Só existem dois modelos por menos de R$ 70 mil e alguns já passaram de R$ 80 mil
Nos últimos anos, os preços dos automóveis disparou consideravelmente por diversos fatores. Faltam componentes como semicondutores, borracha para pneus, aço e plástico. Sem conseguir produzir, o estoque caiu e a demanda cresceu. E ainda tem os problemas da economia, com a taxa de juros e a dificuldade de conseguir crédito para o financiamento. Assim, os carros mais baratos do Brasil ficaram bem fora da realidade de muitos.
Alguns analistas acreditam que o cenário mudará um pouco em 2023, conforme a produção for normalizada e o estoque nas concessionárias aumentar. Porém, neste momento, ainda vamos encontrar valores bem altos que vieram do cenário do ano passado. Um reflexo é que, entre os 10 carros mais baratos do Brasil, apenas três deles custam menos de R$ 70 mil e dois modelos da lista já superam os R$ 80 mil.
Para ajudar na sua busca por um carro 0 km bem acessível, montamos uma lista com os 10 automóveis mais em conta do país, considerando os preços sugeridos das fabricantes (afinal, existem condições diferentes nas concessionárias, com descontos ou ágio). Os valores considerados são para todo o Brasil, exceto São Paulo, onde a tarifa do ICMS é maior, deixando o carro mais caro.
Apenas a versão mais acessível de cada automóvel foi considerada, para evitar repetições e aumentar a variedade de opções. Entraram carros que ainda estão sendo vendidos, mesmo que a produção tenha sido encerrada, por considerar que ainda existem estoques nas concessionárias, como é o caso do Volkswagen Gol. E descartamos modelos que estão sem qualquer mudança há alguns anos, como os modelos da Lifan ou o JAC T40.
1º – Renault Kwid Zen
- Versão: Renault Kwid Zen 1.0
- Preço: R$ 68.990
- Motor: 1.0 SCe 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 71 cv e 10 kgfm
O Renault Kwid segue no topo da lista dos 10 carros mais baratos do Brasil, apesar de estar empatado com o Fiat Mobi e isto é porque o preço aumentou recentemente. A versão Zen é a definição de configuração de entrada, trazendo poucos equipamentos. Conta com controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, direção elétrica, quatro airbags, monitoramento de pressão dos pneus, rádio com USB e Bluetooth, sistema start-stop e iluminação diurna em LED. Sob o capô está o motor 1.0 SCe 12V de três cilindros, que desde a reestilização entrega 71 cv e 10 kgfm, combinado a um câmbio manual de 5 marchas.
2º – Fiat Mobi
- Versão: Fiat Mobi Like 1.0
- Preço: R$ 68.990
- Motor: 1.0 Fire 8V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 74 cv e 9,7 kgfm
Existem poucos subcompactos no mercado brasileiro e o Fiat Mobi é um dos sobreviventes deste segmento. Durante boa parte de 2022, foi o carro mais barato do Brasil, embora que por uma diferença bem pequena em relação ao Renault Kwid. Só que o jogo mudou com um aumento de preços para o modelo ítalo-brasileiro, fazendo com que caísse para a 2ª posição. Não ajuda que é bem mais espartano, com direção hidráulica, ar-condicionado, rodas de aço com calotas, pré-disposição para rádio e vidros elétricos dianteiros. O motor é o velho conhecido 1.0 Fire 8V (o único carro da marca no país a ainda usar este propulsor), de 74 cv e 9,7 kgfm, sempre com um câmbio manual de 5 marchas.
3º – Citroën C3
- Versão: Citroën C3 Live 1.0
- Preço: R$ 72.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
A Citroën está em um processo de renovação, após alguns anos vendendo somente o C4 Cactus. O primeiro carro da nova linha da marca é o C3, que chegou para ser um dos carros mais baratos do mercado. Busca os clientes que até cogitam Kwid ou Mobi, mas com mais espaço. A versão Live vem com ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, travas e vidros dianteiros elétricos, monitoramento de pressão dos pneus e rodas de aço de 15” com calotas. Sua motorização é formada pelo 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm da Fiat e a única opção de transmissão é a manual de 5 marchas.
4º – Volkswagen Gol
- Versão: Volkswagen Gol 1.0
- Preço: R$ 78.160
- Motor: 1.0 MPI 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm
Sim, o Gol está dando adeus ao mercado e sua produção até foi encerrada. Porém, neste exato momento, ainda é possível encontrar algumas unidades nas concessionárias, então ainda pode ser uma escolha para quem gosta da Volkswagen. Só que é um dos modelos mais pelados da lista, contando somente com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, limpador traseiro com desembaçador e preparação para rádio. O motor é o 1.0 MPI de 84 cv e 10,4 kgfm que ainda equipa o Polo e Polo Track, somente com uma transmissão manual de 5 marchas.
5º – Fiat Argo
- Versão: Fiat Argo 1.0
- Preço: R$ 79.790
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
A Fiat aparece de novo na lista, desta vez com o Argo. É maior e um pouco mais equipado que o Mobi, mas não muito, já que não recebe rádio ou vidros traseiros elétricos. Por outro lado, conta com ar-condicionado, direção elétirca, computador de bordo com display TFT de 3,5” e travas elétricas. Ao menos troca o 1.0 Fire pelo Firefly de três cilindros, gerando 75 cv e 10,7 kgfm, mas sempre com a transmissão manual de 5 marchas.
