7 erros que encurtam o intervalo entre as manutenções do carro

Mecânico fazendo diagnóstico de peças do carro

Gastando mais do que o esperado com seu veículo? Se sim, muito provavelmente você está cometendo erros que estão encurtando o intervalo entre as manutenções do carro.

Alguns descuidos e maus hábitos podem acelerar o desgaste de componentes importantes para o funcionamento adequado do automóvel. Assim, o carro acaba dando problema precocemente.

Geralmente, todo veículo vem acompanhado com um plano de revisões periódicas que devem ser realizadas de acordo com o tempo de uso ou quilometragem rodada até então.

No entanto, uma grande parte dos condutores não seguem a orientação do fabricante. Para piorar, não aplicam as boas práticas que preservam as peças do carro em bom estado.

Com isso, são obrigados a ir até a oficina com uma frequência além do normal e gastar rios de dinheiro para consertar diferentes partes do automóvel. Ou seja, o prazo de manutenção é encurtado e gera prejuízo. Entenda abaixo!

7 erros que você NÃO deve cometer para economizar nas manutenções do carro

Homem olhando componentes internos do carro após problema de funcionamento

De fato, o carro dar problema é algo inevitável. Uma hora ou outra você vai ter que levá-lo até o conserto. Todos os componentes do veículo se desgastam com o passar do tempo, pois são bastante exigidos enquanto você dirige.

Não à toa, os próprios fabricantes fornecem um plano de revisão para que você antecipe situações comuns relacionadas à deterioração natural das engrenagens e fluidos do automóvel.

Quando seu carro começa a apresentar defeitos antes da hora, significa que você está cometendo erros que estão intensificando o desgaste e, consequentemente, encurtando o intervalo entre as manutenções do carro.

Trata-se de descuidos ou maus hábitos que colocam os componentes sob um contexto que pioram muito sua condição. Entre os principais, destacamos os seguintes:

1. Usar combustível de má qualidade

A maioria dos motoristas dão preferência a postos de abastecimento que oferecem os melhores preços. Não é para menos. Os combustíveis recebem aumentos constantes e pesam no bolso do consumidor.

Entretanto, é bom suspeitar de estabelecimentos que praticam valores muito abaixo da média do mercado. Possivelmente, o combustível em questão tem uma má qualidade ou está adulterado.

O uso de um combustível com qualidade duvidosa prejudica a performance e aumenta o consumo. Além de danificar dutos, vedações ou peças emborrachadas, por exemplo. Ou seja, é o barato que sai caro depois.

2. Rodar com o motor frio

Talvez você não saiba disso, mas o motor do carro tem que atingir uma determinada temperatura para que os seus componentes internos fiquem suficientemente quentes.

Quando você liga o carro e começa a dirigir, demora um pouco até que o calor se expanda e crie as condições ideais de funcionamento para todas as peças. Por isso, você deve evitar ao máximo usar o veículo para deslocamentos muito curtos.

Se você andar só por 15 minutos, por exemplo, o motor ainda permanece frio. O que impossibilita a lubrificação adequada de diferentes conjuntos. Consequentemente, o desgaste das peças será acelerado.

3. Negligenciar o cuidado com os pneus

Há dois erros bem comuns relacionados aos pneus que reduzem o intervalo entre as manutenções do carro. O primeiro deles é não calibrá-los quando necessário, isto é, a cada 2 semanas.

Rodar com pneus com pressão inadequada aumenta consideravelmente o trabalho do motor. Ele tem que se esforçar muito mais para movimentar o veículo. O que também consome uma quantidade maior de combustível.

O segundo erro é andar com pneus desgastados. Eles não só impactam negativamente o desempenho do automóvel, mas comprometem sua segurança. Entre os riscos envolvidos, estão:

  • perda de aderência;
  • instabilidade em curvas;
  • aquaplanagem;
  • distância de frenagem aumentada;
  • estouro do pneu.

4. Ignorar a troca de fluidos

Os fluidos são os responsáveis por manter as peças do carro devidamente lubrificadas e resfriadas. Se estiverem em más condições ou com baixo nível de volume, porém, não podem cumprir seu papel.

Sendo assim, você deve trocá-los periodicamente. Caso contrário, o atrito entre as engrenagens será maior. O que vai superaquecer múltiplos conjuntos e causar desgaste excessivo.

No câmbio, por exemplo, não substituir o óleo leva a falhas completas da transmissão, aumenta os riscos de segurança e ainda deixa as manutenções do carro muito mais caras.

5. Ser agressivo nos movimentos

Por conta da correria da vida moderna ou estilo próprio de condução, diversos motoristas são agressivos nos movimentos durante a direção. Aceleram, trocam de marchas ou freiam bruscamente, por exemplo.

Contudo, a prática coloca uma pressão extra nos principais conjuntos do automóvel. Motor, transmissão, sistema de freios e suspensão. O que aumenta bastante o desgaste de seus componentes.

Mas não é só isso. Dirigir com agressividade ainda leva a um consumo maior de combustível. Além de crescer o risco de acidentes e colisões na estrada. Portanto, seja cuidadoso para economizar com manutenções do carro e permanecer seguro.

6. Não se atentar a buracos e lombadas

Ainda sobre a agressividade na condução, um dos erros comuns dos motoristas é não se atentar a buracos e lombadas. Atravessá-los sem o devido cuidado prejudica demasiadamente os componentes internos do carro.

É uma prática que está associada a velocidade excessiva. Muitos andam rápido demais para chegar ao destino e acabam passando de qualquer jeito por irregularidades na estrada.

Às vezes, até mesmo desrespeitam os limites de velocidade da região. Seja como for, a desatenção com as variações da estrada danifica pneus, rodas, rolamentos, entre outros.

7. Carregar peso excessivo

Por último, mas não importante, levar peso excessivo é um dos erros que você não pode cometer para evitar manutenções do carro dispendiosas. A prática sobrecarrega suspensão, freios e motor, por exemplo.

Dessa forma, o desgaste dos componentes não para de crescer e resulta em falhas prematuras. O consumo de combustível também aumenta quando você carrega um peso maior do que o recomendado.

Então, evite ao máximo andar com um peso superior a capacidade de carga do veículo. Nem que seja necessário fazer mais viagens por conta disso. Certamente, a economia será maior.

Conclusão

Mulher dirigindo seu carro feliz após antecipar problemas para economizar

Por fim, “cortar o mal pela raiz” é a maneira mais eficaz de economizar com manutenções do carro. É preciso se antecipar aos problemas seguindo as boas práticas de cuidado do veículo.

Isso quer dizer que você deve rever seus hábitos de condução e ficar atento com o estado dos mais variados itens do automóvel. Principalmente, por meio de revisões preventivas.

A Baianinhos Auto Peças pode te ajudar nisso. Somos uma oficina mecânica especializada no conserto de câmbio. Também oferecemos outros serviços associados ao sistema de transmissão, como:

  • embreagem;
  • tração;
  • diferencial;
  • troca de óleo do câmbio.

Temos a estrutura necessária para avaliar o estado do seu câmbio, identificar problemas e corrigi-los eficientemente. Mora longe da gente? Fique tranquilo. Também disponibilizamos câmbios com entrega para todo o Brasil.

Aliás, trabalhamos com vendas à base de troca. Ou seja, negociamos câmbios recondicionados por usados. Então, você tem diversas opções para cuidar do seu câmbio na Baianinhos.
Agenda uma visita ou entre em contato com a gente agora mesmo!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS