Com a alta dos preços e a crise atual muitas pessoas estão em busca de veículos mais econômicos tanto no consumo quanto nas manutenções. Como são muitas as opções disponíveis no mercado, é preciso por na ponta do lápis não só o preço do carro, mas o que ele oferece, o quanto consome e o que cobra no pós-venda.
10 carros para rodar com baixo custo
Tentamos fazer uma equação com todos esses aspectos para elaborar uma lista com 10 modelos, entre hatches, sedãs e até um monovolume. Como dito, não nos baseamos apenas no preço sugerido do carro, mas em um conjunto de fatores, entre eles:
Consumo: com medições aferidas pelo Inmetro para o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), em médias em ciclos urbano – representadas pelo “C”, de cidade – e rodoviário (“E”, de estrada).
Revisões: somamos as três primeiras revisões obrigatórias com preço fixo – 10 mil km, 20 mil km e 30 mil km. Os valores foram fornecidos pelos fabricantes. * a VW não prevê “itens adicionais” nas revisões dos seus carros, então tivemos que incluir o fluido do freio (a cada 20.000 km) e os filtros de ar (elemento e cabine).
Porta-malas: volume em litros. Item importante para motoristas de aplicativo, uma vez que há passageiros com bagagens e muitos recorrem à instalação de kits GNV.
Carga útil: a capacidade de carga que o veículo pode levar sem sobrecarregar os componentes e prejudicar o consumo. Deve-se considerar o peso dos passageiros mais bagagens.
10. Volkswagen Virtus 1.6 AT
- Preço: R$ 92.390
- Motor: 1.6 16V de 117/110 cv
- Câmbio: automático de seis marchas
- Consumo etanol: 7,8 (C) e 9,8 (E)
- Consumo gasolina: 10,8 (C) e 13,8 (E)
- Revisões: R$ 2.515,98*
- Porta-malas: 521 litros
- Carga útil: 428 kg
O sedã abre a nossa lista de carros econômicos para rodar com o Uber pelo conjunto da obra. Apesar de bem mais caro, é bem mais espaçoso e equipado que o Voyage, além de ter o maior porta-malas da sua categoria e oferecer um comportamento dinâmico quase único no segmento. Elencamos a versão 1.6, que, apesar de beber um pouco mais que as versões com o 1.0 TSI, ainda tem preço próximo aos R$ 90 mil.
9. Fiat Argo Drive 1.0
- Preço: R$ 71.190
- Motor: 1.0 6V de 77/72 cv
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Consumo etanol: 9,3 (C) e 10,0 (E)
- Consumo gasolina: 13,2 (C) e 14,2 (E)
- Revisões: R$ 1.288
- Porta-malas: 300 litros
- Carga útil: 400 kg
O hatch da Fiat se destaca especialmente pelo custo/benefício. Além de promoções agressivas no varejo, onde é possível encontrar a versão Drive 1.0 por preços abaixo dos R$ 70 mil, o Argo oferece rodar confortável, espaço razoável, custo baixo nas três primeiras revisões e bom nível de consumo. O motor três-cilindros é competente para a cidade, assim como o nível de equipamentos proporciona o suficiente para se sobreviver na selva urbana.
8. Chevrolet Joy Plus
- Preço: R$ 66.150
- Motor: 1.0 8V de 80/78 cv
- Câmbio: manual de seis marchas
- Consumo etanol: 8,7 (C) e 10,6 (E)
- Consumo gasolina: 12,8 (C) e 15,3 (E)
- Revisões: R$ 1.912
- Porta-malas: 500 litros
- Carga útil: 375 kg
O velho Prisma sobrevive em versão única para ser um dos carros econômicos para rodar com o Uber. Primeiro pelo preço sugerido – é encontrado nas revendas por R$ 65 mil. Segundo pelo conjunto mecânico robusto e que não chega a ser beberrão, apesar do rodar áspero e por se tratar de um motor bastante datado. A seu favor, ainda, o bom porta-malas. Verdade que o Onix Plus tem consumo melhor e custo de revisões mais em conta, mas está em falta e é mais caro.
7. Nissan V-Drive 1.6 MT
- Preço: R$ 68.490
- Motor: 1.6 16V de 111 cv
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Consumo etanol: 8,4 (C) e 10,0 (E)
- Consumo gasolina: 10,0 (C) e 14,4 (E)
- Revisões: R$ 1.348
- Porta-malas: 460 litros
- Carga útil: 458 kg
A velha geração do Versa é uma ótima combinação de carro para Uber. Tem bom espaço para os passageiros, porta-malas com boa capacidade e um dos menores custos de revisões do segmento – ainda mais se for somar as manutenções até os 60 mil km. O desempenho é bastante competente, especialmente na cidade, e o consumo não prega sustos.
