Uma coisa é certa: trocar o pneu do carro é uma das manutenções mais importantes de qualquer veículo. Contudo, vários condutores não fazem ideia sobre qual é a hora mais indicada de fazê-lo.
Às vezes, ainda faz pouco tempo que a pessoa dirige. Alguns meses ou poucos anos. Assim, não sabe exatamente como funcionam as boas práticas de conservação do automóvel.
Além disso, muitos motoristas não dão o devido cuidado às peças do carro por conta da correria do dia a dia. Então, adiam ou esquecem de avaliar as condições de diversos itens.
De qualquer forma, fique atento à manutenção dos pneus do carro. Ela é determinante não só para o funcionamento do veículo, mas também à segurança de todos na estrada.
Se não estiverem nas condições ideais, os pneus são capazes de prejudicar consideravelmente o desempenho do automóvel e provocar graves acidentes de trânsito. Entenda abaixo!
Quais são os riscos de não trocar o pneu do carro?
De acordo com dados do Atlas da Década de Ações para Segurança Viária divulgados pela PRF (Polícia Rodoviária Federal), houve 59 mil acidentes associados a defeitos mecânicos entre 2011 e 2020.
Em 2022, a PRF publicou mais um relatório. Dessa vez, porém, sobre acidentes atrelados a defeitos mecânicos entre janeiro e agosto do ano em questão. A pesquisa registrou 1,7 mil casos.
O alto índice é resultado da falta de conhecimento, procrastinação ou até mesmo negligência dos condutores com a manutenção de diferentes itens do veículo, como, por exemplo:
No entanto, um item merece destaque: os pneus. É necessário ficar atento a condição do acessório e trocar o pneu do carro no momento certo. Caso contrário, o desempenho do automóvel será demasiadamente prejudicado.
Perda de aderência e controle
Não trocar o pneu do carro na hora certa gera perda de aderência e controle, por exemplo. O item chega a um nível crítico de desgaste. Dessa forma, não consegue ter a mesma performance.
Consequentemente, você tem mais dificuldades de manter o controle do veículo enquanto dirige. Principalmente, quando é preciso fazer curvas fechadas ou as condições da estrada não são tão favoráveis.
Aumento do tempo de frenagem
O desgaste excessivo dos pneus também compromete diretamente a eficiência do sistema de frenagem do carro. Quando está em más condições, o item tem menos capacidade de gerar atrito contra a estrada para parar o veículo.
Sendo assim, o tempo necessário para interromper o movimento do automóvel por completo é mais longo. O que aumenta o risco de colisões na estrada, pois você não tem mais tanta rapidez para evitar obstáculos.
Risco de aquaplanagem
Em dias de chuva, as consequências de não trocar o pneu do carro podem ser ainda mais devastadoras. Uma vez que, o acessório tem alto risco de aquaplanagem quando está desgastado.
Ele se torna menos eficaz para dispensar a água da superfície da estrada. Assim, você pode perder o controle temporariamente, derrapar e provocar acidentes em menor ou maior grau.
Aumento do consumo de combustível
Pneus desgastados ainda levam a um aumento significativo do consumo de combustível do carro. Isso porque, há uma resistência maior dos acessórios no rolamento na estrada.
Em outras palavras, o motor do veículo precisa se esforçar mais para mantê-lo em movimento. Então, a queima de combustível é maior e resulta em um custo operacional elevado do automóvel.
Quando é a hora certa de trocar o pneu do carro?
Mas então, quando trocar o pneu do carro? A resposta é: depende. Em média, a validade de um pneu é 5 anos. Porém, o tempo varia bastante de acordo com os hábitos do condutor e condições do uso do veículo.
Por sorte, o jogo de pneus e o próprio automóvel dá diversos sinais que está na hora de substituir o item o mais rápido possível. Entre os principais, destacamos os seguintes:
Desgaste da banda de rodagem
Primeiramente, um dos sinais de que é hora de trocar o pneu do carro é o desgaste da banda de rodagem. É o que garante a aderência e estabilidade do veículo na estrada.
Se os sulcos estiverem desgastados demais, bem mais finos do que antes, é preciso substituir os pneus imediatamente. Do contrário, o risco de perda de controle do automóvel será grande. Sobretudo, em dias de chuva.
Aliás, há indicadores de desgaste nos próprios pneus. Os ressaltos entre os sulcos tem exatamente 1,6 mm de profundidade. Então, quando ambos estão praticamente alinhados, significa que você deve trocar o item o quanto antes.
