Embreagem dura: por que acontece e como resolver?

Homem dirigindo carro manual próximo a outro veículo na estrada

Na maioria das vezes, o próprio carro avisa o condutor de que algo não está funcionando bem. Ele dá sinais que possíveis problemas estão bem próximos de acontecer, a exemplo da embreagem dura.

Em resumo, o sistema de embreagem cumpre um papel fundamental no funcionamento de carros manuais. O conjunto é responsável por desconectar o motor da transmissão para que a troca de marchas seja possível.

Enquanto você está pisa na embreagem, você pode colocar a alavanca de câmbio na marcha ideal ao contexto sem causar nenhum dano as engrenagens. Uma vez que motor e transmissão ficam temporariamente separados um do outro.

No momento do desengate da embreagem, porém, acontece um atrito entre os mecanismos do sistema para transmitir a potência do motor correta à transmissão. O que desgasta a embreagem gradualmente ao longo do tempo.

Desse modo, é natural que o conjunto desenvolva problemas. Ainda mais se você não revisá-lo periodicamente ou ter maus hábitos de condução. Por sorte, o carro te avisa quando isso está para acontecer. Um dos principais sinais é a embreagem dura.

Tenha uma excelente leitura!

Por que o carro fica com embreagem dura?

Homem dirigindo preocupado por conta da embreagem dura do carro

A embreagem dura em um carro pode ser causada por uma ampla variedade de fatores. Por exemplo, é comum que a condição esteja associada a uma tensão excessiva ou desregulada do cabo.

Quando o cabo da embreagem está demasiadamente tensionado, a resistência no acionamento do pedal pode aumentar. Com isso, você precisa pressioná-lo com muito mais força do que o normal para trocar de marcha.

Assim também, a embreagem dura tem relação com os cilindros. Se houver uma grande folga entre os componentes, o sistema não será capaz de dar a pressão necessária para o engate e desengate suave de marchas.

A rigidez no pedal de embreagem ainda pode estar atrelada a falta de lubrificação ou desajuste na posição do pedal, por exemplo. Seja como for, o problema deve ser corrigido urgentemente.

De repente, o pedal pode parar de funcionar completamente na estrada. Em função disso, você vai ter que esperar um bom tempo até que o guincho chegue para levá-lo até sua casa ou oficina mecânica indicada.

E o pior: dirigir o carro com a embreagem dura compromete a segurança. Existe o risco do pedal falhar em um momento crítico e provocar colisões e acidentes bem graves.

O que fazer com a embreagem dura? Como resolver o problema?

Mulher pegando o triangulo sinalização no porta malas do carro devido a problema na embreagem

Assim que você perceber a embreagem dura, vá o mais depressa possível em uma oficina mecânica de confiança. Peça para os especialistas avaliarem não só o pedal em si, mas também todos os prováveis causadores da condição.

Ou seja, você tem que fazer um check-up completo no veículo para corrigir o problema eficientemente. Caso contrário, há chances da condição voltar a aparecer em um curto intervalo de tempo.

Às vezes, as principais peças do sistema de embreagem já estão precisando ser substituídas devido ao desgaste, por exemplo. Então, vale a pena verificar o estado de todos os componentes do conjunto na manutenção.

5 boas práticas para evitar embreagem dura

Mulher feliz dirigindo em carro sem embreagem dura ou qualquer outro problema

Mais do que resolver o problema com eficiência, você deve se preocupar em preveni-lo. Isso porque, antecipar a embreagem dura torna a manutenção mais simples e barata.

Para evitar situações comuns como essa e prolongar a vida útil da embreagem, existe uma série de medidas preventivas que você pode tomar. Entre as quais, destacamos:

1. Não use a embreagem sem necessidade

Primeiramente, não use a embreagem sem necessidade. O acionamento do pedal deve ser exclusivo para desconectar o motor da transmissão quando for preciso efetuar trocas de marchas.

Um mau hábito dos condutores é descansar o pé na embreagem enquanto dirige, por exemplo. Isso pode acelerar o desgaste do sistema, pois você pode acioná-lo sem querer diversas vezes. Então, retire até mesmo o pé do pedal.

2. Não segure o carro com a embreagem

Quando para em subidas, muitos condutores também têm a mania de segurar o carro com a embreagem. Isso aumenta significativamente o desgaste do disco de embreagem devido ao atrito constante que provoca.

Dessa forma, se precisar parar em uma ladeira, use o sistema de freio para manter o veículo no mesmo lugar. Até porque, não é a função da embreagem deixá-lo imóvel em uma inclinação.

3. Sempre use a marcha correta ao contexto

Há um mito de que se você andar com marcha alta em baixa velocidade, vai economizar combustível. No entanto, a prática gera o efeito contrário: você gasta mais ao usar o “truque”.

Além disso, dirigir em uma rotação desproporcional a velocidade do automóvel danifica diversas peças da embreagem. Uma vez que força o sistema e causa desgaste excessivo.

4. Evite movimentos bruscos

Na correria do dia a dia, vários condutores acabam fazendo movimentos bruscos durante o trajeto. Eles dão arrancadas, mudam de marcha ou soltam a embreagem, por exemplo, rápido demais.

Entretanto, o hábito pode ser bastante prejudicial aos componentes do sistema de embreagem. Discos, platô, rolamentos, volante do motor, entre outros. Por isso, se esforce para dirigir suavemente.

5. Faça manutenções preventivas

Periodicamente, faça manutenções preventivas no carro para prevenir a embreagem dura. É a forma mais eficaz de lidar com condições do tipo, pois você pode identificar e solucionar problemas em potencial.

Ou seja, você consegue “cortar o mal pela raiz”. Antes mesmo de um ou mais componentes da embreagem dar defeito por completo, você corrige o que não está funcionando bem e evita dores de cabeça maiores.

Conclusão

Por fim, a embreagem dura é um dos sinais mais comuns de que o conjunto precisa de atenção. Assim, você deve corrigi-lo o quanto antes para não deixar o problema se tornar maior.

Se não for resolvida urgentemente, a condição pode levar a reparos caros, falhas repentinas na estrada e até mesmo provocar acidentes. Então, se você estiver com dificuldades para acionar a embreagem, agende uma visita na Baianinhos.

Somos uma oficina mecânica especializada no conserto de câmbios manuais e automáticos. Só que, também realizamos outros serviços relacionados ao sistema de transmissão do carro, a exemplo de manutenções de:

  • diferencial;
  • tração
  • filtro e óleo;
  • embreagem.

Temos a estrutura, ferramentas e conhecimento necessário para avaliar sua embreagem, detectar problemas e resolvê-los da melhor forma possível. Entre em contato e saiba mais! Será um prazer atendê-lo!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS