Há dez anos, desde Janeiro de 2014, o freio ABS virou um item obrigatório em todos os carros fabricados e comercializados no Brasil. Uma vez que, cumpre um papel fundamental na segurança do veículo.
Em resumo, a tecnologia automotiva impede as rodas do carro de travarem durante a frenagem. Com isso, o condutor mantém total controle sob o veículo mesmo em situações que precisam pará-lo bruscamente.
Em outras palavras, o freio ABS apoia o sistema de freios comum do automóvel. Ele dá eficiência e precisão às frenagens realizadas. Sobretudo, para evitar colisões e acidentes na estrada.
Desse modo, o mecanismo já salva vidas todos os dias. Independente da experiência de direção ou condições do terreno, o ABS faz toda a diferença para você frear o carro sem dificuldades.
Apesar da importância, porém, nem todos os condutores sabem como funciona o item de segurança. Até porque, a operação do freio ABS é bem discreta. Por isso, vamos esclarecer abaixo as principais questões que envolvem a tecnologia.
O que é freio ABS?
Freio ABS é um sistema antitravamento projetado para complementar o conjunto de frenagem comum do carro. Ele evita que o veículo entre em derrapagem após o freio ser acionado em situações de emergência.
Instintivamente, condutores pisam com força no freio quando precisam desviar rapidamente de obstáculos, pedestres e carros, por exemplo. São poucos segundos de reação. Com isso, colocam uma pressão mais do que necessária no pedal.
Contudo, a prática coloca as rodas do automóvel sob uma intensidade que supera o limite de aderência dos pneus. Ou seja, o atrito entre os pneus e a estrada aumenta demasiadamente na frenagem.
Neste contexto, as chances das rodas travarem enquanto você freia o carro são enormes. Se for o caso, a distância da frenagem será maior. O que, consequentemente, eleva o risco de acidentes acontecerem.
É aí que entra o freio ABS. O sistema detecta o travamento iminente de uma ou mais rodas do veículo. Então, modula a pressão de frenagem para impedi-las de parar de girar em momentos críticos.
Inicialmente, o ABS era visto apenas em automóveis importados. Em 1991, foi a primeira vez que o dispositivo apareceu em um carro no Brasil. Graças a Volkswagen, montadora que equipou o modelo Santana com a tecnologia.
A partir disso, a popularidade do mecanismo no país cresceu gradativamente. Só que, apenas em 2014, o item virou obrigatório em carros novos. Assim, ainda várias pessoas dirigem automóveis sem a tecnologia.
Como um freio ABS funciona exatamente?
O funcionamento do freio ABS ocorre por meio de sensores de monitoramento que acompanham continuamente a velocidade das rodas do veículo. Em tempo real, as informações são enviadas à unidade de controle do sistema.
Quando identifica que a intensidade da frenagem é capaz de travar as rodas, o ABS entra em ação. O sistema alivia sua pressão em uma fração de segundos para não deixá-las derrapar na estrada.
Provavelmente, você está se perguntando: “mas reduzir a pressão não impede que o carro pare de se movimentar?” A resposta é: não. O ABS usa válvulas hidráulicas que criam um “prende-e-solta”. Então, apenas equilibra o atrito da frenagem.
Em poucas palavras, o sistema antitravamento libera o freio e o segura novamente no processo. Isso acontece com muita ― muita mesmo ― rapidez. Assim, as rodas continuam girando como se deve até o automóvel parar completamente.
Toda a operação do freio ABS é bem discreta, isto é, quase imperceptível para o motorista. No entanto, o pedal costuma trepidar e emitir um barulho diferente em frenagens de emergência.
Por que o freio ABS se tornou obrigatório? Quais são os benefícios do mecanismo?
Certamente, não é por acaso que o freio ABS se tornou obrigatório em 2014. A tecnologia cumpre sua função eficazmente e já evitou inúmeros acidentes relacionados a frenagens bruscas dos carros.
Primeiramente, o sistema antitravamento ajuda o condutor a manter o total controle sobre o carro em situações de perigo. Mesmo freando intensamente, é possível girar o volante e evitar colisões.
Além disso, a distância da frenagem é menor. Uma vez que as rodas não travam, o automóvel não desliza na estrada. Ainda que as condições do terreno não sejam das melhores, como, por exemplo, em dias chuvosos.
Da mesma forma, o ABS é extremamente prático. Ela aumenta exponencialmente a segurança do carro sem que o motorista tenha que se preocupar com algo a mais enquanto dirige. Tudo acontece automaticamente.
Sem contar que, o dispositivo dispensa qualquer tipo de manutenção especial. O condutor só deve ficar atento ao indicativo “ABS” no painel do veículo. Se a luz acender e permanecer ligada, significa que há algo errado.
Conclusão
Por fim, o freio ABS é uma das tecnologias automotivas recentes que trouxe mais ganhos em termos de segurança à condução. É um grande aliado para prevenir acidentes quando frenagens bruscas são necessárias.
Então, se você dirige um veículo sem o mecanismo, talvez seja hora de começar a pensar em trocar de modelo daqui algum tempo. Ele pode ser determinante não só para a integridade dos ocupantes do seu carro, mas também à todos na estrada.
Mais do que uma obrigatoriedade em automóveis novos, o ABS é um dispositivo de proteção fundamental. Afinal de contas, é praticamente impossível não pisar fundo no pedal de freio em situações de emergência.
Assim também, faça manutenções regulares em seu conjunto de freio comum. Às vezes, uma peça ou outra se desgasta e apresenta problemas de funcionamento antes do tempo. Por tabela, outras dores de cabeça surgem, como:
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