Briga pela liderança continua entre dois subcompactos e Citroën segura preço de seu hatch para ficar no pódio
Ainda estamos no segundo mês do ano, mas já temos reajustes de preços na Renault e de alguns modelos da Fiat. Não o suficiente para tirar as primeiras colocações da lista de carros mais baratos do Brasil em 2023, mas o bastante para mexer muito nas demais posições.
A boa é que o ranking se segura abaixo dos R$ 90 mil. Ainda é dominado por hatches, mas nesta lista de carros mais baratos do país em 2023 dois sedãs se destacam – embora nas últimas posições.
Importante ressaltar que consideramos sempre a versão mais barata dentro de cada carro e com base nos preços públicos sugeridos pelos fabricantes para todo o Brasil na segunda quinzena de fevereiro de 2023 – exceto os estados de São Paulo e Paraíba, além da Zona Franca de Manaus.
1. Renault Kwid, o carro mais barato do Brasil
- Preço: R$ 68.190
- Versão: Zen
- Motor: 1.0 12V
De janeiro para cá, o Renault Kwid ficou 2,4% mais caro (ou R$ 1.600) em sua versão de entrada, mas se mantém como o carro mais barato do Brasil em 2023. Na opção mais básica Zen, o Kwid mantém nível de equipamentos razoável para uma vida digna na cidade e o visual remodelado no início de 2022.
Controles de estabilidade, de tração e de subidas, quatro airbags, ar, direção elétrica, painel de instrumentos eletrônico e start/stop do motor são itens de série no carro mais barato do país. O motor é o 1.0 tricilíndrico, que também faz o Kwid ser o carro mais econômico do país.
2. Fiat Mobi
- Preço: R$ 68.990
- Versão: Like
- Motor: 1.0 8V
A Fiat segurou o preço do Mobi neste segundo mês, porém, ainda está mais caro que o Kwid. Desta forma, o carrinho da marca italiana mantém a vice-liderança no ranking de carros mais baratos do país em 2023.
A diferença do Mobi Like para o rival Kwid Zen, pelo menos, caiu para R$ 800 (chegou a quase R$ 2 mil). Só que o Fiat continua defasado em itens de segurança na comparação com o Renault.
Controles de estabilidade e assistente de partida em subidas só no kit opcional Pack Safety, que custa R$ 700 adicionais. O Mobi também só sai de fábrica com o airbag duplo frontal exigido por lei.
No mais, ar, vidros dianteiros (com função “um toque”) e travas elétricos, computador de bordo, direção hidráulica e o veterano motor 1.0 Fire de quatro cilindros, que foi recalibrado para se adequar às novas normas Proconve L7.
3. Citroën C3
- Preço: R$ 69.990
- Versão: Live
- Motor: 1.0 6V
Lançado em 2022, o novo C3 manteve o preço de sua opção mais básica para se manter no pódio dos carros mais baratos do Brasil em 2023. Para tal, se vale de uma lista de equipamentos enxuta e do motor 1.0 Firefly três-cilindros,de origem Fiat e com até 75 cv.
Com jeitão de SUV, o modelo tem boa altura do solo, airbags frontais e controles de estabilidade e tração obrigatórios (por lei), assistente à partida em rampas e monitoramento dos pneus.
Completam a lista os itens de conforto também “mais do mesmo”. Ar-condicionado, direção assistida, vidros dianteiros e travas elétricos. Só esqueça equipamentos como central multimídia e até mesmo ajustes de altura do volante e do banco do motorista, que aparecem apenas em configurações mais caras.
4. Fiat Argo
- Preço: R$ 78.590
- Versão: 1.0
- Motor: 1.0 6V
O Argo ainda figura abaixo dos R$ 80 mil: modelo da marca italiana figura bem entre os carros mais baratos do Brasil de 2023.
Sem sobrenome, a configuração de entrada do Argo usa o mesmo motor Firefly de 77/70 cv do C3. Em equipamentos, é bastante tímido. Ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos, chave tipo canivete com telecomando das portas e alarme.
O modelo não tem controle de estabilidade, de tração e de subidas de série. Pelo menos, a Fiat voltou a ofertar tais itens de segurança no Pack Safety, e com preço bastante honesto: R$ 490.
5. Volkswagen Polo
- Preço: R$ 79.990
- Versão: Track
- Motor: 1.0 12V
O Polo Track acabou de ser lançado e já se sentou na janelinha dos carros mais baratos do Brasil em 2023. A nova versão aliviada do hatch, que chegou para substituir “simplesmente” o Gol, ainda tem preço R$ 900 mais em conta do que o anunciado em dezembro.
A simplicidade no acabamento e nos equipamentos diferencia a Track dos demais integrantes da linha 2023 do Polo, remodelada no ano passado. Os faróis têm refletores simples, o parachoque é diferente e o acabamento interno deveras singelo.
Pelo menos, herdou do restante da gama os quatro airbags e os controles de estabilidade, tração e subidas – que não faziam parte da realidade do Gol. No mais, a “receita de bolo” inclui ar-condicionado, direção elétrica, vidros dianteiros e travas elétricos.
Fonte: Autopapo