6º – Renault Stepway
- Versão: Renault Stepway Zen 1.0
- Preço: R$ 79.990
- Motor: 1.0 SCe 16V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,2 kgfm
Com o fim do Sandero, a Renault optou por criar uma nova versão do Stepway chamada Zen para ocupar o espaço do hatchback. E, para conseguir ter mais volume, chegou por um preço bem mais baixo do que o resto da linha do aventureiro. Vira uma opção interessante por ser o primeiro da lista a ter uma central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay ao invés de um rádio. Traz também ar-condicionado, direção eletro-hidráulica, vidros elétricos dianteiros e quatro airbags. Também ajuda ter um motor 1.0 mais potente do que o Kwid, com 82 cv e 10,5 kgfm, combinado a um câmbio manual de 5 marchas.
7º – Peugeot 208
- Versão: Peugeot 208 Like 1.0
- Preço: R$ 79.990
- Motor: 1.0 Firefly 6V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 75 cv e 10,7 kgfm
Após a fusão do Grupo PSA com a Fiat-Chrysler, a Stellantis mudou o posicionamento do Peugeot 208 no mercado brasileiro, criando as versões com o motor 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm compartilhado com Argo e Cronos. Isto ajudou a posicionar o hatch na lista dos 10 carros mais baratos do Brasil e aumentar as vendas do veículo. É o último modelo a ficar abaixo dos R$ 80 mil, mas em compensação vem com uma boa lista de equipamentos, contando com quatro airbags, controles de estabilidade e tração, travas e vidros elétricos, central multimídia de 10,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, e iluminção diurna em LED.
8º – Volkswagen Polo Track
- Versão: Volkswagen Polo Track 1.0
- Preço: R$ 81.370
- Motor: 1.0 MPI 12V
- Câmbio: manual de 5 marchas
- Potência e torque: 84 cv e 10,4 kgfm
O substituto do Gol é o Volkswagen Polo Track, uma versão com um design diferente do modelo reestilizado, feito para ser o primeiro carro de uma nova linha de entrada da marca. Para cumprir este papel, vem bem espartano, com quatro airbags, controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, bloqueio eletrônico de diferencial, vidros dianteiros elétricos, direção elétrica, travas elétricas e ar-condicionado. Nada de rádio, que é um item opcional.
9º – Hyundai HB20
- Versão: Hyundai HB20 Sense 1.0
- Preço: R$ 82.290
- Motor: 1.0 Kappa 12V
- Câmbio: manual de 6 marchas
- Potência e torque: 80 cv e 10,2 kgfm
O automóvel mais vendido de 2022 foi o Hyundai HB20, aproveitando a reestilização lançada no ano passado. Já foi mais barato, porém o preço subiu o suficiente para empurrado para o final da lista. A versão Sense vem com 6 airbags, ar-condicionado, direção elétrica, controles de estabilidade e tração, assistente de partida em rampas, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, computador de bordo com tela TFT de 3,5”, rádio com USB e Bluetooth, iluminação diurna em LED e mais. Segue equipado com o 1.0 Kappa 12V de três cilindros, que entrega 80 cv e 10,2 kgfm.
10º – Chevrolet Onix
- Versão: Chevrolet Onix 1.0
- Preço: R$ 84.390
- Motor: 1.0 CSS Prime 12V
- Câmbio: Manual de 6 marchas
- Potência e torque: 82 cv e 10,6 kgfm
O Chevrolet Onix já foi o automóvel mais vendido no Brasil e agora está brigando com o HB20 para recuperar a posição, ainda tentando se recuperar do período sem ser produzido por causa da falta de peças e o fim da versão Joy. A lista de equipamenos conta com 6 airbags, ar-condicionado, assitente de partida em rampas, controles de estabilidade e tração, direção elétrica, rádio com USB e Bluetooth, rodas de aço de 14” com calotas, travas e vidros elétricos e computador de bordo. É uma das poucas versões com o 1.0 aspirado de três cilindros, com 82 cv e 10,6 kgfm, combinado ao câmbio manual de 6 marchas.
Perguntas mais frequentes:
Qual é o carro mais barato do Brasil com multimídia?
O carro mais barato do Brasil em 2023 com central multimídia é o Renault Stepway na versão Zen 1.0, vendido por R$ 79.990. Conta com uma central multimídia de 7 polegadas e conexão Android Auto e Apple CarPlay.
Qual é o carro mais barato do Brasil com controle de estabilidade?
O carro mais barato do Brasil em 2023 com controle de estabilidade de série é o Renault Kwid Zen 1.0, a configuração mais barata do subcompacto, que foi reestilizado na linha 2023 e custa R$ 68.990.
Qual é o sedã mais barato do Brasil em 2023?
O sedã mais barato do Brasil em 2023 é o Fiat Cronos 1.0, nova versão lançada na linha 2023 com o 1.0 Firefly de 75 cv e 10,7 kgfm. Custa R$ 84.790, por isso não entra na lista dos 10 carros mais baratos do país.
Os carros mais baratos do Brasil em 2023
- Renault Kwid Zen 1.0 – R$ 68.990
- Fiat Mobi Like 1.0 – R$ 68.990
- Citroën C3 Live 1.0 – R$ 72.990
- Volkswagen Gol 1.0 – R$ 78.160
- Fiat Argo 1.0 – R$ 79.790
- Renault Stepway Zen 1.0 – R$ 79.990
- Peugeot 208 Like 1.0 – R$ 79.990
- Volkswagen Polo Track 1.0 – R$ 81.370
- Hyundai HB20 Sense 1.0 – R$ 82.290
- Chevrolet Onix 1.0 – R$ 84.390
Fonte: Motor 1