Hoje vamos abordar como verificar o nível de óleo. Verificar o nível de óleo é muito simples e quase todo mundo sabe. Mas a maioria deixa para o frentista olhar. Não é errado deixar que o frentista olhe. Mas o que é muito comum é o frentista acusar que o nível de óleo está baixo. Como de costume as pessoas permitem que ele complete o óleo do motor. E é aí que está o problema.
Se o frentista completar o óleo diferente do que está no seu veículo, haverá conflito nas propriedades químicas de fabricantes diferentes, o que prejudicará a vida útil do motor. Para verificar o nível do óleo é preciso identificar a vareta de óleo. Cada veículo possui uma característica diferente. É comum varetas na cor laranja ou amarela. Ao retirar a vareta de óleo, procure ser cauteloso, pois como na maioria dos carros a vareta e o cano são de plásticos, e com o passar do tempo o plástico vai ressecando, pode haver quebra do cano que veda a vareta de óleo. Muita cautela nessa hora.
Depois que você retirou a vareta de óleo, limpe a ponta da vareta com um pano que não solte fiapos, pois ao retornar a vareta de óleo novamente ao motor pode haver fiapos presos na vareta, que poderá se misturar ao óleo e ser sugado pelo pescador de óleo, causando entupimento e comprometendo a lubrificação do motor. Aí meu amigo, em instante seu motor vai pro brejo. Depois de limpar a vareta de óleo volte novamente ao motor. Coloque até vedar totalmente com muita cautela para não forçar a peça de plástico. Retire a vareta novamente e verifique o nível do óleo.
Procure identificar a marca mínima e máxima, se houver. Caso não haja, você deve procurar identificar a parte da vareta que está diferente do conjunto. Pode ser uma saliência com pontos rústicos, pode ser uma peça de plástico em destaque com vários pontinhos rústicos… Enfim, se tiver o manual do veículo será mais fácil achar.
Como saber qual o nível ideal de óleo? O óleo deve estar entre a marca mínima e máxima. Mas se estiver muito próximo do mínimo poderá faltar óleo caso você esteja numa subida ou descida. O ideal é que esteja no meio até a marca máxima. Se estiver acima, ocorrerá sobre pressão, que danificará os retentores, onde vazará óleo, danificará também o catalizador, e poluirá mais o meio ambiente.
É normal que o óleo esteja sujo. Em uma troca de óleo recente, que o filtro de óleo foi trocado, (detalhe, toda troca de óleo troca-se o filtro também) ao dar a partida o óleo se misturará com o óleo nos dutos do motor, e também ao resto de óleo sujo que fica no cárter de óleo. Portanto essa história de que óleo preto está vencido é conversa. Caso você precise completar o nível de óleo, sempre coloque da mesma marca e do mesmo tipo, para não gerar conflito.
É recomendável que você verifique o nível de óleo a cada 1.000 km, ou 5.000 km se achar que é muita frescura. Mas observe que se você coloca óleo mineral, a maioria é para troca a cada 5.000 km. Já o óleo sintético é comum ser para cada 10.000 km. Tudo depende da marca e modelo. Sempre consulte o manual do veículo.
Então é isso pessoal, fique atento ao seu veículo para que você não tome prejuízo e não tenha que realizar uma manutenção inesperada. Cuide bem do seu veículo, vale a pena. Antes de qualquer viagem verifique o óleo, água, luzes, pneus e os componentes de segurança do seu veículo.
Fonte: Notícias Automotivas
A BAIANINHOS AUTO SERVICE é especializada em
Transmissões Manuais e Automatizadas, Tração e Diferencial.
Faça uma visita a nossa loja e confira nossos serviços.
Ou entre em contato conosco por aqui