6. Toyota Yaris XL Live
- Preço: R$ 82.090
- Motor: 1.3 16V de 101/94 cv
- Câmbio: automático CVT de sete marchas simuladas
- Consumo etanol: 9,0 (C) e 9,9 (E)
- Consumo gasolina: 13,1 (C) e 14,2 (E)
- Revisões: R$ 1.709,39
- Porta-malas: 310 litros
- Carga útil: 425 kg
O hatch da marca japonesa é caro, sabemos disso, mas é um Toyota, né? Carrega aquela reputação de carrio que não quebra e tem custo de manutenção regular. Além disso, tem desempenho confortável, garantido pelo bom acerto do câmbio CVT com sete marchas virtuais. É razoavelmente equipado nesta versão de entrada e sempre é bom lembrar que modelo da marca é valorizado na revenda e não costuma pegar pó no pátio.
5. Hyundai HB20S Evolution Bluelink
- Preço: R$ 73.290
- Motor: 1.0 12V de 80/75 cv
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Consumo etanol: 9,5 (C) e 10,6 (E)
- Consumo gasolina: 12,8 (C) e 14,7 (E)
- Revisões: R$ 1.314,58
- Porta-malas: 475 litros
- Carga útil: 400 kg
O sedã compacto da marca sul-coreana é um dos carros econômicos para rodar com Uber em vários aspectos. A começar pelos cinco anos de garantia e a baixa manutenção – mais em conta em alguns reais que, no total das três primeiras revisões, o Nissan V-Drive – e pelo eficiente consumo do motor tricilíndrico, principalmente com gasolina. Além disso, o desempenho deste 1.0 surpreende, com boa força nas arrancadas, e a configuração tem ótima lista de equipamentos.
4. Honda Fit LX
- Preço: R$ 73.290
- Motor: 1.5 16V de 116/115 cv
- Câmbio: automático CVT de sete marchas simuladas
- Consumo etanol: 8,3 (C) e 9,9 (E)
- Consumo gasolina: 12,3 (C) e 14,1 (E)
- Revisões: R$ 1.575,53
- Porta-malas: 363 litros
- Carga útil: 421 kg
Outro japa que não desce do salto, mas é queridinho por quem tem. Fundamentalmente pelo bom aproveitamento do espaço na cabine, que acomoda com conforto até cinco ocupantes. Tem também a reputação de carro que não dá dor de cabeça ao dono. O motor 1.5 oferece o que se espera de um Honda: eficiência com gasosa e rodar suave. Vai sair de linha em breve, sem sucessor direto, mesmo assim é um carro que dificilmente terá desvalorização acentuada.
3. Caoa Chery Arrizo 5
- Preço: R$ 90.490
- Motor: 1.5 16V turbo de 150/147 cv
- Câmbio: automático CVT de nove marchas simuladas
- Consumo etanol: 7,6 (C) e 9,6 (E)
- Consumo gasolina: 11,0 (C) e 12,9 (E)
- Revisões: R$ 1.704,39
- Porta-malas: 430 litros
- Carga útil: 391 kg
Apesar de custar mais de R$ 90 mil, o sedã feito pela marca sino-brasileira se destaca especialmente pela boa lista de itens de série e por trazer motor turbo, com uma caixa CVT que melhorou muito seu desempenho e conforto. Além disso, oferece bom espaço interno. O custo de manutenção é apenas regular, mas tem, entre os diferenciais, os cinco anos de garantia.
2. Volkswagen Fox Connect
- Preço: R$ 61.690
- Motor: 1.6 8V de 104/101 cv
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Consumo etanol: 7,8 (C) e 9,7 (E)
- Consumo gasolina: 11,6 (C) e 13,9 (E)
- Revisões: R$ 2.386,25*
- Porta-malas: 270 litros
- Carga útil: 400 kg
Muita gente se pergunta como o Fox pode ainda ser produzido. A resposta está no preço do hatch, um dos poucos com motor 1.6 a custar próximo aos R$ 60 mil. Isso com um nível de equipamentos regular perante rivais na mesma faixa de preço, e o sempre robusto conjunto mecânico com motor 1.6 e câmbio manual de cinco marchas que, a propósito, consegue ser mais eficiente que muito três-cilindros e turbinado por aí… Só lembre que vai sair de linha, as revisões são caras e que o banco traseiro leva com conforto apenas duas pessoas.
1. Fiat Grand Siena 1.4
- Preço: R$ 67.490
- Motor: 1.4 8V de 88/85 cv
- Câmbio: manual de cinco marchas
- Consumo etanol: 7,7 (C) e 9,4 (E)
- Consumo gasolina: 11,1 (C) e 13,5 (E)
- Revisões: R$ 1.568
- Porta-malas: 520 litros
- Carga útil: 400 kg
Outro veterano prestes a se aposentar, mas que é um daqueles carros econômicos para rodar com o Uber. Isso porque o motor 1.4 cobra pouco pela manutenção e é fácil de mexer.O exemplar da montadora italiana ainda se vale de um generoso porta-malas com 520 litros e espaço na cabine superior à boa parte dos sedãs compactos dentro desta faixa de valor. É outro carro bastante desejado no mercado se seminovos, com ótima liquidez.
Fonte: Autopapo