Você sabia que é possível economizar até 35% de combustível com alguns cuidados básicos e atenção ao dirigir?
Segundo especialistas, manutenção em dia, direção defensiva, hábitos econômicos e combustível de qualidade são fatores determinantes para tornar seu carro um meio de transporte que vale a pena ou transformá-lo em um verdadeiro prejuízo.
Reunimos neste post orientações infalíveis para começar a economizar ainda hoje.
Direção e economia
O jeito de dirigir é um dos fatores que mais influenciam o consumo de combustível. Veja nossas dicas para uma direção econômica.
Aceleração e marchas
Acelerar demais é a causa mais comum de aumento de consumo. Cada acelerada desmotivada representa uma injeção de combustível e, sem surpresa, seu dinheiro jogado fora.
Arrancadas bruscas, aceleração em semáforos e o antigo costume de esquentar o carro pela manhã são hábitos desaconselhados.
Manter uma aceleração constante e moderada, deixando o motor trabalhar em rotações adequadas com atenção ao momento certo de trocar as marchas é a melhor forma de economizar.
Assim como um carro rodando à 40Km/h com a 5ª marcha, forçar o motor andando aos 100km/h com a 2ª marcha é inadequado e dispendioso.
É possível economizar, ainda, reduzindo a velocidade quando avistar um sinal vermelho, de maneira a evitar a parada completa do veículo, e abandonando o vício da mudança constante de faixa (que demanda ultrapassagens e aceleração).
Os manuais do proprietário costumam trazer velocidade ideal para cada troca de marcha, mas em modelos mais modernos o próprio computador de bordo conta com um indicador de marcha adequada capaz de guiar o motorista até uma direção eficiente e econômica.
Condições de circulação
Adotar posturas adequadas em descidas, subidas e em congestionamentos também é determinante para a economia.
Diante de terrenos íngremes uma dica é arrancar com o auxílio do freio de mão, especialmente se você tem dificuldades com o controle de embreagem. Ficar acelerando demais e soltando a embreagem antes do necessário só serve para desgastar os componentes e aumentar o consumo de combustível.
No caso de descidas prolongadas não se esqueça de deixar o carro engatado, já que, além de mais seguro, mantém a lubrificação do sistema de transmissão evitando desgastes desnecessários. E vale lembrar que essa prática, ao contrário do que muitos pensam, não influencia o consumo de gasolina, já que os carros com sistema de injeção eletrônica cortam automaticamente a emissão de combustível com a retirada do pé do acelerador.
Finalmente, diante de congestionamentos, a recomendação é observar o trânsito para manter a velocidade do veículo o mais uniforme possível, dosando a aceleração e o freio de forma a evitar ao máximo as paradas frequentes e frenagens repentinas, bem como otimizar as retomadas de velocidade. E claro, sempre que possível, buscar rotas alternativas.
Cuidados de manutenção
O funcionamento eficiente do carro depende de cuidados de manutenção. A seguir os itens que influenciam diretamente no consumo do carro.
Pneus
A calibragem errada pode não só comprometer a segurança dos ocupantes do veículo como, também, prejudicar o desempenho do automóvel, aumentando o consumo de combustível em até 20%.
Para economizar é preciso calibrar os pneus a cada 15 dias, com eles ainda frios, tendo rodado no máximo três quilômetros, sempre observando os níveis adequados de pressão na dianteira e traseira para veículos com ou sem passageiros.
As informações sobre calibragem normalmente são encontradas em adesivo na tampa do tanque de combustível ou na porta do carro. Se o seu modelo não vem com o adesivo, consulte o manual.
Velas
As velas são componentes importantíssimos para o adequado funcionamento do motor do carro, já que são elas as responsáveis pela faísca que provoca a combustão da mistura de ar e combustível no cilindro, gerando a energia necessária para o deslocamento do carro.
Se as velas não funcionam corretamente a queima da mistura fica prejudicada, diminuindo a eficiência do motor com consequente aumento de consumo.
As velas devem ser checadas a cada 10 mil quilômetros rodados e substituídas (o conjunto) ao menor sinal de corrosão ou desgaste acentuado ou, ainda, nos prazos previstos pelas montadoras.
