O câmbio automático ainda não é o tipo de câmbio mais conhecido no Brasil. Apenas recentemente o câmbio automático deixou de ser um adicional de veículos de luxo e passou a ser quase tão comum quanto o câmbio manual.
Nem todos os motoristas se acostumaram com a novidade, portanto cometem erros, que danificam o veículo
Conheça os 5 erros comuns ao dirigir com câmbio automático, que vão desgastar o motor e fazer com que você tenha de ir ao mecânico muito antes do que imagina.
Segurar o veículo na ladeira com acelerador no carro com câmbio automático.
Isso já é ruim de ser feito nos veículos com câmbio manual, pois você acaba forçando a embreagem.
Se isso ocorrer com frequência o desgaste é cada vez maior até o ponto em que você vai precisar trocar a embreagem bem antes do que precisava.
Nos veículos automáticos, ao fazer isso você vai esquentar o óleo da transmissão e aumentar o consumo do combustível sem necessidade.
A recomendação é pressionar o freio em qualquer momento que você for parar o carro, seja em um semáforo ou parando o veículo em uma ladeira.
Portanto, ao fazer isso, você desacopla o conversor de torque e o motor fica livre, sem gastar combustível.
Selecionar P ou R com o carro em movimento.
Ao manobrar na pressa ou por falta de costume, o motorista acaba selecionando o P (de parar) ou o R (da ré) antes do veículo parar de se movimentar.
Isso é ruim, pois desgasta as engrenagens do sistema de transmissão automática.
Isso é ainda pior com câmbios automáticos mais antigos, em que as posições são acionadas mecanicamente.
Já os modelos mais recentes, que usam controles eletrônicos, impedem o acionamento da ré ou da posição de estacionamento com veículo ainda se movimentando.
Ou seja, esta é uma dificuldade que acabou sendo superada com a tecnologia.
Colocar o câmbio em neutro ao parar no semáforo.
Aqui temos um problema similar ao de tentar segurar o veículo no acelerador na ladeira.
Não é recomendável colocar o carro no N enquanto está parado no semáforo.
O correto é manter o câmbio na posição D e o pé do pedal no freio, já que assim você vai manter o sistema hidráulico pressurizado e os componentes lubrificados.
Acima de tudo, entenda que o N existe para que você possa mover o veículo com o motor desligado.
Fazer o carro com câmbio automático pegar “no tranco”.
O carro manual com a bateria arriada pode ser ligado fazendo ele “pegar no tranco”. Não se deve fazer isso com o veículo automático.
Assim como em outros casos, isso tem relação com fazer o veículo se movimentar sem que o motor esteja funcionando tende a danificar todo o sistema de engrenagens da transmissão automática.
Se isso for realmente indispensável, o recomendável é colocar o veículo em N e empurrá-lo até que alcance cerca de 20 km por hora.
Finalmente, você passa a marcha para D ou 2, o que deve fazer o motor ligar.
Dirigir o carro automático sem se preocupar com a manutenção do lubrificante.
Importante estar atento às especificações da lubrificação dos veículos de câmbio automático.
Existem veículos nos quais você não vai precisar trocar o óleo da transmissão, enquanto outros vão precisar desta manutenção. Essa informação geralmente está no manual do veículo, ou você pode ainda procurar esta informação na internet.
Deixando esses maus hábitos de lado, seu carro automático vai durar muito mais!
Fonte :Semi Novos