Economia: Aplicativo ‘espião’ de motoristas poderá dar desconto no seguro

Por meio do GPS, aplicativo traça um perfil da condução, com dados sobre velocidade, frenagem, horários e uso do celular ao volante.

 

Capturas de tela do app que traça um perfil de risco do motorista (Foto: Reprodução/SulAmérica)

Capturas de tela do app que traça um perfil de risco do motorista (Foto: Reprodução/SulAmérica)

Seguradoras no Brasil estão começando a usar um aplicativo que monitora o modo como motoristas dirigem para poder mensurar riscos e, consequentemente, o preço de apólices de seguros de automóveis.

O aplicativo, de instalação voluntária, inclui um sistema de telemetria, que se conecta ao veículo para mostrar informações sobre o perfil da condução (velocidade, frenagem, uso do celular ao volante) e horários mais frequentes de uso.

A partir desses dados, a ferramenta aplica uma pontuação, da qual mede-se o nível de risco em termos de colisão ou sinistro.

“O sistema pode ser usado como uma espécie de cadastro positivo do motorista que, se tiver uma avaliação positiva, pode receber em troca oferta de apólices mais baratas”.

Ricardo Lachac, diretor de seguros no Brasil da LexisNexis.

A empresa norte-americana é especializada em medição de riscos e já tem parcerias com seguradoras em mercados como Grã-Bretanha, Espanha, Austrália e Estados Unidos.

Primeira a usar o serviço no país, a SulAmérica faz desde outubro testes com cerca de 5 mil pessoas, incluindo funcionários. Agora, está começando a oferta do serviço em larga escala, inclusive para não clientes.

O plano da Sul América é justamente usar os resultados do sistema para oferecer recompensas.

“Quanto mais segura for a direção do carro, mais pontos pode acumular e ser recompensado com benefícios como:

  • até R$ 400 de desconto no seguro,
  • R$ 800 na franquia ou
  • 30 diárias extras no carro reserva”, afirmou a seguradora em comunicado.

De acordo com a seguradora, o perfil de direção do usuário é conhecido em cerca de dois meses de uso.

Outras seguradoras no país também estão testando o sistema, disse Lachac, mas sem revelar os nomes. Segundo ele, de posse desse recurso, pode-se desenhar produtos para um enorme público no Brasil que não tem seguro de automóveis.

Estimativas do mercado segurador apontam que cerca de 17 milhões de veículos no Brasil têm seguro. Uma fatia ainda pequena da frota total que ultrapassa os 60 milhões de veículos.

 

Fonte: G1 Auto Esporte

 

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