Suspensão do carro: quais cuidados é preciso ter?

Homem avaliando se há problemas no carro na estrada

Todo veículo depende do funcionamento adequado de diferentes sistemas para andar na estrada sem dificuldades. Entre os mais importantes, está a suspensão do carro.

Trata-se de um conjunto de componentes responsável por manter as rodas do automóvel em contato com o chão de maneira estável. Ou seja, a suspensão minimiza as trepidações provocadas por imperfeições na pista.

Isso porque, o sistema absorve o impacto de lombadas, desníveis ou buracos na estrada durante a condução do veículo. Assim, oferece conforto para os ocupantes e segurança a todos.

Contudo, é preciso ter alguns cuidados para a suspensão continuar sendo eficiente em seu papel. Além de reparar ou trocar peças desgastadas do sistema em manutenções.

Logo abaixo, vamos te mostrar tudo sobre a suspensão do carro. Desde o funcionamento, até às boas práticas para preservá-la em perfeitas condições. Com isso, você pode dirigir com o máximo de tranquilidade.

Como funciona a suspensão do carro?

Mulher dirigindo com conforto e segurança devido a suspensão do carro

Em resumo, a suspensão do carro é um sistema de componentes que conecta as rodas do automóvel à estrutura do chassi. Então, supera as irregularidades de ruas e avenidas para mantê-lo devidamente estável.

O chassi é o que forma a espinha dorsal de qualquer veículo. Ela sustenta todas suas principais peças e engrenagens. Junto à carroceria, porém, o chassi fica “suspenso no ar” em relação às rodas.

E é aí que entra a suspensão. O sistema melhora o contato de carroceria, chassi e rodas com o chão. Ele absorve as imperfeições da estrada e torna a experiência de condução mais suave.

Funciona assim: quando o carro passa por um buraco ou desnível, a mola estica e comprime para absorver o impacto. A oscilação é controlada pelos amortecedores e gera menos atrito.

Em curvas ou manobras, é quase a mesma coisa. A mola entra em ação contra a carroceria do veículo para evitar derrapagens. No processo, a barra estabilizadora ajuda a controlar a inclinação do automóvel e mantê-lo equilibrado.

Alguns condutores pensam que a suspensão se resume a amortecedores e molas apenas. Só que, o sistema é muito mais complexo. Além de ambas as peças, o conjunto costuma ser composto por outros mecanismos, incluindo:

  • barra estabilizadora;
  • braço de controle;
  • buchas de borracha;
  • pivô;
  • coxim.

Entretanto, a quantidade de peças no sistema de suspensão do carro varia de acordo com o design, propósito e fabricante do veículo. Assim como, por conta do tipo de suspensão.

Quais são os tipos de suspensão do carro?

Poucos sabem disso, mas não existe somente um tipo de suspensão de carro. Na realidade, há diversas opções disponíveis para ajudar na sustentação de um automóvel. Entre as principais, destacamos:

  • dependente: as rodas estão interconectadas. Assim, o movimento de uma afeta a outra. É pouco complexa, mais robusta e encontrada em veículos de carga pesada;
  • semi-independente: em algumas situações, as rodas se movem sem dependência de outra. Porém, ainda são conectadas. É comum em carros mais simples, pois é mais barata que suspensões independentes;
  • independente: cada roda se move sem depender uma da outra. Por isso, tem melhor aderência, conforto e manuseio. Sendo popular em carros de passageiros.

Todos os tipos de suspensão cumprem o exato mesmo papel. Eles colocam as rodas em contato com o chão eficientemente. Só que, usa métodos e componentes diferentes para fazê-lo.

Principais cuidados para manter a suspensão do carro em perfeitas condições

Mecânicos avaliando alinhamento e balanceamento de rodas do carro

Dito isso, você tem que ter alguns cuidados para manter a suspensão do carro em perfeitas condições. Dessa forma, você não só garante conforto e segurança durante a condução, mas também previne problemas futuros. Conheça quais são:

Evite buracos e desníveis

Por mais que a suspensão do carro seja eficiente contra buracos e desníveis, você deve evitá-los sempre que puder. Sobretudo, porque o ideal é usar o sistema somente quando necessário.

Fique atento à estrada e diminua a velocidade em áreas em que o pavimento de asfalto é irregular, por exemplo. Com isso, o impacto e desgaste no sistema de suspensão será menor.

