O diferencial é um componente do veículo que auxilia na realização de curvas, mas como ele faz isso?
É simples o diferencial fica no meio do eixo portanto vamos começar explicando a estrutura do eixo.
O eixo é composto de duas barras de rotação que são afixadas nas rodas e no diferencial cada uma de um lado.
Já o diferencial é composto por duas planetárias e dois satélites que nada mais são do que
engrenagens cônicas dispostas de uma forma bem característica vejamos a imagem abaixo:
1. Semi-eixo da roda esquerda ( barra 1 ).
2. Semi-eixo da roda direita ( barra 2 ).
3. Planetária Esquerda.
4. Planetária Direita.
5. Satélite 1.
6. Satélite 2.
7. Suporte para planetária 2.
8. Suporte para planetária 1.
9. Coroa.
10. Pinhão.
O diferencial serve para que uma roda consiga rodas em velocidade diferente da outro roda pertencente ao mesmo eixo.
Sendo assim o eixo não é mas inteiriço como o eixo traseiro. Isso lhe permite fazer curvas com muita segurança.
O Diferencial trabalha da seguinte forma a roda que está apresentando menos resistência recebe maior quantidade de torque, isso porque quando você realiza uma curva para a direita a roda direita deverá girar em velocidade inferior a esquerda para que o carro realize a curva sem o motorista perder o controle a roda esquerda por sua vez apresentará menor resistência do que a esquerda recebendo assim mais torque e ganhando assim velocidade superior a outra roda. Mas isto gera um problema pois nos carros off-road a roda que estaria atolada ou suspensa apresentaria menor resistência fazendo assim o diferencial despejar maior torque nesta roda jogando ao vento força no caso da roda suspensa ir e atolando ainda mais a roda atolada para corrigir este problema os fabricantes e as oficinas adicionam ao carro um componente muito interessante
o bloqueio do diferencial, o bloqueio pode ser feito de varias formas mais teoricamente fazem a mesma coisa que é anular o trabalho das planetárias e dos satélites.
Assim é igualado os torques entre os semi-eixos o que não é ainda o ideal mais é muito melhor do que com o diferencial atuando.
É possível encontrar modelos de blocantes como o ARB Air Locker, que funciona através de uma bomba pneumática e é acionado de dentro da cabine. Sua maior vantagem é que, quando desligado, funciona como diferencial normal. Seu acionamento, feito de dentro do carro, através de ar comprimido, desloca o acoplamento e estabele uma ligação entre a caixa das satélites e uma das planetárias, anulando o funcionamento do diferencial este modelo é o hoje utilizado pela Fiat na linha Locker.
Outro tipo de bloqueio é o Detroit Locker, cujo funcionamento se baseia em desengatar automáticamente o semi-eixo que estiver girando mais rápido que a coroa. Este modelo mantém o diferencial sempre bloqueado. Em uma curva, em piso com aderência plena, o sistema desacopla a roda externa transmitindo o torque para a roda interna. Pode-se ouvir um ‘claque’ vindo do diferencial, o que é normal.
Por último existe o diferencial de deslizamento limitado que, quando uma roda patina, bloqueia parcialmente o diferencial, algo em torno de 70%, transmitindo torque para a outra roda. Pode ser encontrado nas picapes Ford em alguns modelos importados. O uso constante provoca um desgaste acelerado e a porcentagem de bloqueio tende a diminuir. Com o tempo, o bloqueio perde sua função e pode quebrar dentro da caixa do diferencial provocando prejuízos maiores.
Fonte: VM Automobilistics