Fluido de arrefecimento
Checar o nível de água ou fluido no sistema de arrefecimento do veículo é outro item importante para manter a economia do veículo.
Quando o sistema de arrefecimento do carro trabalha na temperatura ideal o motor apresenta melhor eficiência, porém, qualquer problema com o resfriamento e o motor passa a operar com superaquecimento, aumentando o consumo. Além disso, o superaquecimento acelera a deterioração do óleo lubrificante e pode fazer com que componentes e peças do veículo dilatem, causando um aumento no atrito, e, em últimos casos, até mesmo o bloqueio do movimento.
Para evitar gastos maiores, o ideal seria observar os níveis de fluido constantemente e realizar sua troca a cada 10 mil quilômetros, para manter limpo todo o sistema.
Óleo e filtro de óleo
Se a intenção é economizar, perder os prazos de troca de óleo motor deve ser evitado a todo custo.
Com o tempo de uso o óleo vai perdendo sua viscosidade e aderência, podendo formar as chamadas borras. Comparadas à gordura no sangue, as borras de óleo dificultam a circulação do componente pelo motor prejudicando seu funcionamento com consequente aumento de consumo.
O filtro de óleo também deve ser trocado regulamente, já que ele é responsável por eliminar impurezas como as partículas de metal geradas pela fricção das peças móveis e aquelas derivadas da própria combustão, influenciando diretamente a eficiência do motor.
Filtros de ar e combustível
Trocar os filtros de ar e de combustível nos prazos indicados pelas montadoras também é fundamental para evitar gastos desnecessários.
Essas duas peças trabalham para que a mistura de ar e combustível utilizada na combustão esteja em condições ideais e para que impurezas não danifiquem os cilindros ou cheguem à bomba de combustível e ao bico injetor.
Filtros sujos ou fora do prazo de validade deixam o funcionamento do motor irregular e, novamente, aumentam o consumo.
Cuidados com combustível
O combustível é outro fator relevante para o consumo. Além de abastecer apenas em postos confiáveis, evitando usar combustíveis adulterados e de baixa qualidade, é preciso estar atento aos níveis do tanque.
A reserva, ou o “fundo” do tanque, pode acumular impurezas do combustível que se assentam com o tempo, assim, usar sempre o tanque na reserva pode fazer com que estes resíduos entrem na bomba e provoquem falhas de funcionamento, prejudicando a eficiência do motor.
Outra dica é utilizar gasolina aditivada para manter as peças do sistema de alimentação do veículo sempre limpas. Sem sujeira, o motor funciona melhor e gasta menos.
Outros hábitos para redução de consumo
Além dos cuidados de manutenção com o carro e da adoção de uma direção econômica, existem outros hábitos importantes para a economia.
Transitar com sobrepeso, por exemplo, exige maior aceleração para deslocar o carro, aumentando o consumo e deve, portanto, ser evitado. Observar sempre os limites de carga previstos no manual é hábito que faz bem ao seu bolso.
Outro hábito a ser desenvolvido é saber quando utilizar o ar condicionado. Em temperaturas amenas poque não desligá-lo? Ele sozinho aumenta, em média, 20% o consumo do carro. Mas é preciso ficar atento, como vimos em outra oportunidade, circular com os vidros abertos em velocidade superior aos 70km/h é ainda mais dispendioso que o próprio uso do ar condicionado, já que aumenta consideravelmente a resistência ao movimento. Nesses casos, a recomendação é ligar o ar.
Por fim, nossa última dica é prudência ao instalar acessórios no carro. Antes de abraçar novidades, consulte um especialista. As peças que mudam características originais como aerofólios, suportes e rodas fora do padrão, dentre outras, influenciam a aerodinâmica do veículo, podendo aumentar o consumo.
Fonte: CarLider
A BAIANINHOS AUTO SERVICE é especializada em
Transmissões Manuais e Automatizadas, Tração e Diferencial.
Faça uma visita a nossa loja e confira nossos serviços.
Ou entre em contato conosco por aqui