Entenda por que os adolescentes podem manter o câmbio manual vivo

Estudo da varejista americana CarMax mostra que vendas da transmissão tradicional voltou a crescer, apesar do avanço dos elétricos.

Foto: divulgação
No Brasil, câmbio manual está em modelos populares ou em esportivos, como o Honda Civic Type-R (foto)

 

Depois de perder constantemente a batalha contra os automáticos nos últimos 70 anos, as vendas de transmissões manuais estão aumentando. Bem, mais ou menos. Antes de os entusiastas do prazer ao volante se alegrarem, considerem que a recuperação é muito trivial, cerca de um ponto percentual – a vitória é pequena, por todas as definições.

O primeiro carro do mundo, o Benz Patent Motorwagen, de 1886, tinha uma transmissão automática continuamente variável. Foi celebrado por sua inovação, mas era lento e pouco confiável. Em 1894, Emile Levassor e Louis-Rene Panhardare desenvolveram a primeira caixa de velocidades manual. Embora a carga de trabalho do condutor fosse muito mais significativa, a troca de marcha era mais suave, mais rápida, mais eficiente e, para os entusiastas da condução, mais divertida. Não demorou muito para que a caixa manual se tornasse comum.

 

No entanto, como os humanos são preguiçosos, os fabricantes de automóveis trabalharam diligentemente para desenvolver uma transmissão automática suave, confiável e eficiente que mudasse de marcha sem a intervenção do motorista. Foi só em meados da década de 1950 que as transmissões automáticas foram refinadas o suficiente para que os consumidores começarem a escolhê-las em vez das manuais, até mesmo pagando mais pela conveniência. As vendas do câmbio tradicional caíram desde então.

 

Um novo relatório da CarMax, popular varejista de veículos usados ​​com sede nos Estados Unidos e responsável por mais de 1,6 milhão de carros vendidos em 2021, mostra que depois de cair para 2,4% das vendas em 2020, as vendas de transmissão manual na plataforma aumentaram para 2,8% em 2021 e 2,9% em 2022. São números impressionantes, considerando que as vendas de veículos elétricos (sempre automáticos) estão em alta e poucas montadoras oferecem veículos novos com caixa de câmbio tradicional – especialistas automotivos dizem que menos de 20% dos motoristas americanos podem operar com transmissão manual.

Fonte: Forbes

A BAIANINHOS AUTO PEÇAS é uma oficina mecânica

especializada em conserto de transmissões manuais e

automatizadas, automáticas, tração e diferencial.

Também possuímos um departamento de venda de caixas de

câmbio e peças.

Fazemos troca de câmbio Imotion/Dualogic para manual,

confira!

É uma alegria servir você!

Faça uma visita a nossa loja e confira nossos serviços.

Entre em contato conosco por aqui.

Conheça nossas Redes Socias:

Instagram

Facebook

 

COMO CHEGAR NA OFICINA MECÂNICA BAIANINHOS AUTO PEÇAS