ser corrigido.
Se não for revisada e reparada, a embreagem do seu carro pode virar uma verdadeira dor de cabeça. Virar uma manutenção cara, apresentar falhas repentinas e até mesmo provocar acidentes, por exemplo.
Então, agende já uma visita na Baianinhos Auto Peças. Somos uma oficina especializada em câmbio. Só que também oferecemos outros serviços associados ao sistema de transmissão do veículo. Inclusive, o conserto de embreagem.
Temos toda a estrutura necessária para avaliar o estado da embreagem, detectar anomalias e resolvê-los com excelência. Assim, você corta o mal pela raiz e evita problemas maiores. Será um prazer recebê-lo na Baianinhos.