Problemas na dirigibilidade? Pode ser o diferencial traseiro

Confira alguns sinais que podem indicar um diferencial traseiro defeituoso. Veja quais os sintomas que o veículo apresenta quando existe um diferencial com problemas.

Conhecer os sintomas de um diferencial traseiro defeituoso pode ajudar no diagnóstico e evitar que seu cliente tenha problemas de dirigibilidade. O diferencial é um componente essencial que auxilia no funcionamento do sistema de transmissão de força. Ele transfere a potência da transmissão e do motor do veículo para as rodas de forma individualizada, evitando que as rodas girarem na mesma velocidade e  oferecendo um controle mais preciso sobre o veículo.

Se o cliente reclama que ouve ruídos estranhos nas rodas ou começa a sentir vibrações incomuns, verifique. É provável que sejam sinais de um problema com o eixo diferencial.

Os veículos com tração traseira são equipados com diferencial traseiro. As trações dianteiras são equipadas com um diferencial ou eixo de transmissão dianteiro, que tem a mesma função que os diferenciais. Independentemente do tipo de diferencial, é necessário verificar se ele está funcionando corretamente. Mas quais são os sinais de um diferencial traseiro ruim?

Sintomas de um diferencial traseiro falhando

Como qualquer outro componente mecânico, um diferencial traseiro defeituoso apresentará alguns sintomas para alertar o motorista que há um problema. Aqui estão alguns dos sintomas de um diferencial que está piorando.

Barulho excessivo:

Um diferencial com falha [dianteiro ou traseiro] fará um barulho de zumbido contínuo. Esses ruídos mudarão gradualmente durante a aceleração, desaceleração ou ao virar numa esquina.

Esse zumbido, geralmente, é causado por um rolamento danificado ou gasto no eixo ou no suporte. Já quando ele faz um barulho parecido com um assovio, geralmente, o problema está em um anel e engrenagens de pinhão danificados ou desgastados.

Uma falha na engrenagem do anel e do pinhão, geralmente, é causada quando os componentes apresentam desgaste, ranhuras ou estão desajustados.

Além disso, quando há muita folga entre componentes ou folga entre o anel e o pinhão, você ouvirá um ruído metálico ao acionar o câmbio para movimentar o veículo – em câmbios automáticos da posição “N” ou “P” para “D”.

Quando o diferencial requer serviço ou manutenção, o próprio eixo também requer serviço e inspeção para possíveis danos que podem resultar de um rolamento do eixo traseiro defeituoso. Simplificando, o ruído excessivo é um sintoma comum do semieixo traseiro.

Falha devido à falta de lubrificação:

Primeiro, você precisa se certificar de que não há vazamentos ao redor da junta do diferencial traseiro. Em seguida, verifique se há vazamentos na área do eixo traseiro. Vazamentos podem ocorrer nas vedações da engrenagem do pinhão e, quando o vazamento for mais sério, sujeira e óleo se acumularão logo abaixo do suporte, da engrenagem do pinhão ou nas áreas do sistema de freio.

Superaquecimento:

O superaquecimento do diferencial pode ser causado pelo uso do tipo errado de óleo, falta de lubrificação, engrenagens gastas, pré-carga excessiva do rolamento, folga entre o anel e o pinhão ou sobrecarga ao transportar um reboque pesado ou equipamento de carregamento. O superaquecimento é um sinal significativo de nível de fluido baixo.

Vibração:

Sentir uma vibração incomum ao dirigir o veículo deve ser uma grande preocupação. Pode ser sintoma de um diferencial traseiro ruim ou sinal de outros problemas nas rodas traseiras. Sempre que sentir uma vibração nas rodas traseiras, o mecânico de confiança deve inspecionar o diferencial com a maior brevidade possível.

O que faz com que um diferencial estrague?

  • Falta de óleo.
  • Tipo de óleo errado.
  • Desgaste normal por tempo de uso.
  • Condução imprudente.

Dicas importantes para um diferencial traseiro de longa duração

Agora que já consegue identificar os sinais de que o diferencial traseiro está ruim, vejamos algumas dicas para prolongar sua vida útil.

  • Mudança de óleo programada – A primeira e mais importante dica é a troca de fluido diferencial programada regularmente. lembre que o fluido diferencial é muito mais espesso que o óleo do motor.
  • Óleo Recomendado – Durante a manutenção, certifique-se de usar o óleo recomendado. Usar o tipo de óleo errado é tão ruim quanto não o trocar e pode até causar mais danos.
  • Dirija com cuidado – Como o diferencial fica embaixo do veículo, dirija sempre com segurança, principalmente em estradas ruins, para evitar bater em pedras, buracos e obstáculos. Tudo isso pode quebrar o alojamento do diferencial e resultar em vazamentos.
  • Por fim, nos serviços de manutenção, sempre use peças de reposição de qualidade e tradição.

Fonte: Dana

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