Mantenha a pressão correta nos pneus

A pressão adequada dos pneus é determinante para o desempenho da suspensão do carro. Sem isso, o desgaste do sistema pode ser acelerado e torná-lo ineficiente para absorver impactos.

Então, sempre mantenha todos os pneus devidamente calibrados. Além de preservar componentes da suspensão, o consumo de combustível é otimizado quando seus pneus estão com a pressão correta.

Faça alinhamento e balanceamento regularmente

Para o funcionamento adequado da suspensão, também é necessário manter as rodas do veículo alinhadas e balanceadas. Sendo assim, você impede a sobrecarga de partes do sistema.

A propósito, o fabricante do carro dá orientações específicas sobre como deixar as rodas em conformidade. Até porque, o desalinhamento e desbalanceamento traz problemas sérios à suspensão e ainda encurta a vida útil dos pneus.

Não sobrecarregue o veículo

Levar peso no carro frequentemente prejudica bastante a suspensão. Uma vez que, coloca uma carga adicional sobre diversos componentes. Em função disso, acelera o desgaste de todo o sistema.

Nesse sentido, só carregue um peso acima do recomendado enquanto dirige se for realmente necessário. Desse modo, você protege as peças do sistema de suspensão de danos relacionados à sobrecarga.

Dirija o carro suavemente

Hábitos de condução agressivos afetam diretamente a performance da suspensão do carro. Acelerações repentinas, frenagens bruscas, manobras abruptas, entre outros.

São práticas que promovem o desgaste prematuro de peças do sistema e prejudicam a segurança geral do automóvel. Por isso, dirija o veículo cuidadosamente para não ter dores cabeças futuras.

Quando a suspensão do carro deve passar por manutenção?

Mecânico fazendo manutenção da suspensão do carro

Apesar dos cuidados, uma hora ou outra peças da suspensão do carro vão precisar ser reparadas ou até mesmo trocadas. Afinal, o desgaste dos componentes do sistema é natural.

Contudo, quando levar o automóvel até um especialista para revisão? Felizmente, o veículo alerta os condutores sobre a deterioração da suspensão por meio de uma série de indicativos, como:

  • desgaste excessivo dos pneus;
  • barulhos anormais;
  • instabilidade em curvas;
  • trepidação demasiada;
  • baixo altura da carroceria;
  • vazamento de óleo.

Em qualquer sinal, leve o carro o mais depressa possível em uma oficina mecânica de confiança. Além de desconforto na direção, uma suspensão ineficiente gera vários problemas, a exemplo de:

Inclusive, o mau funcionamento da suspensão é capaz de comprometer outras partes do carro. Câmbio, embreagem e diferencial, por exemplo. O que aumenta ainda mais as chances de falhas inesperadas e batidas no trânsito.

Conclusão

De fato, a suspensão do carro é fundamental na operação de todo veículo. É determinante para você dirigir com o máximo de tranquilidade a trabalho, estudos ou passeio.

Ela trabalha entre o chassi e rodas do automóvel para absorver o impacto provocado por imperfeições de ruas e avenidas. Com isso, dá conforto para ocupantes e segurança a todos no trânsito.

Quando está funcionando adequadamente, o sistema impede instabilidades que atrapalham a experiência de condução ou dificultam o controle em determinados momentos.

No entanto, é preciso cuidar preventivamente da suspensão e mantê-la em perfeitas condições. Caso contrário, você talvez tenha que lidar com grandes dores de cabeça.

Vários componentes podem ser danificados seriamente e aumentar os custos de conserto, por exemplo. Inclusive, peças de outras partes do carro são comprometidas, como câmbio, embreagem e diferencial.

Consequentemente, o veículo corre o risco de apresentar falhas inesperadas na estrada. Assim, você pode ter que ficar horas esperando um guincho. Ou pior: provocar graves acidentes de trânsito.

Acredita que algum mecanismo do sistema de transmissão já foi prejudicado por conta da suspensão? A Baianinhos Auto Peças pode te ajudar. Somos especialistas nos principais serviços do tipo de manutenção.

Estamos localizados em Goiânia e temos o conhecimento, ferramentas e estrutura necessária para te receber. Então, identificar e corrigir problemas em seu carro da melhor forma possível.

Não mora na região? Sem problemas! Enviamos câmbios revisados para todo o Brasil. Inclusive, trabalhamos com vendas à base de troca. Ou seja, negociamos câmbios usados por recondicionados.

Agenda uma visita ou entre em contato com a Baianinhos Auto Peças o quanto antes e dirija sem maiores preocupações!

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS