Revisão de 10 mil km: o que deve ser checado no veículo?

Mecânico olhando itens de revisão de 10 mil km do carro em prancheta

Atualmente, a revisão de 10 mil km é considerada o padrão para que um carro se mantenha em perfeitas condições. Independente se o veículo é novo ou já foi usado por alguns anos.

De tempos em tempos, vários itens do automóvel devem ser avaliados por profissionais qualificados. Eles se desgastam progressivamente. Com isso, devem ser trocados ou substituídos.

O recomendado é que a manutenção aconteça a cada 10 mil km rodados, isto é, em um intervalo de mais ou menos um ano. Isso porque, é o período em que peças e fluidos essenciais do funcionamento do carro perdem eficiência.

Desse modo, ir até uma oficina mecânica no prazo de 10 mil km é mais do que necessário. A prática reduz riscos de segurança, previne acidentes e até mesmo evita o cancelamento da garantia por parte da montadora.

Contudo, o que checar exatamente na revisão de 10 mil km? Quais são os itens indispensáveis de serem avaliados pelos mecânicos durante o processo? Logo abaixo, listamos as 7 manutenções mais importantes. Confira!

7 itens indispensáveis de checar na revisão de 10 mil km

Mecânico avaliando estado da suspensão do carro

1. Troca de fluídos

Primeiramente, algo indispensável de se verificar na revisão de 10 mil km é o estado dos fluidos do carro. Uma vez que, cumprem um papel determinante na operação do veículo.

Eles são os responsáveis por lubrificar as peças, diminuir o atrito e dissipar o calor enquanto você dirige. Assim, é preciso substituí-los periodicamente para manter o bom desempenho do automóvel.

O óleo do motor, por exemplo, acumula detritos com o passar do tempo. Se não for trocado, perde suas propriedades e compromete a performance do “coração do carro”.

2. Sistema de frenagem

Além dos fluidos, o sistema de frenagem também tem que ser avaliado na revisão de 10 mil km. Afinal de contas, estamos falando do principal item de segurança do veículo.

Neste caso, as pastilhas, discos e líquido hidráulico são os pontos de atenção. É necessário trocá-los quando apresentam sinais de desgaste. Dessa forma, o conjunto de freios permanece eficaz.

A manutenção adequada dos componentes do freio evita queda de desempenho ou falhas repentinas. O que, consequentemente, reduz as chances de acidentes ocorrerem na estrada.

3. Correia dentada

Em resumo, a correia dentada ou correia de distribuição é a peça do carro que tem a função de sincronizar o movimento entre virabrequim e comando de válvulas ― dois mecanismos do motor.

Ela assegura a abertura e fechamento coordenados das válvulas durante o ciclo de combustão do veículo. Então, faz toda diferença para o funcionamento correto do motor na condução.

Por isso, substituir a correia dentada é essencial na revisão de 10 mil km. A peça corre o risco de romper por desgaste. O que pode levar a danos significativos no motor devido à colisão entre pistões e válvulas.

4. Velas de ignição

Junto a correia dentada, as velas de ignição são cruciais no processo de combustão do motor. Elas geram uma faísca elétrica que inflama a mistura ar-combustível. Com isso, o pistão é empurrado para baixo no cilindro a fim de movimentar o carro.

Contudo, por operarem sob condições extremas, as velas de ignição precisam de manutenção frequente. Caso contrário, alguns problemas podem surgir no veículo, a exemplo de:

  • dificuldades de partida;
  • marcha irregular;
  • consumo de combustível ineficiente.

5. Pneus

Entre os itens indispensáveis de checar na revisão de 10 mil km, também estão os pneus do automóvel. O ideal é que todos ― até mesmo o estepe ― esteja com a pressão adequada.

Apesar de ser um procedimento simples, a calibragem tem um impacto considerável na performance do veículo. Ela promove a estabilidade, eficiência do combustível e desgaste uniforme dos pneus.

Além disso, fique alerta quanto a validade dos pneus. Quando estão gastos demais, devem ser trocados urgentemente. Especialmente, porque as chances de você perder o controle do veículo durante a condução aumentam bastante.

6. Alinhamento e balanceamento

Na revisão de 10 mil km, o alinhamento e balanceamento do carro não podem ficar de fora. Ambas as manutenções são necessárias à estabilidade e dirigibilidade do veículo.

O alinhamento corrige o posicionamento das rodas. Ele ajusta todos os ângulos para deixá-las retas no solo. Sendo assim, impede o desgaste irregular dos pneus e melhora a eficiência do combustível.

Por sua vez, o balanceamento equilibra as rodas e pneus para fazê-los girar sem vibrações desconfortáveis na direção. Assim como, previne o desgaste prematuro de componentes da suspensão.

7. Transmissão

Por último, mas não menos importante, os mecanismos do sistema de transmissão devem ser checados na revisão de 10 mil km. Embreagem, caixa de câmbio, diferencial, entre outros.

São peças extremamente exigidas no funcionamento do carro, pois estão associadas a velocidade e controle do veículo. Dessa maneira, se desgastam gradualmente e precisam ser avaliadas sempre que possível.

A propósito, cada mecanismo do conjunto da transmissão dá sinais de necessidade de manutenção. Eles emitem barulhos estranhos, superaquecimento ou patinação, por exemplo.

Conclusão

Homem dirigindo despreocupado para o trabalho em carro revisado

Para dirigir sem preocupações, a revisão de 10 mil km é imprescindível. Todos os anos, itens essenciais do seu carro devem ser submetidos a uma avaliação profissional. Só assim, você evita problemas maiores no futuro.

Perder o “timing” de manutenção não só prejudica o desempenho do veículo, mas também aumenta o risco de acontecer falhas inesperadas na estrada e gerar colisões ou acidentes.

Por isso, vá periodicamente até uma oficina mecânica de confiança. As manutenções preventivas impedem que situações simples de resolver se tornem graves lá na frente.

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