Danos visíveis
Qualquer dano visível nos pneus é um sinal claro da perda de qualidade e necessidade de substituí-los. Cortes, bolhas ou perfurações, são alguns exemplos disso.
Trata-se de danos estruturais que comprometem a integridade dos acessórios do carro. Eles podem gerar falhas repentinas durante a condução ou até mesmo a um estiramento em situações extremas.
Variações na pressão dos pneus
A pressão dos pneus é outro ponto de atenção. Quando estão com a pressão inapropriada, os acessórios se desgastam mais rapidamente e colocam a segurança de todos em risco na estrada.
Além disso, se houver variações frequentes na pressão, mesmo com ajustes regulares, o ideal é que você substitua os pneus para corrigir o problema e garantir o desempenho adequado do veículo.
Problemas de desempenho
Entre os sinais mais comuns relacionados a trocar o pneu do carro, ainda estão os problemas no desempenho do carro. É preciso ficar atento a mudanças perceptíveis, como, por exemplo:
- vibrações;
- instabilidade;
- ruídos;
- tempo de resposta mais longo.
Se for o caso, avalie a condição de cada pneu do automóvel para identificar e resolver qualquer problema antecipadamente. Afinal, a segurança de diversas famílias está em jogo.
Importante: tanto os pneus em uso quanto o estepe precisam ser trocados periodicamente. Eles perdem suas características após determinado tempo. Seja na estrada, seja guardado como reserva.
Outro detalhe é a data de fabricação dos pneus. Ela pode ser encontrada em um número de série com a sigla DOT no início. Os últimos 4 dígitos representam a semana e o ano em que o acessório foi fabricado.
Como trocar o pneu do carro?
Embora a maioria já saiba como trocar o pneu do carro, quem tirou a CNH e começou a dirigir recentemente talvez tenha dúvidas sobre o tipo de manutenção do veículo.
Se você segue a ideia do “faça você mesmo”, reúna as ferramentas necessárias para o processo: estepe, macaco, chave de roda e calço. Então, realize o passo a passo abaixo:
- coloque o calço na roda oposta à que será trocada;
- retire a tampa;
- afrouxe os parafusos;
- levante o carro com o macaco;
- solte os parafusos e troque os pneus;
- aperte os parafusos;
- desça o carro com o macaco;
- coloque a tampa;
- guarde as ferramentas;
- pronto!
Entretanto, trocar o pneu do carro pode ser uma tarefa chata e demorada. Sobretudo, quando é preciso substituir mais de um pneu. Neste caso, vale mais a pena levar o veículo em uma oficina de confiança.
Trocar o pneu do carro: uma prática indispensável
Por fim, trocar o pneu do carro é uma prática mais do que necessária. Além de manter o veículo funcionando adequadamente, a manutenção protege você, familiares e outros condutores de qualquer acidente.
Pneus desgastados são extremamente nocivos ao desempenho geral do automóvel. Você tem perda de aderência e controle, aumento no tempo de frenagem e risco de aquaplanagem, por exemplo.
Assim também, o consumo de combustível do carro aumenta. O motor tem que trabalhar mais para superar a resistência ao rolamentos dos pneus. Com isso, o custo operacional do veículo se torna mais elevado.
Para piorar, várias outras peças do sistema de transmissão do veículo são prejudicadas por pneus que já passaram do prazo de validade. O que multiplica problemas de segurança e financeiros.
Por isso, fique atento a um dos itens mais importantes de qualquer automóvel. É indispensável substituir os pneus no momento certo para evitar dores de cabeça maiores.
Acha que algum mecanismo do sistema de transmissão já foi prejudicado por conta dos pneus? A Baianinhos Auto Peças pode te ajudar. Somos especialistas em câmbio e oferecemos vários serviços de manutenção, a exemplo de:
- embreagem;
- tração;
- diferencial;
- troca de óleo e filtros.
Estamos localizados em Goiânia e temos toda a estrutura necessária para recebê-lo da melhor forma possível. Nossa equipe dá um diagnóstico preciso e propõe as soluções mais eficazes para resolver qualquer problema.
Mora longe de nós? Não há com o que se preocupar. Também disponibilizamos peças com entrega para todo o Brasil. Inclusive, trabalhamos com vendas à base de troca. Ou seja, negociamos peças recondicionadas por novas ou usadas.
Agenda uma visita ou entre em contato com a Baianinhos Auto Peças agora mesmo. Será um prazer atendê-lo!